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Revista Contabilidade & Finanças, Volume: 27, Número: 72, Publicado: 2016
  • APRESENTAÇÃO Presentation

    Frezatti, Fábio
  • Um Qualis em quatro tempos: histórico e sugestões para Administração, Ciências Contábeis e Turismo Editorial

    Trzesniak, Piotr
  • Emissão de Dívida e Gerenciamento de Resultados* Articles

    Sincerre, Bianca Piloto; Sampaio, Joelson O.; Famá, Rubens; Santos, José Odálio dos

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar o gerenciamento de resultados (GR) por ocasião do evento de emissão de títulos de dívidas (debêntures) das empresas listadas na BM&FBOVESPA. O GR é uma intervenção proposital nos relatórios financeiros externos, a fim de obter algum ganho privado. Essa prática é especialmente importante no momento de emissão de debêntures; isso porque, se os resultados forem inflados, os investidores podem pagar um preço artificialmente elevado. Para mensurar o gerenciamento de resultados, utilizaram-se como proxy as acumulações discricionárias correntes com base nos modelos econométricos de Jones Modificado e Jones Modificado com ROA. Todas as regressões consideraram os efeitos fixos das empresas e efeitos temporais das análises. Encontraram-se evidências de que as empresas inflam seus resultados financeiros no período de emissão, com a finalidade de influenciar positivamente seus investidores. Os resultados sugerem que há gerenciamento no trimestre que antecede a emissão (t = -1), apontando a influência que os investidores podem ter sofrido na sua decisão de investir em debêntures dessas empresas. Adicionalmente, constatou-se que empresas com maiores índices de endividamento, rentabilidade e crescimento de vendas apresentam maiores níveis de gerenciamento de resultados. A reputação do auditor não se mostrou estatisticamente significante em relação à redução do nível de gerenciamento. Os resultados também apontam que empresas listadas no Nível II e no Novo Mercado apresentaram maiores níveis de gerenciamento, ao considerar o modelo de Jones Modificado com ROA. Portanto, pode-se concluir que há maior nível de gerenciamento de resultados das empresas que emitem debêntures no período que antecede a emissão. Finalmente, a variável que está diretamente relacionada com o nível de gerenciamento é o crescimento de vendas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this paper is to analyze earnings management (EM) surrounding debenture issues of companies listed on the BM&FBOVESPA. EM is an intentional intervention in external financial reports in order to obtain some private gain. This practice is especially important at the time of issuing debentures because if earnings are inflated, investors may pay an artificially high price. To measure earnings management, current discretionary accruals were used as a proxy, based on the Modified Jones and Modified Jones with ROA econometric models. All of the regressions considered the fixed effects of the companies and the time series effects of the analyses. Evidence was found that companies inflate their financial results in the issuing period in order to positively influence their investors. The results suggest that there is EM in the quarter preceding the issue (t = - 1), indicating the influence that investors may have been under when making the decision to invest in debentures from these companies. In addition, it was verified that companies with higher debt, profitability, and sales growth ratios have higher levels of earnings management. The reputation of the auditor was not statistically significant regarding reductions in the level of management. The results also show that companies listed on Level II and New Market had higher levels of management when considering the Modified Jones with ROA model. Therefore, it can be concluded that there is a greater level of earnings management in companies that issue debentures in the period preceding the event. Finally, the variable that is directly related to the level of earnings management is sales growth.
  • Análise da Influência da Presença da Suavização de Resultados sobre a Persistência dos Lucros no Mercado Brasileiro Artigos

    Kolozsvari, Ana Carolina; Macedo, Marcelo Alvaro da Silva

    Resumo em Português:

