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Revista Contabilidade & Finanças, Volume: 19, Número: 48, Publicado: 2008
  • Editorial: epistemologia da pesquisa contábil

    Martins, Gilberto de Andrade
  • Pós-graduação: o curso de doutorado em ciências contábeis da FEA/USP Artigos

    Cunha, Jacqueline Veneroso Alves da; Cornachione Jr., Edgard B.; Martins, Gilberto de Andrade

    Resumo em Português:

    O segmento de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu brasileiros apresentou um crescimento notável nos últimos anos. De 1976, ano em que teve início o processo de avaliação dos Cursos de Pós-Graduação pela Capes, a 2004, os cursos recomendados passaram de um total de 673, (desses, 183 doutorados) para 2.993 (sendo 1.034 doutorados). Na área de Ciências Contábeis, segundo dados da Capes existem 16 programas. Um deles, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da FEA/USP detém o único curso de doutorado na área existente no país. Dado o seu ineditismo e sua importância, o objetivo geral desta pesquisa foi resgatar a história do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP. Para atender a esse objetivo a trajetória metodológica envolveu, além da pesquisa bibliográfica, o levantamento histórico de documentação e entrevistas. O programa nasceu da vontade, necessidade e perseverança dos professores do departamento. Concluiu-se que o programa se encontra consolidado e tem no corpo docente seu ponto mais forte. A endogenia apresenta-se como o ponto mais fraco.

    Resumo em Inglês:

    Brazilian graduate programs have experienced a remarkable growth in recent years. From 1976, when the CAPES evaluation process of graduate programs began, till 2004, the recommended courses increased from 673 (183 doctoral programs) to 2,993 (1,034 doctoral programs). There are 16 programs in the Accountancy area, according to Capes. One of them, the graduate Accounting program at FEA/USP offers the sole Brazilian PhD program in the field. Due to its importance and novelty, the goal of this research was to retrieve the history of the graduate Accounting program offered by the department of Accountancy and Actuarial Science at FEA/USP. To achieve this goal, the method involved not only a literature review, but also a historic survey of documents and interviews. The program was born from the will, need and perseverance of the faculty members at the department. We conclude that the program has reached a consolidated stage, with its faculty members as its main strength, and its endogenous growth as its main weakness.
  • Conservadorismo contábil e timeliness: evidências empíricas nas demonstrações contábeis de empresas Brasileiras com ADRs negociados na bolsa de Nova Iorque Artigos

    Santos, Luis Sérgio Ribeiro dos; Costa, Fábio Moraes da

    Resumo em Português:

    Este estudo investiga o nível de utilização do conservadorismo e da oportunidade (timeliness) da informação contábil nas demonstrações contábeis de empresas brasileiras com ADRs negociados na Bolsa de Nova Iorque. Essas empresas apresentam suas demonstrações contábeis tanto conforme o modelo contábil brasileiro quanto segundo o norte-americano, atendendo às exigências da Securities and Exchange Commission (SEC). Os dados foram coletados compreendendo o período de 1999 a 2004 e aplicou-se o modelo de Basu (BASU, 1997) para a avaliação da oportunidade e do conservadorismo da informação contábil. Os resultados encontrados indicam que (1) não há diferenças no nível de utilização do conservadorismo e (2) o lucro contábil segundo o modelo brasileiro seria mais oportuno do que o norte-americano. Assim, as evidências contribuem para o atual debate sobre a inserção do Brasil no atual estágio de convergência de demonstrações contábeis.

    Resumo em Inglês:

    This study investigates the timeliness and the degree of conservatism in fi nancial statements disclosed by Brazilian companies with ADRs traded on the New York Stock Exchange. According to the Securities and Exchange Commission (SEC), those companies must disclose accounting information according to the Brazilian Generally Accepted Accounting Principles (BR GAAP) as well as the United States Generally Accepted Accounting Principles (US GAAP). The data were collected between 1999 and 2004 and the Basu Model (BASU, 1997) was applied to evaluate earnings timeliness and conservatism. The results are: (1) there is no difference in earnings conservatism and (2) earnings according to the BR GAAP are more timely than those according to the US GAAP. The evidence contributes to the current debate about the role of Brazil in the current stage of the convergence process.
  • Divulgação voluntária da demonstração dos fluxos de caixa no mercado de capitais Brasileiro Artigos

    Salotti, Bruno Meirelles; Yamamoto, Marina Mitiyo

    Resumo em Português:

