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Sentimento do investidor e gerenciamento de resultados no Brasil

RESUMO

A pesquisa analisa se existe associação temporal entre o sentimento do investidor e o gerenciamento de resultados no Brasil. Vários estudos investigaram os determinantes do gerenciamento de resultados, fatores externos ou internos das empresas e normativos, mas poucos consideraram fatores pessoais, tal como o sentimento dos investidores no Brasil. Com esta investigação, restou patente, pelos achados, que a qualidade dos accruals é afetada pelo sentimento do investidor. Para os participantes do mercado de capitais brasileiro, esta pesquisa reforça a necessidade da análise mais criteriosa dos resultados reportados pelas empresas, uma vez que os gestores, em resposta ao sentimento do investidor, podem gerenciar resultados para inflar o lucro contábil mediante accruals e influenciar a capacidade de o mercado precificar corretamente as ações. Evidencia-se que, muito mais do que decisões financeiras, as escolhas contábeis estão sujeitas aos sentimentos dos investidores. Deve-se considerar o efeito do sentimento dos investidores entre os determinantes de um futuro gerenciamento de resultados. Utilizou-se amostra composta por empresas brasileiras não financeiras que negociaram ações na Brasil, Bolsa e Balcão (B3) de 2010 a 2016. O índice de sentimento do investidor foi apurado conforme a metodologia de Baker e Wurgler (2007). Para gerenciamento de resultados, utilizaram-se os modelos de Kang e Sivaramakrishnan (1995), Kothari, Leone e Wasley (2005) e Dechow, Hutton, Kim e Sloan (2012). As estimativas foram feitas por meio de regressões para dados em painel pooled, efeito fixo e dinâmico com o GMM system estimator (generalized method of moments). Os accruals discricionários estão positivamente associados com o sentimento do investidor no mercado de capitais brasileiro, semelhante a mercados com maior eficiência informacional e inobstante o sistema code-law. Analisando separadamente os períodos de baixo e alto sentimento, os achados sugerem que os gestores aumentam os accruals após alto sentimento e os reduzem depois de baixo sentimento.

Palavras-chave:
finanças comportamentais; sentimento do investidor; gerenciamento de resultados; accruals discricionários; decisões operacionais

ABSTRACT

This research analyzes whether there is a temporal association between investor sentiment and earnings management in Brazil. Several studies have investigated the determinants of earnings management, such as factors inside or external to companies and regulatory requirements, but few have considered personal factors, such as investor sentiment in Brazil. With this investigation, it was apparent from the findings that accruals quality is affected by investor sentiment. For participants in the Brazilian capital market, this research reinforces the need for a more careful analysis of the results reported by companies, since managers, in response to investor sentiment, may manage earnings to inflate accounting profit through accruals and influence the market’s ability to price shares correctly. It is evident that accounting choices are much more than just financial decisions and are subject to investor sentiments. The effect of investor sentiment should be considered among the determinants of future earnings management. A sample of non-financial Brazilian companies that traded shares on the Brasil, Bolsa, Balcão (B3) exchange from 2010 to 2016 was used. The investor sentiment index was calculated according to the methodology of Baker and Wurgler (2007). For earnings management, the models of Kang and Sivaramakrishnan (1995), Kothari, Leone, and Wasley (2005), and Dechow, Hutton, Kim, and Sloan (2012) were used. The estimates were carried out through regressions for pooled panel data, fixed, and dynamic effects using the system generalized method of moments (GMM) estimator. Discretionary accruals are positively associated with investor sentiment in the Brazilian capital market, in a similar way to markets with greater informational efficiency and notwithstanding the code-law system. Analyzing low and high sentiment periods separately, the findings suggest that managers increase accruals after high sentiment and reduce them after low sentiment.

Keywords:
behavioral finance; investor sentiment; earnings management; discretionary accruals; operational decisions

1. INTRODUÇÃO

O sentimento do investidor pode ser definido como a crença pessoal daquele que investe sobre os fluxos de caixa futuros, em investimentos de risco, que não é justificada por fatos conhecidos (Baker & Wurgler, 2007Baker, M., Ruback, R., & Wurgler, J. (2007). Behavioral corporate finance. In Handbook of Empirical Corporate Finance (pp. 145-187). Amsterdam: Elsevier.). A literatura também o define como o otimismo ou o pessimismo sobre as ações em geral, e tem sido considerado um fenômeno que impacta as expectativas de desempenho futuro das empresas (Bergman & Roychowdhury, 2008Bergman, N., & Roychowdhury, S. (2008). Investor sentiment and corporate disclosure. Journal of Accounting Research, 46(5), 1057-1083.). O sentimento do investidor varia devido às heurísticas, vieses cognitivos e emocionais associados ao processamento de informações, sendo que esses fatores psicológicos tendem a variar ao longo do tempo por razões exógenas, conduzindo aos diferentes apetites especulativos de negociadores (Baker & Wurgler, 2006Baker, M., & Wurgler, J. (2006). Investor sentiment and the cross-section of stock returns. The Journal of Finance, 61(4), 1645-1680.; Barberis, Shleifer & Vishny, 1998Barberis, N., Shleifer, A., & Vishny, R. (1998). A model of investor sentiment. Journal of Financial Economics, 49(3), 307-343.; Bergman & Roychowdhury, 2008Bergman, N., & Roychowdhury, S. (2008). Investor sentiment and corporate disclosure. Journal of Accounting Research, 46(5), 1057-1083.; Daniel, Hirshleifer & Subrahmanyam, 1998Daniel, K., Hirshleifer, D., & Subrahmanyam, A. (1998). Investor psychology and security market under- and overreactions. The Journal of Finance, 53(6), 1839-1885.; De Long, Shleifer, Summers & Waldmann, 1990De Long, J., Shleifer, A., Summers, L., & Waldmann, R. (1990). Noise trader risk in financial markets. Journal of Political Economy, 98(4), 703-738.; Simpson, 2013Simpson, A. (2013). Does investor sentiment affect earnings management? Journal of Business Finance & Accounting, 40(7), 869-900.).

A literatura tem documentado diversas evidências empíricas sobre a influência do sentimento do investidor em decisões financeiras corporativas (Baker, Ruback & Wurgler, 2007Baker, M., Ruback, R., & Wurgler, J. (2007). Behavioral corporate finance. In Handbook of Empirical Corporate Finance (pp. 145-187). Amsterdam: Elsevier.; Gilchrist, Himmelberg & Huberman, 2005Gilchrist, S., Himmelberg, C., & Huberman, G. (2005). Do stock price bubbles influence corporate investment? Journal of Monetary Economics, 52(4), 805-827. ; Miranda, 2018Miranda, K. F., Machado, M. A. V., & Macedo, L. A. F. (2018). Investor sentiment and earnings management: Does analysts’ monitoring matter? RAM. Revista de Administração Mackenzie, 19(4), eRAMF180104. ; Polk & Sapienza, 2009Polk, C., & Sapienza, P. (2009). The stock market and corporate investment: A test of catering theory. The Review of Financial Studies, 22(1), 187-217.), na formação de expectativas de lucros contábeis excessivamente otimistas ou pessimistas por parte de analistas e investidores (Bergman & Roychowdhury, 2008Bergman, N., & Roychowdhury, S. (2008). Investor sentiment and corporate disclosure. Journal of Accounting Research, 46(5), 1057-1083.) e como as previsões de resultados contábeis afetam a relação entre sentimento do investidor e os retornos das ações (Hribar & McInnis, 2012Hribar, P., & Mcinnis, J. (2012). Investor sentiment and analysts’ earnings forecast errors. Journal of Business Finance & Accounting, 58(2), 293-307.; Mian & Sankaraguruswamy, 2012Mian, G., & Sankaraguruswamy, S. (2012). Investor sentiment and stock market response to earnings news. The Accounting Review, 87(4), 1357-1384.; Seybert & Yang, 2012Seybert, N., & Yang, H. (2012). The party’s over: The role of earnings guidance in resolving sentiment-driven overvaluation. Management Science, 58(2), 308-319.).

Esse último aspecto é particularmente importante porque procura analisar se o sentimento do investidor influencia a sensibilidade do preço das ações às previsões de lucros feitas por investidores e analistas, uma vez que há evidências de que os coeficientes de resposta ao lucro (earnings response coefficient - ERCs), proxy para sensibilidade do preço das ações às informações do lucro, é maior quando o sentimento é alto e menor quando é baixo, levando à associação positiva entre ERC e sentimento do investidor (Mian & Sankaraguruswamy 2012Mian, G., & Sankaraguruswamy, S. (2012). Investor sentiment and stock market response to earnings news. The Accounting Review, 87(4), 1357-1384.).

