Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

Esta edição traz uma inovação em termos de conteúdo. A pensata foi incluída com o objetivo de proporcionar instigações sobre temas relevantes para a área. Dessa forma, periodicamente e não necessariamente em todas as edições, convidaremos pesquisadores a desenvolver essa comunicação diferenciada. A liberdade é sua especial característica e seu objetivo principal é instigar no lugar de comunicar uma descoberta ou uma realidade percebida. São textos curtos, com formato flexibilizado, em que a capacidade de síntese se torna essencial. Nesse sentido, o Professor Emérito Sérgio de Iudícibus foi convidado a iniciar esse processo e estruturar a primeira pensata. Como seria de se esperar, ele nos proporciona um excelente relato e ponderações sobre o desenvolvimento contábil, existindo uma clara costura entre o novo, a mudança e aquilo que se pretende de maneira perene.

Quanto ao conjunto de artigos, a edição 61 é composta pelos seguintes trabalhos:

Estudio de las Publicaciones sobre Contabilidad de Gestión en Brasil y españa é o título do artigo produzido por Rogério João Lunkes, Vicente Mateo Ripoll Feliu e Fabricia Silva da Rosa. Numa demonstração de entrosamento entre as escolas brasileira e espanhola, temos um trabalho que analisa as principais tendências observadas, de forma comparada, das publicações na área de contabilidade gerencial no Brasil e na Espanha.

Perceber o relacionamento entre governança e custos de serviços proporcionados pelas empresas de auditoria independente é o foco de análise do artigo denominado Custos de auditoria e Governança Corporativa, pesquisa desenvolvida por Patricia Maria Bortolon, Alfredo Sarlo Neto e Thaís Barreto Santos.

Dispor de um modelo para a análise da existência ou não de alisamento de resultados e relacionamento com variáveis é o que propõe o artigo denominado Gerenciamento de resultados em Bancos com Uso de TVM: Validação de Modelo de dois estágios, tendo por autores os professores José Alves Dantas, Otávio Ribeiro de Medeiros, Fernando Caio Galdi e Fábio Moraes da Costa.

Fórmula de Valoração racional (RVF) e Variabilidade no tempo das taxas de retornos de ativos é o artigo de autoria de Alexandre Ripamonti. Corresponde a um trabalho que analisa o relacionamento de longo prazo e o correspondente mecanismo de correção de erros no curto prazo, entre dados agregados de preço e dividendos.

Investigar a eficiência do processo de valuation das cotas do fundo iShare Ibovespa com relação ao seu valor justo corresponde à proposta do artigo denominado Evidências Empíricas: Arbitragem no Mercado Brasileiro com Fundos ETFs, de autoria de Yuri Sampaio Maluf e Pedro Henrique Melo Albuquerque.

Gilberto José Miranda, Luciana de Almeida Araújo Santos, Silvia Pereira de Castro Casa Nova e Edgard Bruno Cornacchione Júnior desenvolveram o artigo denominado a Pesquisa em Educação Contábil: Produção Científica e Preferências de doutores no Período de 2005 a 2009, cuja motivação inicial foi a perspectiva de tratamento preconceituoso por parte dos colegas da área no que se refere a artigos sobre educação contábil.

Em nome de todos os editores da Revista, quero agradecer e cumprimentar os autores. Agradecer pela confiança e cumprimentar pela excelente qualidade de seus trabalhos. Que tenham um excelente momento de leitura e reflexão.

Fábio Frezatti, Editor-Chefe

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Maio 2013
  • Data do Fascículo
    Abr 2013
Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade e Atuária Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - prédio 3 - sala 118, 05508 - 010 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: (55 11) 2648-6320, Tel.: (55 11) 2648-6321, Fax: (55 11) 3813-0120 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: recont@usp.br