    Este trabalho avalia os motivos da divulgação voluntária da DFC, Demonstração dos Fluxos de Caixa, no mercado de capitais brasileiro. Para tal, utiliza o referencial teórico da Teoria da Divulgação Voluntária. A partir do modelo proposto por Verrecchia (2001), são elaboradas cinco hipóteses relacionando a divulgação voluntária da DFC a outras variáveis. Essas hipóteses são testadas a partir dos dados das companhias abertas com ações listadas na BOVESPA, Bolsa de Valores de São Paulo, as quais divulgaram voluntariamente a DFC no período de 2000 a 2004. Utilizam-se testes estatísticos univariados de diferenças de médias e multivariados, a partir da aplicação do modelo da regressão logística. As evidências empíricas sugerem que a divulgação voluntária da DFC tem forte correlação positiva com a divulgação voluntária passada da DFC e positiva com a importância dada pela empresa às percepções dos outsiders. Percebe-se, ainda, correlação positiva com o desempenho da empresa; negativa com os custos de divulgação e negativa com o nível de assimetria informacional. Também é empregada uma variável de controle relacionada à participação das empresas nos programas de ADRs, American Depositary Receipts, notandose uma correlação positiva entre a divulgação da DFC e a participação das empresas nos programas de ADRs.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes companies' motives to voluntarily disclose the SCF - Statement of Cash Flows in the Brazilian capital market, using the theoretical frame of Voluntary Disclosure Theory. Based on Verrecchia's (2001) model, five hypotheses are constructed to relate voluntary disclosure of SCF to other variables. These hypotheses are tested with data from public companies listed on BOVESPA, Bolsa de Valores de São Paulo, which voluntarily disclosed SCF from 2000 to 2004. Univariate statistical mean difference tests and multivariate logistic regression are used. Empirical evidence suggests a strong positive correlation between voluntary disclosure of SCF and previous voluntary disclosure of SCF; and positive with the weight the firm places on outsiders' perceptions. A positive correlation is also perceived with company performance; a negative correlation with disclosure costs; and negative with the degree of information asymmetry. A control variable is also used, related to companies that participate in ADRs, American Depositary Receipt Programs. A positive correlation is perceived between disclosure of SCF and companies' participation in ADR Programs.
  • Sistemas de mensuração e avaliação de desempenho organizacional: estudo de casos no setor químico no Brasil Artigos

    Corrêa, Hamilton Luiz; Hourneaux Junior, Flavio

    Resumo em Português:

    O artigo pretende apresentar os resultados de uma pesquisa realizada junto a quatro grandes empresas brasileiras do setor químico, descrevendo os seus respectivos sistemas de mensuração e avaliação de desempenho organizacional. O presente trabalho é um estudo exploratório e descritivo e baseia-se no uso de estudos de casos múltiplos, tendo sido realizada a respectiva revisão da literatura que aborda o assunto. São propostas, ao final, as conclusões e recomendações que se fazem pertinentes ao tema do trabalho, guardadas as restrições próprias da metodologia empregada.

    Resumo em Inglês:

    The objectives of this paper are to present some results of a research carried out in four large chemical companies operating in Brazil and to describe these companies' organizational performance measurement and evaluation systems. This is an exploratory and descriptive research based on multiple case studies, in accordance with a literature review on this subject. At the end, some conclusions and recommendations are presented, despite the limitations characteristic of the applied methodology.
  • Equações estruturais aplicadas à satisfação dos alunos: um estudo no curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Santa Maria Artigos

    Vieira, Kelmara Mendes; Milach, Felipe Tavares; Huppes, Daniela

    Resumo em Português:

    O presente estudo tem como objetivo avaliar os determinantes da satisfação geral dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria em relação ao Curso. Para tanto, utilizaram-se os construtos Envolvimento do Professor, Envolvimento do Estudante, Interação Estudante-Professor, Demandas do Curso e Organização do Curso, apresentados no modelo de equações estruturais de Paswan e Young (2002). A esse modelo foi acrescentada a variável Satisfação Geral, a fim de verificar se a satisfação dos estudantes em relação ao Curso pode ser explicada pelos construtos. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário composto de 42 questões, aplicado a 224 acadêmicos. O modelo de equações estruturais, inicialmente proposto, foi testado e alterado de acordo com os resultados obtidos nas análises. Procurando tornar o modelo mais adequado, optou-se por se retirar o construto Demandas do Curso. Os resultados do modelo de mensuração demonstraram a validade dos construtos Envolvimento do Professor, Interesse do Estudante, Interação Professor-Estudante e Organização do Curso. No modelo, são comprovadas cinco das oito hipóteses estabelecidas originalmente e indicaram a retirada do construto Demandas do Curso. O modelo estrutural testou oito hipóteses, das quais cinco foram confirmadas. O modelo ajustado mostrou-se adequado para mensurar a Satisfação Geral dos estudantes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria, comprovando que os construtos Envolvimento do Professor e Interesse do Estudante influenciam positivamente a Satisfação Geral do estudante em relação ao curso.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to evaluate the factors determining general satisfaction among Accountancy students at the Federal University of Santa Maria, in relation to the course. Therefore, Teacher Involvement, Student Involvement, Teacher-Student Interaction, Course Demands and Course Organization constructs were used and presented in the structural equation model of Paswan and Young (2002). The variable General Satisfaction was added to this model to verify if student satisfaction in relation to the course can be explained through these constructs. Data were collected through a questionnaire composed of 42 questions, answered by 224 students. The initially proposed structural equation model was tested and altered in accordance with the analysis results. To make a more adequate model, the construct of Course Demands was eliminated. The structural model tested eight hypotheses, five of which were confirmed. The adjusted model proved to be adequate for measuring General Satisfaction of Accountancy students at the Federal University of Santa Maria, reaffirming that the constructs Teacher Involvement and Student Interest positively influenced the General Satisfaction of the student in relation to the course.
  • A gestão por processos gera melhoria de qualidade e redução de custos: o caso da unidade de ortopedia e traumatologia do hospital das clínicas da Universidade Federal de Pernambuco Artigos