Segundo Sloan (1996Sloan, R. (1996). Do stock prices fully reflect information in accruals and cash flows about future earnings? The Accounting Review, 71(3), 289-315.), o preço das ações se comporta como se os investidores “fixassem” o lucro contábil, tratando da mesma forma suas diferentes propriedades e, consequentemente, falham na distinção das diferentes propriedades dos componentes accruals e fluxo de caixa que forma o lucro contábil. Segundo o autor, distinguir os efeitos desses componentes é importante porque as expectativas de lucros embutidas nos preços das ações não refletem completamente a persistência de lucros maiores que pode ser atribuída ao componente fluxo de caixa e a persistência de lucros menores que se pode atribuir ao componente accruals. Consequentemente, as empresas com níveis atuais relativamente altos (baixos) de accruals tendem a experimentar retornos anormais negativos (positivos) das ações que estão concentrados em torno de anúncios de lucros futuros. Isso significa que empresas com alto (baixo) nível de accruals tende a divulgar futuramente lucros menores (maiores). Esse comportamento faz com que os accruals sejam supervalorizados, uma vez que muitos estudos têm documentado a associação contemporânea positiva entre retorno das ações e lucros contábeis.

Esse fenômeno pode estar associado à crença dos gestores de que o lucro contábil contemporâneo é mais importante que o fluxo de caixa. Um levantamento feito por Graham, Harvey e Rajgopal (2005Graham, J., Harvey, C., & Rajgopal, S. (2005). The economic implications of corporate financial reporting. Journal of Accounting and Economics, 40(1-3), 3-73.) mostrou que muitos executivos financeiros enxergam o lucro contábil como a principal métrica a ser divulgada para o público externo. De acordo com esta pesquisa, 59% dos entrevistados afirmaram que poderiam evitar dar início a projetos com valor presente líquido (VPL) positivo se isso significasse não atingir o consenso dos analistas sobre o lucro contábil trimestral corrente. A pesquisa revelou, ainda, que os executivos acreditam que superar o consenso dos analistas sobre o lucro contábil de curto prazo constrói credibilidade com o mercado e ajuda a manter ou aumentar o preço das ações da sua empresa.

Em contrapartida, Ali e Gurun (2009Ali, A., & Gurun, U. (2009). Investor sentiment, accruals anomaly, and accruals management. Journal of Accounting, Auditing and Finance, 24(3), 415-431.) argumentam que, em períodos de altos sentimentos, os investidores tendem a ser mais ativos e prestam menos atenção aos diferentes componentes do lucro contábil, levando à má precificação dos accruals. Então, os gestores têm a propensão de inflar os accruals para explorar sua maior valorização em períodos de alto sentimento, mesmo que essa sobrevalorização seja temporária, tendo sua reversão a posteriori. Ainda segundo os autores, a sobrevalorização temporária dos accruals pode ter impacto favorável sobre a remuneração dos administradores no caso da existência de contratos de incentivos atrelados a opções de ações ou a recebimento de bônus em ações.

Ali e Gurun (2009Ali, A., & Gurun, U. (2009). Investor sentiment, accruals anomaly, and accruals management. Journal of Accounting, Auditing and Finance, 24(3), 415-431.) examinaram empiricamente o efeito do sentimento do investidor na anomalia dos accruals e documentaram que estes ficam supervalorizados em períodos de alto sentimento em comparação com períodos de baixo sentimento. Simpson (2013Simpson, A. (2013). Does investor sentiment affect earnings management? Journal of Business Finance & Accounting, 40(7), 869-900.) também encontrou evidências sugerindo que as empresas utilizam os accruals discricionários para reportar lucros contábeis inflados em períodos de otimismo no sentimento dos investidores, mas divulgam resultados mais conservadores durante períodos de predomínio de sentimento pessimista, além de documentar a associação positiva entre o gerenciamento de resultados (para evitar reportar surpresas negativas) e o sentimento do investidor.

Em conjunto, os achados de Ali e Gurun (2009Ali, A., & Gurun, U. (2009). Investor sentiment, accruals anomaly, and accruals management. Journal of Accounting, Auditing and Finance, 24(3), 415-431.) e Simpson (2013Simpson, A. (2013). Does investor sentiment affect earnings management? Journal of Business Finance & Accounting, 40(7), 869-900.) sugerem que o sentimento do investidor pode impor viés às estimativas de resultados contábeis feitas pelas próprias empresas, gerando incentivos para o gerenciamento de resultados por accruals. Entretanto, em função da relevância desse tema para o mercado de capitais e a agenda de pesquisa em contabilidade, ainda são necessários mais estudos que documentem novas evidências da relação entre sentimento dos investidores e gerenciamento de resultados.

Alguns estudos já trataram desse assunto no Brasil, mas com resultados divergentes e inconclusivos. Por exemplo, Macedo, Pinheiro e Machado (2017Macedo, L., Pinheiro, R., & Machado, M. (2017). Efeito do sentimento do investidor sobre gerenciamento de resultado. In Anais do 3º Congresso UnB de Contabilidade e Governança(p. 1-20). Brasília, DF.), num estudo preliminar, analisaram um grupo de 60 empresas brasileiras entre 2011 e 2014 e não encontraram evidências da relação entre sentimento e gerenciamento por accruals. Miranda (2018Miranda, K. F., Machado, M. A. V., & Macedo, L. A. F. (2018). Investor sentiment and earnings management: Does analysts’ monitoring matter? RAM. Revista de Administração Mackenzie, 19(4), eRAMF180104. ), fundamentado na teoria de catering, investigou se as empresas gerenciam resultados aproveitando períodos de alta no sentimento em prol de investidores de curto prazo e não encontrou evidência direta dessa ocorrência, mas documentou: (i) o aumento do nível de accruals discricionários em função do sentimento quando empresas com curto horizonte de investimento têm crescimento de receitas; e (ii) que, ao se avaliar o efeito isolado do crescimento das receitas, houve inibição no nível de gerenciamento de resultado. Finalmente, Miranda, Machado e Macedo (2018Miranda, K. F., Machado, M. A. V., & Macedo, L. A. F. (2018). Investor sentiment and earnings management: Does analysts’ monitoring matter? RAM. Revista de Administração Mackenzie, 19(4), eRAMF180104. ) analisaram se o monitoramento realizado pelos analistas afeta a relação entre as acumulações discricionárias (accruals) e o sentimento do investidor no mercado acionário brasileiro e encontraram associação negativa entre sentimento e gerenciamento.

Portanto, a partir das evidências disponíveis, ainda não está claro se a relação entre sentimento do investidor e gerenciamento de resultados por accruals existe no mercado brasileiro. Esse cenário reforça a necessidade de novos estudos que tratem dessa questão no Brasil.

Considerando esse contexto, esta pesquisa investiga o seguinte problema: qual a relação entre sentimento dos investidores e gerenciamento de resultados por accruals em empresas de capital aberto listadas no Brasil? Com isso, o trabalho tem como objetivo principal investigar a associação temporal entre o sentimento dos investidores e os accruals discricionários em empresas de capital aberto listadas no Brasil. Isto é, almeja-se identificar se o sentimento do investidor em determinado período está associado à prática de gerenciamento de resultados contábeis por accruals no período subsequente.

Para tanto, adaptou-se o modelo de regressão desenvolvido em Simpson (2013Simpson, A. (2013). Does investor sentiment affect earnings management? Journal of Business Finance & Accounting, 40(7), 869-900.), onde as proxies do gerenciamento de resultados são associadas com o índice de sentimento do mercado juntamente com uma variedade de variáveis de controle. Além disso, utilizou-se a metodologia proposta por Baker e Wurgler (2007Baker, M., Ruback, R., & Wurgler, J. (2007). Behavioral corporate finance. In Handbook of Empirical Corporate Finance (pp. 145-187). Amsterdam: Elsevier.) na construção de um índice de sentimento do investidor para o mercado acionário brasileiro.

Por se tratar de um país com sistema code-low (La Porta, Silanes, Shleifer & Vishny, 1998La Porta, R., Silanes, F., Shleifer, A., & Vishny, R. (1998). Law and finance. Journal of Political Economy, 106(6), 1113-1155.), é oportuno estudar o caso brasileiro, pois, nesse ambiente, no qual o mercado de capitais é menos desenvolvido e a proteção legal aos investidores é mais fraca, o gerenciamento de resultados contábeis tende a ser mais acentuado (Lang, Ready & Yetman, 2003Lang, M., Ready, J. S., & Yetman, M. H. (2003). How representative are firms that are cross-listed in the United States? An analysis of accounting quality. Journal of Accounting Research, 41(2).; Leuz, Nanda & Wysocki, 2003Leuz, C., Nanda, D., & Wysocki, P. D. (2003). Earnings management and investor protection: An international comparison. Journal of Financial Economics, 69(3), 505-527.).