    Neste estudo é investigada a influência da suavização de resultados sobre a persistência dos lucros no mercado brasileiro. Argumenta-se que as escolhas contábeis realizadas pelas empresas, em prol da divulgação de estabilidade, podem alterar o nível informacional do desempenho relatado ao mercado e, assim, afetar sua utilidade, notadamente para fins de precificação das empresas e decisões de alocação de recursos. A amostra foi determinada a partir das empresas com capital aberto na BM&FBOVESPA, com atuação entre 2004 e 2013. As empresas da amostra foram separadas em dois grupos quanto à presença de suavização de resultados, estabelecida a partir das métricas EM1 e EM2 de Leuz, Nanda e Wysocki (2003). Em seguida, foi inserida uma variável binária multiplicativa no modelo básico de persistência, para verificar a influência da presença da suavização sobre a persistência. Os resultados mostram o aumento da transitoriedade da série temporal, promovida pela presença da suavização de resultados, e se constata que a divulgação de estabilidade, informada através de uma série de lucros suaves, prejudicou a sustentabilidade do desempenho reportado, captada pela persistência da série. Controles adicionais realizados mostram a influência da suavização sobre a persistência como negativa, para empresas de pequeno porte e na ocorrência de prejuízos, e positiva na atuação em setores com regulação contábil. Conclui-se que, ao menos para as empresas da amostra, a divulgação de desempenhos constantes abriu espaço para a perda de sustentação dos lucros como informação, na qual os investidores, financiadores e administradores baseiam suas decisões.

    Resumo em Inglês:

    This study addresses the influence of income smoothing on earnings persistence in the Brazilian market. We argue that accounting choices made by firms in order to report stability can affect the informational level of performance reported to the market, and thus affect its usefulness, particularly for company valuations and fund allocating decisions. The sample was set based on open companies listed on the BM&FBOVESPA between 2004 and 2013. The firms in the sample were separated into two groups with regards to the presence of income smoothing, based on the EM1 and EM2 metrics from Leuz, Nanda, and Wysocki (2003). We then inserted a multiplicative dummy variable into the basic persistence model, to assess the effect of smoothing on persistence. The results show increased transience in the time series, caused by the presence of income smoothing, which denotes that reported stability, conveyed via a series of smooth earnings, decreased the sustainability of reported performance, captured by persistence of the series. Additional controls show a negative influence of smoothing on persistence for small firms and when incurring losses, and a positive one for operations in sectors with accounting regulation. We conclude that, at least for the firms in the sample, reporting of constant performance resulted in a loss in the sustainability of income as a form of information on which investors, fund providers, and administrators base their decisions.
  • Adaptação do Balanced Scorecard: Estudo de Caso em uma Empresa Distribuidora de Combustível Articles

    Evangelista de Barros, Omar José; Wanderley, Cláudio de Araújo

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo é analisar e explicar a adaptação do balanced scorecard (BSC), a partir do modelo teórico de Ansari, Fiss and Zajac (2010), em uma distribuidora de combustível (cognominada Companhia Petrolífera), que se caracteriza neste artigo como empresa adotante seguidora. Assim, coloca-se no centro das discussões sobre a difusão de práticas de contabilidade gerencial o processo de adaptação. Os resultados evidenciaram que o BSC adotado na Companhia Petrolífera é compatível com outras tecnologias presentes na organização. No que diz respeito ao aspecto cultural, houve baixo ajuste da prática à cultura organizacional, ao passo que a análise do aspecto político não evidenciou desajustes. Em decorrência desse baixo ajuste cultural entre o BSC e a Companhia Petrolífera, nesta o BSC apresenta alta fidelidade e baixa extensão em relação ao modelo observado na literatura sobre o tema. O artigo segue as evidências teóricas e empíricas de que um padrão específico de adaptação dependerá do ajuste entre as características técnica, cultural e política da prática implementada e as características da empresa. Esse é um aspecto distintivo de nosso estudo, pois busca explicar as variações das práticas organizacionais analisando sua consistência com as necessidades, os objetivos e a estrutura da empresa adotante, considerando especialmente os aspectos culturais e políticos envolvidos no processo de adaptação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to analyze and explain the adaptation of the balanced scorecard (BSC), through the theoretical model by Ansari, Fiss and Zajac (2010), in a fuel distribution company (nicknamed Oil Company), which is characterized in this article as a late adopter. By doing so, we place the adaptation process at the heart of our research on the diffusion of management accounting practices. The results showed that the BSC adopted in the Oil Company is compatible with other technologies observed in the organization. Regarding the cultural aspect, there was low adaptation of the practice to the organizational culture; however, no political misfits were observed. Due to this low cultural fit between the BSC and the Oil Company, in the latter the BSC has high fidelity and low extension in relation to the model observed in the extant literature. The article builds on the theoretical and empirical evidence that a specific adaptation pattern depends on the fit between the technical, cultural, and political characteristics of the practice implemented and the characteristics of the company. This is a distinctive aspect of our study, as it seeks to explain variations in the organizational practices by analyzing their consistency with the needs, objectives, and structure of the adopting company, especially considering the cultural and political aspects involved in the adaptation process.
  • Efeito das Escolhas Estratégicas e dos Sistemas de Controle Gerencial no Desempenho Organizacional Articles