    Lagioia, Umbelina Cravo Teixeira; Ribeiro Filho, José Francisco; Falk, James Anthony; Libonati, Jeronymo José; Lopes, Jorge Expedito de Gusmão

    Resumo em Português:

    Este artigo teve como objetivo principal verificar até que ponto a utilização de protocolos de atendimento médico-hospitalar pode promover um incremento na qualidade dos serviços prestados via padronização de processos, no mesmo tempo em que propicia uma redução nos custos diretamente relacionados aos procedimentos protocolados. O estudo em tela ocorreu na Unidade de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, e se refere ao procedimento de artroplastia de joelho ou colocação de prótese no joelho. Dados foram coletados durante os anos de 2004 e 2005 sobre indicadores de qualidade e sobre os custos diretos da cirurgia e da internação referentes a 89 pacientes que se submeteram ao procedimento sob estudo. A pesquisa foi realizada em dois momentos distintos: antes e após a implantação do protocolo que envolveu todo o processo médicohospitalar desde o seu atendimento inicial no ambulatório até sua alta do hospital. Por meio da análise dos dados ficou evidenciado que o protocolo implantado promoveu uma redução no tempo médio de espera para a realização da cirurgia da ordem de 3 dias, permitiu a diminuição de 7 dias na permanência total dos pacientes, reduziu em cerca de 20 minutos o tempo médio de duração da cirurgia. Todavia, não se conseguiu reduzir de maneira significativa os custos diretos de consumo, mas proporcionou uma queda em todos os custos diretos vinculadas à internação.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to verify to which extent the use of a medical-hospital treatment protocol can promote quality improvement in the services provided by means of process standardization, while at the same time reducing surgical and inpatient costs directly related to the procedure under protocol. The study took place at the Orthopedics Department of the Hospital das Clínicas at the Federal University of Pernambuco and referred to a knee arthroplasty or prosthetic knee replacement procedure. Data was collected during the period from 2004 to 2005 regarding quality indicators and direct surgical and inpatient costs for 89 patients submitted to the procedure under observation. The study looked at two distinct time periods: before and after the implementation of the protocol that involved the entire medical and administrative processes, ranging from the initial contact of the patient at the outpatient service up to the surgery and discharge from the hospital ward. Statistical data analysis made it evident that the protocol implemented at the hospital promoted a reduction in the mean waiting period of three days from time of admission to surgery, of seven days in the overall length of the patient' stay, a mean reduction of 20 minutes in the time of surgery, although no significant cost reduction in the materials consumed during the surgery itself was observed. It also proportioned a reduction in all direct cost categories related to the inpatient period.
  • Aspectos da formação do professor de ensino superior de ciências contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação Artigos

    Andere, Maira Assaf; Araujo, Adriana Maria Procópio de

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa analisou a formação do professor de Contabilidade por meio de 4 áreas de formação: (i) prática; (ii) técnico-científica; (iii) pedagógica e (iv) social e política. Para isso, examinaram-se as percepções dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação (Stricto Sensu) na área contábil e dos discentes desses programas. Para coletar as percepções do público-alvo, utilizou-se questionário on-line, obtendo uma amostra composta por 208 discentes e 12 coordenadores. Os resultados foram identificados pela utilização de análises descritiva e de agrupamento. Foi constatado que os programas estão direcionados, em primeiro lugar, para a formação de pesquisadores com conhecimentos teóricos e específicos da área contábil, voltados para a pesquisa científica. Em segundo lugar, estão direcionados para a formação pedagógica, incentivando a docência e o desenvolvimento de habilidades didáticopedagógicas. Em terceiro lugar, segundo a opinião dos discentes, os programas têm o objetivo de incentivar a formação prática e, por último, à formação social e política, com o desenvolvimento de conhecimentos sobre política, economia, filosofia. Contudo, na opinião dos coordenadores, a ordem de importância das últimas áreas de formação está invertida, ficando em terceiro lugar a formação social e política e em quarto a formação prática.