Além disso, uma vez que fatores associados às características específicas dos países podem afetar a forma como as empresas decidem suas políticas contábeis de divulgação financeiras, estudar o caso brasileiro permite a análise de companhias que operam no mesmo contexto institucional, político e socioeconômico, garantindo melhor comparabilidade das informações contábeis, além de permitir controlar, de forma mais precisa, fatores específicos ao nível das empresas, garantindo estimativas mais precisas da relação que se busca identificar.

Pelo exposto, e considerando que há evidência sugerindo que as empresas ajustam estrategicamente suas políticas de divulgação financeira em resposta ao humor do investidor, é esperado que no mercado de capitais brasileiro seja observada a associação temporal positiva entre o índice de sentimento do investidor e o gerenciamento de resultados por accruals.

De modo geral, os resultados documentados neste estudo são consistentes e robustos com essa predição. A partir da análise de dados em painel pooled com efeito fixo e dinâmico, utilizando três modelos para cálculo dos accruals discricionários, documentaram-se evidências sugerindo que o gerenciamento de resultados por accruals discricionários está positiva e temporalmente associado ao nível do sentimento do investidor.

Entretanto, teste adicionais revelaram que, quando se analisa separadamente períodos de índice negativo de sentimento (proxy para baixo sentimento) e períodos de índices positivos de sentimento (proxy para alto sentimento), essa associação é negativa em períodos de baixo sentimento e positiva em períodos de alto sentimento. Além disso, a média dos accruals discricionários é negativa e positiva, respectivamente. Esses achados sugerem que os gestores utilizam oportunisticamente accruals discricionários para reportar lucros coerentes com o sentimento do investidor em períodos de alto sentimento e aumentar o lucro em períodos de baixo sentimento.

O desenvolvimento desta pesquisa contribui das seguintes formas: amplia a literatura empírica e ajuda na compreensão do gerenciamento de resultados e seus determinantes ao fornecer evidências adicionais da relação entre o índice de sentimento do investidor e os accruals discricionários em empresas de capital aberto listadas no Brasil; em relação aos estudos anteriores, promove a melhoria metodológica nas estimativas realizadas ao incluir uma medida agregada do gerenciamento de resultados por decisões operacionais, conforme proposto por Roychowdhury (2006Roychowdhury, S. (2006). Earnings management through real activities manipulation. Journal of Accounting & Economics, 42(3), 335-370.). Esse controle é importante, dado que, segundo Zang (2012Zang, A. (2012). Evidence on the trade-off between real activities manipulation and accrual-based earnings management. The Accounting Review, 87(2), 675-703.), os gestores usam a manipulação de atividades reais e o accruals como substitutos, ajustando o nível de gerenciamento de resultados com base nos accruals e de acordo com o nível de manipulação de atividades reais.

Ao documentar que o humor dos investidores pode influenciar a maneira como as empresas reportam seus resultados, os achados desta pesquisa têm relevância para os participantes do mercado de capitais brasileiro (analistas, investidores e reguladores) porque reforça a necessidade da análise mais criteriosa do resultado contábil reportado pelas empresas, uma vez que os gestores, em resposta ao sentimento do investidor, podem utilizar oportunisticamente os accruals para ajustar o lucro contábil, induzindo os investidores a uma reação exagerada aos accruals e a uma consequente sobrevalorização injustificada do preço das ações. Além disso, o presente estudo sinaliza para os pesquisadores contábeis a necessidade de se incluir o índice de sentimento dos investidores nos estudos sobre gerenciamento de resultados e seus determinantes.

Além da introdução, o restante do trabalho está estruturado da seguinte forma: a segunda seção apresenta a literatura revisada e utilizada para fundamentar a hipótese de pesquisa. A terceira seção descreve os procedimentos metodológicos utilizados. A quarta seção é dedicada à apresentação e à análise de resultados. O trabalho se encerra com as considerações finais.

2. REVISÃO DA LITERATURA E DESENVOLVIMENTO DA HIPÓTESE

Existem evidências de que os noise traders não seguem o conselho dos analistas de mercado para decisões de investimento, agindo irracionalmente, pois confundem o ruído como se fosse informação, o que traz ineficiência aos mercados financeiros, mas também impede que os investidores racionais possam lucrar de forma exorbitante com a ineficiência. Além disso, o ruído impede o conhecimento do retorno esperado de uma ação ou carteira de investimentos (Black, 1986Black, F. (1986). Noise. The Journal of Finance, 41(3), 529-543.; De Long et al., 1990De Long, J., Shleifer, A., Summers, L., & Waldmann, R. (1990). Noise trader risk in financial markets. Journal of Political Economy, 98(4), 703-738.).

A imprevisibilidade das crenças dos negociadores de ruído cria um ambiente de riscos desproporcionais no preço dos ativos, permitindo que consigam retornos esperados mais altos do que os investidores racionais, perfazendo um cenário no qual existe uma série de anomalias (De Long et al., 1990De Long, J., Shleifer, A., Summers, L., & Waldmann, R. (1990). Noise trader risk in financial markets. Journal of Political Economy, 98(4), 703-738.).

Diferentemente dos noise traders, os investidores racionais têm características conhecidas, como aversão à perda, que limitam sua vontade de assumir posições mais arriscadas e, consequentemente, retornos maiores. Sendo assim, a aversão ao risco pode, por si só, limitar gravemente a arbitragem dos investidores racionais (De Long et al., 1990De Long, J., Shleifer, A., Summers, L., & Waldmann, R. (1990). Noise trader risk in financial markets. Journal of Political Economy, 98(4), 703-738.).

Dessa forma, enquanto os investidores racionais formam suas expectativas sobre os retornos de ativos de maneira racional, os negociadores de ruído são conduzidos por suas crenças (ou sentimento), causando uma volatilidade excessiva nos preços dos ativos. Em geral, o sentimento do investidor pode ser definido como uma crença sobre os fluxos de caixa futuros e riscos de investimento que não são justificados pelos fatos evidentes (Baker & Wurgler, 2007Baker, M., Ruback, R., & Wurgler, J. (2007). Behavioral corporate finance. In Handbook of Empirical Corporate Finance (pp. 145-187). Amsterdam: Elsevier.; De Long et al., 1990De Long, J., Shleifer, A., Summers, L., & Waldmann, R. (1990). Noise trader risk in financial markets. Journal of Political Economy, 98(4), 703-738.).

Apesar de não ter sido o primeiro trabalho a explorar o papel do sentimento dos investidores no mercado de ações, Brown e Cliff (2004Brown, G., & Cliff, M. (2004). Investor sentiment and the near-term stock market. Journal of Empirical Finance, 11(1), 1-27.) desenvolveram o estudo mais abrangente até então. Expandindo as medidas de sentimento do investidor utilizadas em trabalhos anteriores, abordaram mais amplamente (pelo menos, até aquele momento), utilizando medidas diretas criadas a partir do levantamento de dados sobre sentimentos e um conjunto de proxies como medidas indiretas do sentimento, examinando estatisticamente a relação causal entre as variáveis e investigando a relação entre sentimentos e retornos subsequentes do mercado de capitais.

De acordo com Baker e Wurgler (2006Baker, M., & Wurgler, J. (2006). Investor sentiment and the cross-section of stock returns. The Journal of Finance, 61(4), 1645-1680.), as ações de empresas com determinadas características (novas, menores, mais voláteis, não lucrativas, sem dividendos, em dificuldade, com extremo potencial de crescimento ou características análogas) mais sensíveis à demanda especulativa, aquelas com avaliações mais subjetivas, tendem a ser mais arriscadas e mais onerosas para a arbitragem e, por isso, são provavelmente mais afetadas por mudanças no sentimento do investidor.

A literatura nacional acerca do sentimento do investidor ainda é muito incipiente. Porém, é mister mencionar a tese de doutorado de Yoshinaga, em 2009Yoshinaga, C. (2009). A relação entre índice de sentimento de mercado e as taxas de retorno das ações: uma análise com dados em painel (Doctoral Dissertation). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo., que proporcionou evidências com dados brasileiros de um modelo de apreçamento baseado em um índice de sentimento construído a partir de medidas indiretas. Tendo como objeto de pesquisa a investigação empírica da existência de uma relação entre o sentimento do investidor e a taxa de retorno esperada dos ativos financeiros negociados na Bovespa, os resultados de Yoshinaga (2009Yoshinaga, C. (2009). A relação entre índice de sentimento de mercado e as taxas de retorno das ações: uma análise com dados em painel (Doctoral Dissertation). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo.) sugerem que o sentimento do investidor é fator relevante no apreçamento das ações no mercado brasileiro.