    Junqueira, Emanuel; Dutra, Eduardo Vieira; Zanquetto Filho, Helio; Gonzaga, Rosimeire Pimentel

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo investiga o efeito das escolhas estratégicas genéricas e dos sistemas de controle gerencial (SCG) no desempenho organizacional de empresas de médio e grande porte localizadas no Espírito Santo, tendo a teoria da contingência como plataforma teórica. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com a utilização de um survey como técnica de coleta de dados. Foram validados 73 questionários, respondidos pelos responsáveis pela controladoria ou área afim dessas empresas, no período de fevereiro a abril de 2014. A análise dos dados foi feita usando a técnica da modelagem de equações estruturais. Os principais resultados indicam que: (i) as forças competitivas moldam a estratégia adotada pelas organizações pesquisadas, porém, de forma contrária à prevista na literatura, ou seja, as empresas que atuam em ambientes com maior competição escolhem como estratégia a busca pela liderança em custo, ao invés da diferenciação; (ii) o desenho do SCG é influenciado pela estratégia escolhida, sendo que o uso de práticas gerenciais contemporâneas está associado a uma estratégia de diferenciação; (iii) as escolhas estratégicas e o SCG possuem impacto positivo no desempenho organizacional. Além disso, empresas que combinam estratégia de diferenciação com práticas gerenciais contemporâneas possuem desempenho superior às demais empresas analisadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The study investigates the effect of generic strategic choices and management control systems (MCS) on the organizational performance of large and medium-sized companies located in Espírito Santo, using Contingency Theory as the theoretical framework. It is a quantitative study, using a survey as the data collection technique. 73 questionnaires were validated, after being completed by those responsible for the controlling or related area of these enterprises over the period between February and April of 2014. The data analysis was performed using the structural equations modeling technique. The main results indicate that: (i) competitive forces shape the strategy adopted by the organizations surveyed, however, contrary to what the literature predicts, those companies that operate in more competitive environments choose a strategy of cost leadership instead of differentiation; (ii) the design and use of the MCS is influenced by the strategy chosen, and the use of contemporary management practices is associated with a differentiation strategy; (iii) strategic choices and the MCS have a positive impact on organizational performance. In addition, those companies that combine differentiation strategy with contemporary management practices perform better than the other companies analyzed.
  • Determinantes do Reconhecimento das Perdas por Impairment do Goodwill Articles

