Acessibilidade / Reportar erro

Compartilhar, curtir, navegar e não estudar! Cyberloafing de estudantes de Ciências Contábeis* * Trabalho apresentado no XXI USP International Conference in Accounting, julho de 2021.

Resumo

Direcionada pela possibilidade de o processo de aprendizagem ser afetado pelo comportamento cyberloafing, esta pesquisa analisou os precedentes e as consequências relacionados à manifestação do comportamento cyberloafing de estudantes de Ciências Contábeis a partir do uso pessoal da internet e de dispositivos tecnológicos em sala de aula. Pouco se discute sobre os precedentes e consequentes desse comportamento, de forma conjunta, apesar das diversas evidências de sua importância e influência sobre os diferentes âmbitos da vida dos indivíduos. Assim, tais variáveis apresentam-se como tema de interesse a fim de compreender seus efeitos sob os estudantes. O comportamento cyberloafing tem sido vinculado ao desempenho acadêmico, às experiências de aprendizagem e ao estado emocional dos estudantes, sendo oportuno compreender seus precedentes e consequentes. As implicações da pesquisa são discutidas em termos teóricos, práticos e sociais. Nesse sentido, o uso pessoal e consciente da internet e de dispositivos tecnológicos deve ser promovido a fim de propiciar ganhos tanto no nível individual como no nível organizacional do ambiente em que o estudante está inserido. A Modelagem de Equações Estruturais foi aplicada a 404 participações válidas obtidas por meio de survey on-line realizada junto a discentes de diferentes regiões do Brasil. Os precedentes pessoais, como a necessidade de contato com os amigos, exercem maior efeito sobre o comportamento cyberloafing. Os precedentes acadêmicos, tais como a qualidade dos materiais utilizados nas aulas, também apresentaram relação significante com o comportamento cyberloafing. As consequências relacionadas ao cyberloafing consistiram em chegar atrasado na aula e em reuniões acadêmicas, procrastinar a execução de atividades acadêmicas e isolar-se de pessoas próximas como amigos e familiares. Tais elementos mostram que o cyberloafing é resultado do ambiente em que o indivíduo está inserido e que gera diferentes consequências na vida do estudante.

Palavras-chave:
cyberloafing; cyberslacking; ensino superior; ciências contábeis; teoria do uso compensatório da internet.

Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade e Atuária Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - prédio 3 - sala 118, 05508 - 010 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: (55 11) 2648-6320, Tel.: (55 11) 2648-6321, Fax: (55 11) 3813-0120 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: recont@usp.br