Estudos anteriores têm indicado que as empresas ajustam estrategicamente suas políticas de divulgação financeira em resposta ao sentimento do investidor, podendo formar expectativas de lucros excessivamente otimistas ou pessimistas (Bergman & Roychowdhury, 2008Bergman, N., & Roychowdhury, S. (2008). Investor sentiment and corporate disclosure. Journal of Accounting Research, 46(5), 1057-1083.; Hribar & McInnis, 2012Hribar, P., & Mcinnis, J. (2012). Investor sentiment and analysts’ earnings forecast errors. Journal of Business Finance & Accounting, 58(2), 293-307.; Mian & Sankaraguruswamy, 2012Mian, G., & Sankaraguruswamy, S. (2012). Investor sentiment and stock market response to earnings news. The Accounting Review, 87(4), 1357-1384.). Esse fenômeno pode induzir os gestores ao gerenciamento de resultados para fazer com que as previsões sobre o desempenho econômico das empresas se ajustem ou influenciem as expectativas dos investidores e analistas.

Nessa direção, Hurwitz (2017Hurwitz, H. (2017). Investor sentiment and management earnings forecast bias. Journal of Business Finance & Accounting, 45(1-2), 166-183.) investigou a associação entre o sentimento do investidor e o viés comportamental nas previsões de resultados contábeis anuais feitas pelos gestores e encontrou evidências de que o otimismo das previsões aumenta com o sentimento do investidor e que as estimativas de resultados anuais são mais pessimistas durante períodos de baixo sentimento.

Nessa linha de pesquisa, outros trabalhos nacionais estão sendo desenvolvidos. Por exemplo, os resultados encontrados por Silva (2010Silva, F. (2010). Índice de sentimento do mercado acionário no Brasil e taxas de retorno das ações em períodos subsequentes: um estudo empírico (Master’s Thesis). Escola de Negócios, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.) sugerem que a precificação das ações é efetivamente afetada pelo sentimento do mercado e que os índices de sentimento do investidor utilizados na sua pesquisa foram capazes de prever efeitos mais acentuados sobre ativos com maior risco anualizado e menor valor de mercado.

Alguns resultados da literatura do sentimento do investidor também revelam que quando o sentimento está alto, os investidores estão mais propensos a especular e por isso atribuem avaliações excessivamente otimistas aos fluxos de caixa esperados associados a ativos arriscados, seja pela superestimação do tamanho dos fluxos de caixa, seja pela subestimação do risco. Da mesma forma, quando o sentimento está baixo, os investidores atribuem avaliações excessivamente pessimistas aos fluxos de caixa esperados e subvalorizam as ações (Mian & Sankaraguruswamy, 2012Mian, G., & Sankaraguruswamy, S. (2012). Investor sentiment and stock market response to earnings news. The Accounting Review, 87(4), 1357-1384.).

Essa variação do sentimento do investidor conduz para a formação de um mercado de capitais com características especulativas para os investidores, mas também de características oportunísticas para os gestores por perceberem que o otimismo gerado pelo alto sentimento do investidor fornece condições propícias para o engajamento do gerenciamento de resultados por accruals discricionários, que decorrem do exercício do poder discricionário dos gestores sobre os números contábeis, dentro dos limites da norma contábil, a fim de influenciar as percepções sobre os fatos econômicos subjacentes refletidos nas medidas de resultado contábil (Martinez, 2013Martinez, A. (2013). Gerenciamento de resultados no Brasil: um survey da literatura. Brazilian Business Review, 10(4), 1-31.; Watts & Zimmerman, 1990Watts, R., & Zimmerman, J. (1990). Positive accounting theory: A ten year perspective. The Accounting Review, 65(1), 131-156. ). Por isso, espera-se que o sentimento do investidor funcione como incentivo do mercado de capitais para a adoção da prática do gerenciamento de resultados. Essa expectativa ainda é maior devido aos trabalhos realizados anteriormente que relatam que os gestores são propensos a responder de diversas formas às expectativas dirigidas pelo sentimento do investidor, como por meio de decisões de investimento (investimento real, fusões e aquisições), de financiamento (emissão de ações, de dividendos e outros títulos de dívida, contratação de créditos financeiros e estrutura de capital) e de divulgação corporativa (Baker et al., 2007Baker, M., Ruback, R., & Wurgler, J. (2007). Behavioral corporate finance. In Handbook of Empirical Corporate Finance (pp. 145-187). Amsterdam: Elsevier.; Simpson, 2013Simpson, A. (2013). Does investor sentiment affect earnings management? Journal of Business Finance & Accounting, 40(7), 869-900.).

Estudos anteriores (Ali & Gurun, 2009Ali, A., & Gurun, U. (2009). Investor sentiment, accruals anomaly, and accruals management. Journal of Accounting, Auditing and Finance, 24(3), 415-431.; Hirshleifer, 2001Hirshleifer, D. (2001). Investor psychology and asset pricing. The Journal of Finance, 56(4), 1533-1597.; Hirshleifer & Teoh, 2003Hirshleifer, D., & Teoh, S. (2003). Limited attention, information disclosure, and financial reporting. Journal of Accounting and Economics, 36(1-3), 337-386.; Libby, Bloomfield & Nelson, 2002Libby, R., Bloomfield, R., & Nelson, M. (2002). Experimental research in financial accounting. Accounting, Organizations and Society, 27(8), 775-810.) indicam que, em decorrência da atenção limitada, os investidores tendem a ser pouco criteriosos na análise dos componentes dos fluxos de caixa e dos accruals no momento de decidir entre as opções de investimento, o que conduz para a supervalorização dos accruals. Essa falta de atenção nos accruals ainda é maior nos momentos em que o sentimento do investidor está elevado. Portanto, esse ambiente pode servir de motivador para que os gestores procurem explorar o alto sentimento do investidor, gerenciando os resultados e utilizando accruals discricionários com intuito de inflar os componentes do lucro (Ali & Gurun, 2009Ali, A., & Gurun, U. (2009). Investor sentiment, accruals anomaly, and accruals management. Journal of Accounting, Auditing and Finance, 24(3), 415-431.; Simpson, 2013Simpson, A. (2013). Does investor sentiment affect earnings management? Journal of Business Finance & Accounting, 40(7), 869-900.).

Com objetivo de examinar a relação entre o sentimento do investidor e a tentativa das empresas para gerenciar os resultados por accruals, Simpson (2013Simpson, A. (2013). Does investor sentiment affect earnings management? Journal of Business Finance & Accounting, 40(7), 869-900.) parte da premissa de que durante períodos de alto sentimento do investidor os gestores retratam a empresa de uma maneira que maximiza seu apelo a esse sentimento. Por isso, durante períodos de alto sentimento, os gestores impulsionam os resultados contábeis por meio de accruals discricionários positivos, a fim de atingir as expectativas otimistas dos investidores em relação ao desempenho futuro da empresa, sugerindo uma associação positiva entre o sentimento do investidor e o uso de accruals discricionários pelos gestores.

Os resultados reportados por Simpson (2013Simpson, A. (2013). Does investor sentiment affect earnings management? Journal of Business Finance & Accounting, 40(7), 869-900.) revelam que o uso de accruals discricionários pelos gestores, assim como a propensão para atender ou superar a previsão de consenso dos analistas em um trimestre, está significativamente associado com o sentimento do investidor, e esses resultados permanecem mesmo quando são incluídas variáveis de controle ligadas às características das empresas: crescimento, conjuntos de oportunidades de investimento, rentabilidade e variáveis de contratação. Ademais, Simpson (2013Simpson, A. (2013). Does investor sentiment affect earnings management? Journal of Business Finance & Accounting, 40(7), 869-900.) documenta a maior tendência dos gestores a adotar a prática do gerenciamento de resultados em resposta ao sentimento do investidor, em relação às ações mais sensíveis às alterações deste.

Os resultados empíricos de Yang, Zhang e Sun (2014Yang, Z., Su, R., Zhang, Q., & Sun, Y. (2014). Managers’ incentives, earnings management strategies, and investor sentiment. International Journal of Business and Economics, 13(2), 157-180.) indicam que quando os gestores usam o gerenciamento de resultados por accruals discricionários para aumentar os resultados, os investidores reconhecem prontamente a manipulação dos resultados e tornam-se pessimistas, mas quando os gestores usam o gerenciamento de resultados por decisões operacionais, os investidores permanecem otimistas.

Com intuito de examinar se o gerenciamento de resultados varia com o sentimento do investidor, Park (2015Park, S. (2015). Investor sentiment and earnings management: Evidence from Korea. Investment Management and Financial Innovations, 12(4), 81-89.) ajusta a metodologia de Baker e Wurgler (2007Baker, M., Ruback, R., & Wurgler, J. (2007). Behavioral corporate finance. In Handbook of Empirical Corporate Finance (pp. 145-187). Amsterdam: Elsevier.) para a construção do índice de sentimento do investidor sul-coreano. Park (2015Park, S. (2015). Investor sentiment and earnings management: Evidence from Korea. Investment Management and Financial Innovations, 12(4), 81-89.) constata que as empresas da Coreia do Sul estão mais propensas a engajar no gerenciamento de resultados para cima quando o sentimento do investidor está baixo ou pessimista do que quando o sentimento do investidor está elevado ou otimista. Em outras palavras, as empresas tendem a inflar seus resultados a fim de aumentar os preços das ações durante períodos econômicos ruins.