    Resumo em Inglês:

    This research studied accounting teachers' education in four education process areas: (i) practical; (ii) technical-scientific; (iii) pedagogical and (iv) social and political. The perceptions obtained from Stricto Sensu graduate accounting programs coordinators were analyzed, as well as the perceptions obtained from accounting graduates with a master's degree (M.Sc.) and M.Sc. students, accounting graduates with a doctoral degree (Ph.D.) and Ph.D. students. An on-line questionnaire was used to collect the target public's perceptions, and the sample was composed by 208 students and 12 coordinators. The results were identified through the use of descriptive and cluster analysis. Firstly, the graduate accounting programs are directed at technical-scientific education with theoretical and specific accounting knowledge, oriented towards scientific research. Secondly, these programs aim for pedagogical education, stimulating the teachers' activities and the development of didactical-pedagogical abilities. In the third place, according to students' opinion, these programs stimulate practical education, aiming for the practical application of the theory. And, finally, these programs strongly emphasize social and political education, with knowledge development in politics, economics, philosophy and social sciences. However, according to the coordinators' opinion, the order of importance is inverted, with social and political education occupying the third and practical education the fourth place.
  • Accounting quality and the adoption of IASB standards: portuguese evidence Articles

    Morais, Ana Isabel; Curto, José Dias

    Resumo em Inglês:

    Through rule 1606/2002 by the European Commission, Portuguese listed firms were required to adopt IASB standards in the preparation and presentation of consolidated accounts for the periods beginning on or after 2005. IASB standards are developed in environments where accounting practices are especially directed at the private sector, reporting rules are largely unaffected by taxation requirements and capital is traditionally raised in public markets. However, in Portugal, financial reporting is closely related to tax reporting and banks play a key role in providing finance and inside access to information. We investigate whether adopting IASB standards is associated with higher earnings quality and higher value relevance. We compare the earnings quality and value relevance of accounting data of 34 Portuguese listed firms before (1995-2004) and after (2004-2005) the adoption of IASB standards. We find that firms, during the period when they adopt IASB standards, report less smooth earnings than those firms in periods when they adopted national accounting standards, which seems to suggest an improvement in earnings quality. However, we also find that the value relevance of accounting information decreases with the adoption of IASB standards.
  • Os impactos na atividade de auditoria independente com a introdução da lei Sarbanes-Oxley Divulgação De Trabalho

    Silva, Adriano Gomes da; Robles Junior, Antonio

    Resumo em Português:

    Sucessivos escândalos de manipulação de demonstrações financeiras das companhias abertas nos Estados Unidos da América, nos anos recentes, motivaram suas autoridades reguladoras a promulgar a Lei Sarbanes-Oxley (Sox). Essa estabeleceu um conjunto severo de regras às principais figuras envolvidas no mundo corporativo, abarcando administradores, auditores, advogados e analistas de mercado. Aos auditores independentes foram destinadas regras específicas que introduziram novidades como a criação de órgão fiscalizador da profissão (PCAOB), novas regras de independência e renovadas normas de auditoria (auditing standards). A pesquisa cobriu o objetivo principal de analisar os impactos (variáveis dependentes) percebidos pelos auditores independentes com a introdução da lei estadunidense (variável independente), utilizando como ferramenta a aplicação de um questionário. A metodologia de pesquisa combina revisão bibliográfica do tema e levantamento da percepção dos impactos da Sox pelos auditores independentes. Para os pesquisados, a Sox aumentou a fiscalização sobre a profissão; agregou maior credibilidade às demonstrações financeiras, ao trabalho de auditores e contadores e contribuiu para o aumento dos honorários de auditoria.

    Resumo em Inglês:

    Successive scandals of manipulation of open corporations' financial statements in the United States, in recent years, motivated their regulatory authorities to enact the Sarbanes-Oxley Act ("Sox"). This established a strict set of rules for the primary figures involved in the corporate world, including managers, auditors, lawyers and market analysts. Specific rules that introduced innovations, such as the creation of a supervisory body (PCAOB), new independence rules and renewed auditing standards were designed for independent auditors. The research covered the main goal of analyzing the impacts (dependent variables) independent auditors perceived after the introduction of the American law (independent variable), through a questionnaire. The research methodology combines a bibliographic review and a survey of how independent auditors perceived the Sox Act impacts. According to the participants, the Sox Act increased the supervision on the profession; added more credibility to the financial statements, to the work of auditors and accountants, and contributed to the raising of audit fees.
  • Dissertações de mestrado Comunicações

  • Errata Comunicações

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