    Vogt, Mara; Pletsch, Caroline Sulzbach; Morás, Vania Regina; Klann, Roberto Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve por objetivo verificar os determinantes do reconhecimento das perdas por impairment do goodwill (IMPGOODW) em empresas brasileiras. Para tal, foi realizada uma pesquisa descritiva, documental, em que foram coletadas informações em bases de dados e em notas explicativas, com abordagem quantitativa. A amostra do estudo compreendeu as empresas brasileiras listadas na base de dados Thomson, totalizando 91 empresas e 346 observações. Os dados foram coletados entre os anos de 2011 a 2014. Para o tratamento e análise dos dados foi utilizada a regressão logística com dados em painel. Os resultados demonstram que os fatores mudança de gestão (MGEST), book-to-market (BM), quantidade de unidades geradoras de caixa (UGC), variação no retorno sobre ativos (ΔROA) e goodwill (GOODW) foram significativos para determinar as perdas por IMPGOODW. Estes achados indicam que, além de fatores econômicos, ações dos gestores estão associadas ao reconhecimento de tais perdas, as quais podem ser caracterizadas como incentivos à prática de gerenciamento de resultados (GR). Diante disso, conclui-se, de modo geral, que as perdas por IMPGOODW reconhecidas nas empresas analisadas podem não ter sido utilizadas unicamente para reduzir seus ativos aos valores recuperáveis, mas, também, para atingir resultados condizentes com os objetivos dos gestores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to verify the determinants of goodwill impairment (GOODWIMP) loss recognition in Brazilian companies. For this, a descriptive and documentary study was carried out in which information was collected from databases and explanatory notes using a quantitative approach. The study sample was comprised of Brazilian companies listed on the Thomson database, totaling 91 companies and 346 observations. Data were collected from 2011 to 2014. For the treatment and analysis of the data, logistic regression with panel data was used. The results show that the factors change in management (CHMAN), book-to-market (BM), number of cash generating units (CGU), variation in return on assets (ΔROA) and goodwill (GOODW) were significant in determining GOODWIMP losses. These findings indicate that in addition to economic factors, managers' actions are associated with the recognition of such losses, which can be characterized as incentives for earnings management (EM) practices. Therefore, it is generally concluded that the GOODWIMP losses recognized in the companies analyzed may not only have been used to reduce their assets to recoverable amounts, but also to achieve results consistent with the objectives of managers.
  • Relação unidirecional entre confiança do consumidor e rentabilidade do PSI-20 - Influência do ciclo econômico Articles

    Neves, Maria Elisabete Duarte; Gonçalves, Luís Miguel Aragão Duarte; Ribeiro, Mario Joaquim Silva; Feiteira, Paulo Jorge Santiago; Viseu, Clara Margarida Pisco

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho tem como principal objetivo determinar a relação entre sentimento de mercado e taxas de retorno no principal benckmark português e verificar se essa relação é influenciada pelos diferentes ciclos econômicos. Dada a subjetividade inerente à utilização de variáveis que identifiquem o sentimento dos investidores, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) foi utilizado como indicador de referência. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada análise da estacionariedade das séries temporais, correlação de Pearson e causalidade de Granger utilizando o modelo de vetores autorregressivos e, posteriormente, o Método dos Mínimos Quadrados com variáveis macroeconômicas. Os resultados obtidos sugerem uma relação unidirecional dos retornos do mercado de ações na variável sentimento. De fato, em períodos de recessão, o pessimismo dos investidores induz a comportamentos lineares e a relação sentimento-retorno é mais evidente. Assim, este artigo proporcionará duplo interesse: para a comunidade acadêmica, fornecendo base para investigações futuras, e para gestores e investidores, quanto à percepção de que a previsibilidade dos retornos será mais fácil em períodos recessivos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this paper is to determine the relationship between market sentiment and rates of return on the main Portuguese benchmark and verify whether this relationship is influenced by different economic cycles. Given the subjectivity inherent to the use of variables capturing investor sentiment, the Consumer Confidence Index (CCI) was used as a benchmark. To achieve the proposed objective, an analysis of time series stationarity, Pearson correlation, and Granger causality using the autoregressive vectors model was carried out, followed by the Least Squares Method with macroeconomic variables. The results obtained suggest a one-way relationship between stock market returns and the sentiment variable. In fact, in times of recession, investor pessimism induces linear behavior and the sentiment-return relationship is more evident. This article will thus be of interest both to the academic community, in providing a basis for future investigations, and to managers and investors, with regards to the perception that the predictability of returns will be easier in periods of recession.
  • Redução da assimetria informacional sob a ótica do controle gerencial: discussão sobre práticas em empresas transparentes Articles

    Espejo, Márcia Maria dos Santos Bortolocci; Daciê, Franciele do Prado

    Resumo em Português:

    RESUMO O mercado de capitais é diariamente abastecido por informações, porém, quando disponibilizadas de forma incompreensível, tornam-se uma possível barreira para investimentos. A fim de suprir essa carência, regulamentos constantemente aprimorados intensificam a necessidade de mais e melhores informações. No contexto gerencial, estudos empíricos indicam que há baixo grau de utilização de artefatos modernos da Contabilidade Gerencial; todavia, no âmbito teórico, a Teoria da Contabilidade prescreve que a Contabilidade deve atender eficazmente seus usuários externos e internos. Concebe-se, desta forma, que não somente informações financeiras, como também as de gestão, estariam expressas em seus relatórios. Essa investigação tem como objetivo verificar se existem diferenças quanto ao nível de divulgação de práticas de controle gerencial nos demonstrativos contábeis das companhias indicadas ao Prêmio Transparência organizado pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) e Serasa Experian em relação às demais companhias listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA). Estes elementos foram definidos a partir de uma análise de discurso nos Relatórios de Administração (RAs) e as evidências foram testadas a partir da Análise de Correspondência Múltipla. A amostra é composta por 19 RAs das companhias de capital aberto indicadas ao Troféu Transparência e 129 RAs de companhias listadas da BM&FBOVESPA. Os achados mostram que as companhias indicadas ao prêmio dispõem de algumas categorias informacionais peculiares nos discursos de seus RAs e que esses elementos não são suficientes para evidenciar diferenças no nível de transparência de práticas de controle gerencial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The capital market is supplied with information daily, but when this is made available in an incomprehensible way, it becomes a potential barrier to investment. In order to overcome this shortcoming, constantly improved regulations intensify the need for more and better information. In the managerial context, empirical studies indicate that there is a low level of use of modern Management Accounting tools; however, on a theoretical level, Accounting Theory prescribes that Accounting must effectively meet the needs of its external and internal users. It is thus believed that not only financial but also management information would be apparent in its reports. This investigation aims to verify whether there are differences with regards to the level of reporting of management control practices in the financial statements of companies nominated for the Transparency Award, organized by the National Association of Finance, Administration, and Accounting Executives (ANEFAC), the Accounting, Actuarial, and Financial Research Institute (FIPECAFI) and Serasa Experian, compared with the other companies listed on the São Paulo Stock, Commodities, and Futures Exchange (BM&FBOVESPA). These elements were defined based on a discourse analysis of Management Reports (MRs) and the evidence was tested using Multiple Correspondence Analysis. The sample consists of 19 MRs from publicly-traded companies that were nominated for the Transparency Trophy and 129 MRs from companies listed on the BM&FBOVESPA. The findings show that the companies nominated for the award have some special informational categories in the discourses of their MRs and that these elements are not enough to show differences in the level of transparency of management control practices.
  • Abordagem Geracional dos Fatores que Influenciam a Escolha de Carreira em Contabilidade Articles