Dessa forma, ao se observar o comportamento das empresas que operam no mercado brasileiro, pode ser desenvolvida a seguinte hipótese:

H1: o gerenciamento de resultados por accruals discricionários está diretamente associado ao nível do sentimento do investidor.

3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A amostra selecionada para verificação empírica dessa pesquisa consiste em empresas brasileiras não financeiras listadas na Bovespa (atual B3 - Brasil, Bolsa e Balcão). Para tanto, realizou-se a coleta de dados trimestrais no Economatica®, abrangendo o período de 2010 a 2016, totalizando 28 trimestres. Utilizaram-se dados trimestrais, pois essa periodicidade garante que as informações contábeis utilizadas na análise estejam em conformidade com o padrão Comitê de Pronunciamentos Contábeis/International Financial Reporting Standards (CPC/IFRS). Com isso, espera-se que sejam eliminados os ruídos que podem ser atribuídos à mudança de padrão contábil.

O uso de informações contábeis trimestrais é importante para manter a compatibilidade com a metodologia de mensuração do índice de sentimento do investidor proposta por Baker e Wurgler (2007Baker, M., Ruback, R., & Wurgler, J. (2007). Behavioral corporate finance. In Handbook of Empirical Corporate Finance (pp. 145-187). Amsterdam: Elsevier.), além de que estudos anteriores evidenciam a prática de gerenciamento da informação contábil nos resultados trimestrais (Brown & Caylor, 2005Brown, L., & Caylor, M. (2005). A temporal analysis of quarterly earnings thresholds: Propensities and valuation consequences. The Accounting Review, 80(2), 423-440.; Burgstahler & Dichev, 1997Burgstahler, D., & Dichev, I. (1997). Earnings management to avoid earnings decreases and losses. Journal of Accounting and Economics, 24(1), 99-126.; Degeorge, Patel & Zeckhauser, 1999Degeorge, F., Patel, J., & Zeckahauser, R. (1999). Earnings management to exceed thresholds. The Journal of Business, 72(1), 1-33.; Graham et al., 2005Graham, J., Harvey, C., & Rajgopal, S. (2005). The economic implications of corporate financial reporting. Journal of Accounting and Economics, 40(1-3), 3-73.; Matsumoto, 2002Matsumoto, D. (2002). Management’s incentives to avoid negative earnings surprises. The Accounting Review, 77(3), 483-514.), bem como a influência do sentimento do investidor sobre divulgações corporativas (Bergman & Roychowdhury, 2008Bergman, N., & Roychowdhury, S. (2008). Investor sentiment and corporate disclosure. Journal of Accounting Research, 46(5), 1057-1083.) e sobre resultados pro forma (Brown, Christensen, Elliott & Mergenthaler, 2012Brown, N. C., Christensen, T. E., Elliott, W. B., & Mergenthaler, R. D. (2012). Investor sentiment and pro forma earnings disclosures. Journal of Accounting Research, 50(1), 1-40.).

A mensuração dos accruals discricionários foi feita por meio da utilização de três modelos: (i) Kang e Sivaramakrishnan (1995Kang, S., & Sivaramakrishnan, K. (1995). Issues in testing earnings management and an instrumental variable approach. Journal of Accounting Research, 33(2), 353-367.) (KS); (ii) Jones modificado ajustado por desempenho (Kothari et al., 2005Kothari, S., Leone, A., & Wasley, C. (2005). Performance matched discretionary accrual measures. Journal of Accounting and Economics, 39(1), 163-197.) (JMAD); e (iii) Dechow et al. (2012Dechow, P., Hutton, A., Kim, J., & Sloan, R. (2012). Detecting earnings management: A new approach. Journal of Accounting Research, 50(2), 275-334.) (DCW). As estimativas foram feitas por trimestre e por setor econômico, utilizando-se dados em corte transversal (cross-section) e estimador de mínimos quadrados ordinários (MQO). No diagnóstico das regressões, utilizaram-se o procedimento de alavancagem e as estimativas de DFFITS (calculados automaticamente pelo software Gretl) para identificação de observações influentes e análise dos resíduos para detecção de outliers. Uma discussão mais detalhada sobre alavancagem pode ser encontrada em Davidson e MacKinnon (1993Davidson, R., & Mackinnon, J. G. (1993). Estimation and inference in econometrics. New York, NY: Oxford University Press.) e sobre DFFITS em Belsley, Kuh e Welsch (1980Belsley, D., Kuh, E., & Welsch, R. (1980). Regression diagnostics. New York, NY: John Wiley & Sons.).

Coletaram-se contas contábeis patrimoniais e de resultados essenciais para a execução desses modelos, levando em consideração a particularidade de cada um. Por isso, a amostra final utilizada para o cálculo dos accruals ficou limitada à natureza restritiva desses modelos, conforme pode-se perceber na Tabela 1.

Tabela 1
Empresas por setor econômico e por modelo de gerenciamento de resultados

Com intuito de mensurar o sentimento do investidor do mercado acionário brasileiro, coletaram-se dados de 2010 a 2016, cujos detalhes metodológicos são apresentados a seguir.

3.1. Mensuração do Índice de Sentimento do Investidor

A metodologia de Baker e Wurgler (2007Baker, M., Ruback, R., & Wurgler, J. (2007). Behavioral corporate finance. In Handbook of Empirical Corporate Finance (pp. 145-187). Amsterdam: Elsevier.) foi utilizada visando atingir os propósitos desta pesquisa. Por meio dessa, pôde-se utilizar a técnica exploratória da análise fatorial por componentes principais como método de obtenção de um componente comum de seis proxies de sentimento do investidor: desconto de fundo fechado (closed-end fund discount - CEFD), volume de negociação ou rotatividade das ações (share turnover - TURN), número de oferta pública inicial de ações (number of initial public offerings - NIPO), retorno no primeiro dia da oferta pública inicial de ações (first-day return of initial public offerings - RIPO), prêmio de dividendos (dividend premium - PDND) e percentual de ações sobre novas emissões (S).

No entanto, devido à ausência de dados representativos da proxy CEFD para o mercado brasileiro, esta foi desconsiderada e não foi inserida outra proxy para substituí-la, a fim de seguir de modo estrito à abordagem de Baker e Wurgler (2007Baker, M., Ruback, R., & Wurgler, J. (2007). Behavioral corporate finance. In Handbook of Empirical Corporate Finance (pp. 145-187). Amsterdam: Elsevier.). Essa dificuldade também foi reportada em pesquisas anteriores (Silva, 2010Silva, F. (2010). Índice de sentimento do mercado acionário no Brasil e taxas de retorno das ações em períodos subsequentes: um estudo empírico (Master’s Thesis). Escola de Negócios, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.; Yoshinaga, 2009Yoshinaga, C. (2009). A relação entre índice de sentimento de mercado e as taxas de retorno das ações: uma análise com dados em painel (Doctoral Dissertation). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo.). A Tabela 2 apresenta as variáveis que compõem o índice de sentimento do investidor.

Tabela 2
Proxies do sentimento do investidor

Quanto mais alto for o valor da variável índice de sentimento do investidor (SENT), mais positivo ou otimista será o sentimento do investidor; entretanto, quanto menor for esse valor, mais negativo ou pessimista será o sentimento do investidor. Para fins de classificação de grupos de baixo e alto sentimento, segregaram-se as observações de sentimento do investidor, sendo que as observações com índice negativo convencionaram-se denominar baixo sentimento, e para observações com índice positivo, denominaram-se alto sentimento.

3.2. Detecção do Gerenciamento de Resultados por Accruals Discricionários

Objetivando detectar a prática do gerenciamento de resultados por accruals discricionários, foram escolhidos os modelos KS, JMAD e DCW.

O Modelo KS é definido conforme a equação 1.

A B i t / A i t - 1 = 0 + 1 δ 1 R E V i t / A i t - 1 + 2 δ 2 E X P i t / A i t - 1 + 3 δ 3 P P E i t / A i t - 1 + μ t (1)

em que ABit é o accrual balance no período t; Ait-1 é o ativo total no período t-1, REVit é a receita líquida no período t, EXPit são as despesas operacionais no período t, PPEit é o ativo imobilizado no período t e μt é o termo de erro da regressão no período t.

O modelo JMAD é calculado de acordo com a equação 2.

T A i t = δ 0 + δ 1 1 A t - 1 + δ 2 R E V i t + δ 3 P P E i t + δ 4 R O A i t + ε i t (2)

Por sua vez, o modelo DCW é calculado conforme descrito na equação 3.

T A t = α 1 + α 2 1 A t - 1 + α 3 R E V t - R E C t + α 4 P P E t + α 5 T A t - 1 + ε t (3)

Para os modelos JMAD e DCW, tem-se que ATt são os accruals totais no período t escalonados pelo ativo total no período t - 1, ∆REVt é a variação das receitas líquidas entre os períodos t - 1 e t escalonados pelo ativo total no período t - 1, ∆RECt é a variação das contas a receber de clientes entre os períodos t - 1 e t escalonados pelo ativo total no período t - 1, PPEit é o ativo imobilizado no período t escalonados pelo ativo total no período t - 1, TAt-1 são os accruals totais no período t - 1 escalonados pelo ativo total no período t - 2, ROAit é o retorno sobre o ativo no período t, Ait é o ativo total no período t, e εit é o termo de erro da regressão no período t.

Neste trabalho, optou-se pelo uso do modelo KS porque é um dos mais populares em pesquisa sobre gerenciamento de resultado no Brasil, juntamente com o modelo JMAD. Esse último, nas suas diversas versões, também tem sido um dos mais adotados nas pesquisas internacionais. O modelo JMAD é um avanço em relação ao original porque procura reconhecer o desempenho da firma (medido pelo ROA) na estimativa dos accruals discricionários, uma vez que é esperado que empresas com alta performance tenham accruals diferentes de 0 (Kothari et al., 2005Kothari, S., Leone, A., & Wasley, C. (2005). Performance matched discretionary accrual measures. Journal of Accounting and Economics, 39(1), 163-197.). Por sua vez, o modelo DCW é a versão mais atualizada do modelo JMAD e considera as reversões dos accruals no período corrente.

3.3. Procedimentos Econométricos para Verificação Empírica da Hipótese da Pesquisa

O modelo empírico, adaptado de Simpson (2013Simpson, A. (2013). Does investor sentiment affect earnings management? Journal of Business Finance & Accounting, 40(7), 869-900.), que serviu para testar a hipótese de pesquisa, relaciona o índice de sentimento do investidor com o gerenciamento de resultados, considerando a temporalidade com sentimento do investidor juntamente com uma variedade de controles que, de acordo com estudos anteriores, estão associados à prática do gerenciamento de resultados e assume a seguinte forma:

A B A C C i t = λ 0 + λ 1 S E N T t - 1 + λ 2 M B i t - 1 + λ 3 R O A i t - 1 + λ 4 S I Z E i t - 1 + λ 5 L E V i t - 1 + λ 6 R O A i t + 1 + λ 7 Q T R 4 i t + λ 8 R _ R M i t - 1 + μ i t (4)

em que ABACCit são os accruals discricionários mensurados por meio dos resíduos das equações 1, 2 e 3, SENTt-1 é o índice de sentimento do mercado no trimestre t-1 mensurado conforme descrito na seção 3.1, MBt-1 é a razão entre o valor de mercado e o valor patrimonial da empresa, ROAt-1 é a proxy para a hipótese do plano de incentivo e é dada pela razão entre o lucro líquido e o ativo total, SIZEt-1 mede o tamanho da empresa e simboliza a hipótese dos custos políticos, sendo calculada como logaritmo neperiano (natural) do valor de mercado da empresa, LEVt-1 representa a hipótese do grau de endividamento e é calculada como a razão entre o passivo total e o patrimônio líquido, ∆ROAit+1 representa a variação futura do ROA do trimestre e serve para mitigar preocupações de que as proxies do gerenciamento de resultados capturam variáveis omitidas correlacionadas com o desempenho operacional futuro da empresa, QTR4 é uma variável dummy para identificar o quarto trimestre e R_RM é uma medida agregada do gerenciamento de resultados por decisões operacionais e representa a soma das proxies individuais dos modelos desenvolvidos por Roychowdhury (2006Roychowdhury, S. (2006). Earnings management through real activities manipulation. Journal of Accounting & Economics, 42(3), 335-370.) - CFOit , PRODit e DISEXPt .

As variáveis que compõem essa medida foram definidas da seguinte forma:

O C F i t / A i t - 1 = α 0 + α 1 1 / A i t - 1 + β 1 S i t / A i t - 1 + β 2 S i t / A i t - 1 + ε t (5)

em que CFOit é o fluxo de caixa operacional no período t, Ait-1 é o ativo total defasado no período t para a empresa i, Sit é a receita líquida no período t, ∆Sit é a variação de receita líquida do período t para o período t-1 e εit é o termo de erro da regressão no período t.

O modelo PRODit de gerenciamento de resultados por decisões operacionais consiste na análise do nível anormal de produção. Sendo assim, o modelo definido por Roychowdhury (2006Roychowdhury, S. (2006). Earnings management through real activities manipulation. Journal of Accounting & Economics, 42(3), 335-370.), escolhido nesta pesquisa, que verifica empiricamente os custos de produção normais, é definido como:

P R O D i t / A i t - 1 = α 0 + α 1 1 / A i t - 1 + β 1 S i t / A i t - 1 + β 2 S i t / A i t - 1 + β 3 S t - 1 / A t - 1 + ε t (6)

em que PRODit são os custos de produção no período t, Ait-1 é o ativo total no período t-1, Sit é a receita líquida no período t, ∆Sit é a variação da receita líquida do período t para o período t-1, ∆Sit-1 é a variação da receita líquida do período t-1 para o período t-2, εit é o termo de erro da regressão no período t.

D I S E X P i t / A i t - 1 = α 0 + α 1 1 / A i t - 1 + β S i t - 1 / A i t - 1 + ε t (7)

em que DISEXPit são as despesas discricionárias no período t, Ait-1 é o ativo total no período t-1, St-1 é a receita líquida no período t-1 e εit é o termo de erro da regressão no período t.

Com exceção da medida agregada do gerenciamento de resultados por decisões operacionais, a implementação das variáveis de controle também é adotada por Simpson (2013Simpson, A. (2013). Does investor sentiment affect earnings management? Journal of Business Finance & Accounting, 40(7), 869-900.), Yang et al. (2014Yang, Z., Su, R., Zhang, Q., & Sun, Y. (2014). Managers’ incentives, earnings management strategies, and investor sentiment. International Journal of Business and Economics, 13(2), 157-180.) e Park (2015Park, S. (2015). Investor sentiment and earnings management: Evidence from Korea. Investment Management and Financial Innovations, 12(4), 81-89.). A Tabela 3 mostra os sinais esperados para cada uma das variáveis que compõem a equação 4.

Tabela 3
Expectativa teórica para os sinais das variáveis independentes da equação 4

4. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

4.1. Análise Descritiva e Multivariada do Índice de Sentimento do Investidor

A primeira rodada de análise por componentes principais, cujo objetivo é conhecer a temporalidade das proxies em relação ao primeiro componente principal, utilizou as cinco proxies contemporâneas e suas defasagens, engendrando o primeiro estágio do índice de sentimento do investidor com 10 cargas fatoriais.

Posteriormente, realizou-se o segundo procedimento, ainda com vistas a verificar a temporalidade das proxies contemporâneas e defasadas por meio da análise de correlação, na qual foi possível identificar aquelas que têm mais correlação com o índice de primeiro estágio, que é o primeiro componente principal. De acordo com os resultados reportados na Tabela 4, as proxies selecionadas para a próxima rodada de análise fatorial por componentes principais para construção de um índice de sentimento do investidor para o mercado acionário brasileiro são RIPOt , NIPOt , St , TURNt e PDNDt-1 .

Tabela 4
Correlações das proxies com o primeiro componente principal (temporalidade das proxies)

A segunda e última rodada de execução da análise por componentes principais tem como objetivo construir um índice parcimonioso de sentimento do investidor, utilizando, como variáveis originais, as proxies cujas temporalidades demonstraram maior nível de correlação com o primeiro estágio do sentimento do investidor. Com intuito de saber o nível de adequação da utilização da análise fatorial nessa última rodada de componentes principais, realizou-se a análise dos testes de esfericidade de Bartlett e da matriz anti-imagem. Como os resultados do teste de esfericidade de Bartlett reportados na Tabela 5 apresentam nível de significância com p = 0,000, é possível rejeitar a hipótese nula, o que corrobora a utilização da análise fatorial.

Tabela 5
Análise de adequação e comunalidades

Conforme os resultados da Tabela 5, pode-se observar que o measurement system analysis (MSA) é superior a 0,50 para todas as variáveis, o que garante a manutenção de todas as proxies para execução da análise fatorial por componentes principais. Os resultados da Tabela 5 também reportam as comunalidades encontradas a partir da extração dos fatores, que é um índice da variabilidade total explicada por todos os fatores de cada variável. Portanto, analisando os resultados da Tabela 5, pode-se perceber que todas as variáveis têm forte relação com os fatores retidos.

A Tabela 6 apresenta os resultados dos autovalores que, a partir do critério da raiz latente ou critério de Kaiser, indica a retenção de dois fatores que conseguem explicar 81,035% da variância dos dados.

Tabela 6
Autovalores dos componentes do índice de sentimento do investidor

Por fim, é definido como SENT o primeiro componente principal, o qual é capaz de explicar 43,218% da variância da amostra, o que permite concluir que é uma fração relevante que capta grande parte da variação comum das variáveis. Seguindo a metodologia de Baker e Wurgler (2007Baker, M., Ruback, R., & Wurgler, J. (2007). Behavioral corporate finance. In Handbook of Empirical Corporate Finance (pp. 145-187). Amsterdam: Elsevier.), os procedimentos adotados conduzem ao seguinte índice parcimonioso de sentimento do investidor para o mercado acionário brasileiro:

S E N T t = 0.441 R I P O t + 0.439 N I P O t + 0.250 S t + 0.170 T U R N t + 0.110 P D N D t - 1

4.2. Análise Descritiva e Multivariada do Teste de Hipótese

Objetivando examinar a relação entre sentimento do investidor e gerenciamento de resultados, inicialmente foram executadas regressões com dados em painel pooled e com efeito fixo. Na análise principal, só foram incluídas empresas com todas as informações disponíveis entre 2010 e 2016. Desse modo, a amostra final utilizada para testar a hipótese de pesquisa foi formada pelo painel de 114 empresas e 27 trimestres, totalizando 3.004 observações empresa-trimestre. Nenhuma variável foi excluída em função de valores discrepantes ou presença de outlier. Mesmo não sendo identificados problemas com observações influentes ou outlier, foram feitas análises utilizando procedimento de winsorização dos dados a 1-99% e 5-95%. Em função de os resultados dos coeficientes das regressões não se alterarem em termos de significância e sinal, optou-se por apresentar os resultados considerando todas as observações disponíveis na amostra final. As tabelas 7 e 8 sumarizam as principais estatísticas descritivas e as correlações entre as variáveis do modelo.

Tabela 7
Estatística descritiva das variáveis
Tabela 8
Matriz de correlação das variáveis

Conforme registra a Tabela 7, nos três modelos, a média dos resíduos tende a 0, entretanto, o modelo KS apresenta maior dispersão (desvio padrão de 1,580) e média negativa (-0,077). Nos modelos JMAD e DCW, a média é praticamente 0 (0,003 e 0,000, respectivamente) e quase não apresentam dispersão (desvios padrão de -0,003 e 0,000, respectivamente). Urge esclarecer que quanto maior o valor dos resíduos em termos absolutos, accruals discricionários positivo ou negativo, maior a tendência para o gerenciamento de resultados. Resíduos positivos indicam gerenciamento de resultados para aumentar o lucro, sendo que negativos apontam para gerenciamento para diminuir os lucros.

A Tabela 8 mostra que todas as proxies para accruals são correlacionadas entre si, mas o modelo KS apresenta baixa correlação com os demais e os modelos JMAD e DCW são altamente correlacionados. Isso pode ser devido ao fato de os dois últimos derivarem do modelo Jones. Importa sublinhar, entretanto, que a existência de correlação entre eles indica convergência entre os modelos, mesmo com apenas o modelo DCW trabalhando com reversões dos accruals e o modelo KS apresentar média negativa.

A variável R_RM, que representa o agregado das proxies para gerenciamento por decisões operacionais, não tem correlação com as estimativas de accruals. Isso pode ser devido ao fato de que os gestores tendem a substituir essas por aquelas em suas decisões de gerenciamento, conforme previsto pela literatura (Zang, 2012Zang, A. (2012). Evidence on the trade-off between real activities manipulation and accrual-based earnings management. The Accounting Review, 87(2), 675-703.). Ainda na Tabela 8, as variáveis MB, ROA, ΔROA e QTR4 mostraram correlação com pelo menos uma proxy de gerenciamento de resultado, tanto por accruals quanto por decisão operacional. É interessante notar que a variável R_RM está correlacionada com quatro variáveis de controle (ROA, SIZE, ΔROA e QTR4), sinalizando potencial problema de multicolinearidade nessa análise preliminar. Dentre os modelos de accruals, DCW é o que mais apresentou correlação com as variáveis de controle (ROA, ΔROA e QTR4). A variável SENT não apresentou correlação com as proxies de gerenciamento. Esse achado descritivo preliminar é incompatível com a hipótese de pesquisa.

As tabelas 9 e 10 reportam as estimativas feitas por meio dos modelos de regressão para dados em painel pooled e efeito fixo, respectivamente, adotados para estudar a relação entre sentimento do investidor e gerenciamento de resultados por accruals no mercado acionário brasileiro.

Tabela 9
Regressões polled [mínimos quadrados ordinários (MQO) empilhado]

Conforme pode ser notado na Tabela 9, o coeficiente da variável 𝑆𝐸𝑁𝑇 𝑖𝑡−1 é positivo e estatisticamente significativo em todos os modelos, denotando consistência das estimativas. Esses achados dão suporte à hipótese de que o gerenciamento por accruals acompanha a variação no sentimento dos investidores. Isso pode sugerir que os gestores agem de forma oportunista, influenciados pelo sentimento do mercado, realizando escolhas contábeis de forma que o resultado reportado nas demonstrações contábeis esteja coerente com o nível do sentimento percebido. Sob essa perspectiva, os resultados sugerem que os gestores podem aumentar/reduzir as acumulações (income increasing/income decreasing) em períodos de alto/baixo sentimento pela utilização de accruals discricionários. A evidência encontrada é consistente com os resultados documentados em estudos anteriores (Ali & Gurun, 2009Ali, A., & Gurun, U. (2009). Investor sentiment, accruals anomaly, and accruals management. Journal of Accounting, Auditing and Finance, 24(3), 415-431.; Simpson, 2013Simpson, A. (2013). Does investor sentiment affect earnings management? Journal of Business Finance & Accounting, 40(7), 869-900.).

Tabela 10
Regressões em painel com efeito fixo

Além disso, a presente pesquisa também documentou, de forma consistente, que o coeficiente da variável QTR4, em todas as regressões utilizadas para os modelos JMAD e DCW, é negativo e estatisticamente significativo. Esse achado é compatível com aquele documentado empiricamente por Simpson (2013Simpson, A. (2013). Does investor sentiment affect earnings management? Journal of Business Finance & Accounting, 40(7), 869-900.) e consistente com o argumento de que a média dos accruals discricionários deve ser negativa no quarto semestre (Jeter & Shivarkimar, 1999Jeter, D. C., & Shivakumar, L. (1999). Cross-sectional estimation of abnormal accruals using quarterly and annual data: effectiveness in detecting event-specific earnings management. Accounting and Business Research, 29(4), 299-319.), porque gerenciar resultados para evitar surpresas negativas é menos comum nesse período e o processo de preparação dos relatórios anuais é mais rigoroso (Brown & Pinello, 2007Brown, L., & Pinello, A. (2007). To what extent does the financial reporting process curb earnings surprise games? Journal of Accounting Research, 45, 947-981.).

A variável ΔROA apresentou significância e associação positiva com os accruals nos modelos JMAD e DCW. Esse resultado sugere que os modelos podem estar capturando temporalmente variáveis omitidas correlacionadas com o desempenho operacional futuro das empresas (Simpson, 2013Simpson, A. (2013). Does investor sentiment affect earnings management? Journal of Business Finance & Accounting, 40(7), 869-900.).

Finalmente, o modelo JMAD foi único que capturou significância para a variável R-RM que controla o trade-off entre gerenciamento por accruals e atividade reais. O sinal está de acordo com o esperado. Esse resultado é coerente com a expectativa de que os gestores usam a manipulação de atividades reais e os accruals como substitutos no gerenciamento de resultados (Cohen e Zarowin, 2010Cohen, D. A., & Zarowin, P. (2010). Accrual-based and real earnings management activities around seasoned equity offerings. Journal of Accounting and Economics, 50(1), 2-19.https://doi.org/10.1016/j.jacceco.2010.01.002
https://doi.org/10.1016/j.jacceco.2010.0...
; Zang 2012Zang, A. (2012). Evidence on the trade-off between real activities manipulation and accrual-based earnings management. The Accounting Review, 87(2), 675-703.).

Dada a relação dinâmica entre gerenciamento de resultado e sentimento do investidor, é natural que surjam possíveis problemas de endogeneidade causados por omissão de variáveis relevantes no modelo ou até mesmo simultaneidade entre as variáveis dependente e independente. Na presença de endogeneidade, as estimativas realizadas utilizando os modelos para dados em painel pooled e efeito fixo não são válidas devido aos seus estimadores. Por essa razão, realizaram-se novas estimativas utilizando o modelo para dados em painel dinâmico com o GMM system estimator (generalized method of moments) porque esse pode mitigar o problema da endogeneidade produzindo estimativas mais consistentes. A Tabela 11 sumariza os resultados.

Tabela 11
Regressões painel dinâmico [GMM system estimator (generalized method of moments) em duas etapas]

Conforme se observa na Tabela 11, as variáveis SENTit-1 e QTR4 continuam estatisticamente significativas e com o sinal esperado. A utilização do painel dinâmico com GMM ajuda a mitigar o problema de endogeneidade, confere robustez às estimativas e permite demonstrar que os achados desta pesquisa são independentes da abordagem econométrica adotada e corroboram as estimativas iniciais. Além disso, reforça a convergência dos resultados obtidos por meio dos modelos JMD e DCW. Entretanto, ao tratar a endogeneidade, esses modelos passaram a capturar positivamente significância para a variável SIZE, indicando que para as empresas da amostra, o tamanho afeta temporalmente a estimativa dos accruals discricionários. Esse achado é compatível com estudos anteriores.

4.2.1. Análise adicional

Na análise principal, buscou-se avaliar a associação entre o índice de sentimento do investidor e os accruals discricionários (proxy para gerenciamento de resultados). Os resultados encontrados indicam que os accruals respondem positivamente à variação no índice de sentimento. Isso pode sugerir que os gestores ajustam oportunisticamente os accruals para aumentá-los em períodos de alto sentimento e diminuí-los no período em baixo sentimento, por isso é importante realizar análises adicionais para tentar encontrar evidências dessa estratégia.

Adaptando Simpson (2013Simpson, A. (2013). Does investor sentiment affect earnings management? Journal of Business Finance & Accounting, 40(7), 869-900.), a partir da regressão utilizada na análise principal, especificaram-se outras duas. Numa se incluiu uma variável dummy quando o índice de sentimento é negativo (proxy para baixo sentimento) e noutra uma variável dummy quando o índice de sentimento é positivo (proxy para alto sentimento). A intenção era avaliar como os accruals se comportam em períodos de baixo e alto sentimento, separadamente. No total, foram rodadas 18 regressões, uma para cada modelo de accruals e modelo de dados em painel. Os resultados completos foram omitidos, mas as tabelas 12 e 13 sumarizam algumas informações relevantes.

Tabela 12
Estatísticas parciais para o índice de sentimento negativo
Tabela 13
Dados parciais das regressões em painel dinâmico [GMM system estimator (generalized method of moments) em duas etapas], incluindo as dummies para sentimento negativo e positivo

A Tabela 12 mostra que, nas observações com baixo sentimento, a média dos accruals, nos três modelos, também é negativa. Em contrapartida, no grupo das observações com alto sentimento, a média dos accruals é positiva.

Na Tabela 13, tem-se apenas as estatísticas do coeficiente da variável dummy incluída nos modelos de regressão. Como se observa, ele foi significativo nos dois cenários e em todos os modelos. Entretanto, com sinais opostos. Os resultados sugerem que, no grupo de observações de baixo sentimento, os gestores tendem a diminuir os accruals. Em contrapartida, no grupo de observações de alto sentimento, os accruals acompanham positivamente o índice de sentimento. A análise mais detalhada, utilizando regressão quantílica, dividindo-se as amostras em cinco quantís, confirmou essa tendência nos modelos JMAD e DCW. Em todos os quantís, os coeficientes das dummies são significativos, sendo negativos no cenário de baixo sentimento e positivos no cenário de alto sentimento. Esses resultados complementares também foram omitidos do artigo.

Analisados em conjunto, os resultados das tabelas 12 e 13 sinalizam que as empresas podem adotar a estratégia de gerenciar resultados para cima tanto quando o índice de sentimento é negativo quanto positivo. Esse procedimento é coerente com os resultados da pesquisa realizada por Graham et al. (2005Graham, J., Harvey, C., & Rajgopal, S. (2005). The economic implications of corporate financial reporting. Journal of Accounting and Economics, 40(1-3), 3-73.), que sugerem que os gestores usam estrategicamente os accruals para tentar aumentar o preço das ações em períodos de baixo sentimento e manter o preço alto em períodos de alto sentimento.

Esses resultados também são compatíveis com aqueles documentados em Simpson (2013Simpson, A. (2013). Does investor sentiment affect earnings management? Journal of Business Finance & Accounting, 40(7), 869-900.), uma vez que a autora identificou que em períodos de baixo sentimento as empresas divulgam resultados mais conservadores e que o gerenciamento de resultados para cima aumenta com o nível do sentimento do investidor.

Entretanto, conforme explicam Mian e Sankaraguruswamy (2012Mian, G., & Sankaraguruswamy, S. (2012). Investor sentiment and stock market response to earnings news. The Accounting Review, 87(4), 1357-1384.), quando o sentimento está alto, os investidores estão mais propensos a especular, atribuindo avaliações excessivamente otimistas aos fluxos de caixa esperados associados a ativos arriscados. Em contrapartida, quando o sentimento está baixo, os investidores atribuem avaliações excessivamente pessimistas aos fluxos de caixa esperados e subvalorizam as ações. Nessa situação, utilizar os accruals para inflar os lucros em períodos de baixo sentimento pode ser uma forma de mitigar o pessimismo dos investidores e tentar influenciar o preço das ações para cima, pois, conforme Sugere Sloan (1996Sloan, R. (1996). Do stock prices fully reflect information in accruals and cash flows about future earnings? The Accounting Review, 71(3), 289-315.), o mercado não precifica adequadamente os accruals, fazendo com que, em curto prazo, o valor das ações reaja positivamente ao aumento dos accruals. Esse cenário pode explicar os resultados documentados nesta pesquisa.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Essa pesquisa teve como objetivo investigar a associação entre o sentimento do investidor e a prática do gerenciamento de resultados por accruals discricionários no mercado acionário brasileiro. Identificou-se que, no Brasil os gestores aumentam seus lucros em períodos subsequentes àqueles em que o sentimento do investidor foi alto, mas relatam modo relativamente conservador em períodos subsequentes em que o sentimento do investidor foi baixo.

Os resultados documentados são compatíveis com aqueles registrados em estudos internacionais anteriores e consistentes para uma variedade de modelos econométricos e controles estabelecidos, dando suporte robusto para a hipótese de que o nível geral de sentimento do investidor está diretamente associado ao gerenciamento de resultados por accruals discricionários.

Entre as implicações dos achados, destaque-se o uso estratégico de accruals discricionários pelos gestores com objetivo de ajustar os lucros contábeis à expectativa dos investidores. O gerenciamento de resultados contábeis por accruals discricionários retroalimenta os sentimentos dos investidores, acomodando expectativas e evitando surpresa e ruptura de sentimentos. Quando o sentimento é positivo, os gestores tendem a gerenciar para aumentar lucros (income increasing), entretanto, caso o sentimento seja negativo, os gestores gerenciam para diminuir lucros (income decreasing).

É necessário que investidores e analistas incorporem os efeitos do viés comportamental sobre os lucros reportados para que possam compreender plenamente o valor das empresas. Além disso, uma vez que o Brasil passou por uma recessão bastante prolongada nos últimos anos, os lucros reportados devem ser cautelosamente interpretados durante as crises econômicas, pois o sentimento do investidor pode se refletir em relatórios mais conservadores.

Da pesquisa, restou claro no Brasil a ligação entre as escolhas contábeis e o sentimento do investidor. Evidencia-se, assim, a necessidade de mais atenção dos conselhos de administração, auditores e reguladores para o gerenciamento de resultados para aumentar os lucros durante períodos de alto sentimento do investidor. Os auditores podem querer estar cientes dos incentivos dos gerentes para responder ao sentimento do investidor. Os reguladores podem considerar o aumento do escrutínio financeiro quando o sentimento de todo o mercado é mais elevado, pois é precisamente nesses períodos que os gestores têm maior probabilidade de recorrer ao gerenciamento de resultados para aumentar lucros.

Em suma, face aos achados, o estudo é útil para ampliar a compreensão do efeito do sentimento do investidor no gerenciamento de resultados contábeis. Além de ter implicações para os investidores, órgão reguladores e gatekeepers, fornece evidências sobre os incentivos que podem induzir os gestores ao engajamento em práticas de gerenciamento de resultados contábeis. Adicionalmente, como contribuição marginal, destaque-se a demonstração de que a qualidade dos lucros é afetada parcialmente pelo sentimento do investidor no Brasil.

Por fim, sugere-se que pesquisas futuras investiguem se ocorre uma relação entre o sentimento do investidor e o gerenciamento de resultados por decisões operacionais. Esta pesquisa mostrou que a qualidade dos accruals é afetada pelo sentimento do investidor, mas o efeito do sentimento do investidor no gerenciamento de resultados por decisões operacionais é ainda uma questão de pesquisa a ser enfrentada no Brasil.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    9 Dez 2019
  • Data do Fascículo
    May-Aug 2020

Histórico

  • Recebido
    18 Dez 2018
  • Aceito
    21 Jan 2019
  • Aceito
    08 Ago 2019
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