    Hsiao, Jony; Nova, Silvia Pereira de Castro Casa

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa tem por objetivo compreender quais são os fatores que influenciam a geração Y ao escolher a contabilidade como sua carreira. Um significativo declínio do número de candidatos dispostos a seguir carreira como contadores tem sido observado no exterior - EUA, Austrália e Japão. Entretanto, em outros países - Brasil, Singapura e Hong Kong - observa-se o oposto. Outra questão é o declínio da qualificação educacional daqueles que seguem uma carreira em contabilidade, o que contribui para que muitos estudantes talentosos mudem sua escolha de carreira. Isso pode ser explicado pelo fato de as pessoas tenderem a acreditar que a contabilidade é uma ciência exata, cheia de cálculos, algo chato e não tão criativo, trazendo desequilíbrio entre os traços que um indivíduo deve apresentar de acordo com o mercado de trabalho e aqueles percebidos pela sociedade. Para proporcionar uma contribuição com a literatura em relação aos fatores que influenciam a geração Y em sua escolha de carreira, um dos objetivos desta pesquisa foi realizar um estudo exploratório no qual algumas hipóteses foram formuladas para apoiar a discussão. Utilizamos a Teoria Geracional de Mannheim e a literatura sobre escolha de carreira. A coleta de dados foi realizada com o uso de um questionário, com base no Portrait Value Questionnaire de Schwartz e no Student Choice Task Inventory de Germeijs e Verschueren, adaptado por meio de entrevista em grupo focal. A totalidade dos dados foi coletada on-line e a amostra foi composta por 665 sujeitos. Os resultados mostraram que as pessoas que escolhem a contabilidade como sua carreira foram influenciadas por fatores como criatividade, independência, ambiente desafiador e dinâmico, segurança no emprego, geração de dinheiro, disponibilidade de emprego e outras pessoas importantes - amigos e professores. Os sujeitos não foram influenciados por fatores sociais, como trabalhar com pessoas e proporcionar contribuições à sociedade e à família. Eles desejam maior autonomia, criatividade e flexibilidade no trabalho, e as pessoas ainda se preocupam com a segurança no emprego e a geração de dinheiro.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research aims to grasp which factors influence the generation Y to choose accounting as its career. A significant decline in the number of candidates willing to pursue a career as accountant has been observed abroad - USA, Australia, and Japan. However, in other countries - Brazil, Singapore, and Hong Kong - the opposite has been observed. Another issue is the decline in educational qualification of those pursuing an accounting career, contributing in a way that many talented students change their career choice. This may be explained by the fact that people tend to believe accounting is an exact science, full of calculations, boring, and not very creative, bringing an unbalance between the traits an individual should have according to the job market and those perceived by society. In order to give a contribution to literature concerning the factors that influence the generation Y in its career choice, a goal of this research was conducting an exploratory study where some hypotheses were formulated to support the discussion. We used Mannheim's Generational Theory and the literature on career choice. Data collection was carried out using a questionnaire, based on Schwartz's Portrait Value Questionnaire and Germeijs and Verschueren's Student Choice Task Inventory, adapted through focus group interview. Data were fully collected online and the sample consisted of 665 subjects. The results showed that people who chose accounting as their career were influenced by factors such as creativity, independence, challenging and dynamic environment, job security, money-making, job availability, and other significant people - friends and teachers. The subjects were not influenced by social factors, such as working with people and making contributions to society and family. They wish for more autonomy, creativity, and flexibility at work, and people still care about job security and money-making.
  • Influência da crise financeira de 2008 na previsibilidade dos modelos de apreçamento de ativos de risco no Brasil Articles

    Bortoluzzo, Adriana Bruscato; Venezuela, Maria Kelly; Bortoluzzo, Maurício Mesquita; Nakamura, Wilson Toshiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa três modelos de apreçamento de ativos de risco, o CAPM (do inglês capital asset pricing model), de Sharpe e Lintner, o modelo de três fatores, de Fama e French, e o de quatro fatores, de Carhart, no mercado brasileiro para o período de 2002 a 2013. Os dados são compostos por ações negociadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA) com periodicidade mensal, excluídas ações do setor financeiro, com patrimônio líquido negativo e sem cotações mensais consecutivas. A proxy para o retorno de mercado é o Índice Brasil (IBrX) e para o ativo livre de risco é a poupança. A crise de 2008, evento de imensa proporção e prejuízo para os mercados, pode ter causado alterações na estrutura de relação dos ativos de risco, gerando mudanças nos resultados dos modelos de apreçamento. Utiliza-se a estratégia de divisão do período total em pré-crise e pós-crise para atingir o principal objetivo: analisar os efeitos da crise sobre os resultados dos modelos de apreçamento de ativos e seu poder de previsão. Verifica-se que os fatores considerados são relevantes no mercado brasileiro nos dois períodos, mas entre os períodos ocorrem mudanças na relevância estatística das sensibilidades ao prêmio de mercado e ao fator valor. Além disso, a capacidade preditiva dos modelos de apreçamento é maior no período pós-crise, em especial para os modelos multifatoriais, sendo o modelo de quatro fatores capaz de melhorar em até 80% a previsão do retorno das carteiras, neste período, quando comparado ao CAPM.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article examines three models for pricing risky assets, the capital asset pricing model (CAPM) from Sharpe and Lintner, the three factor model from Fama and French, and the four factor model from Carhart, in the Brazilian mark et for the period from 2002 to 2013. The data is composed of shares traded on the São Paulo Stock, Commodities, and Futures Exchange (BM&FBOVESPA) on a monthly basis, excluding financial sector shares, those with negative net equity, and those without consecutive monthly quotations. The proxy for market return is the Brazil Index (IBrX) and for riskless assets savings accounts are used. The 2008 crisis, an event of immense proportions and market losses, may have caused alterations in the relationship structure of risky assets, causing changes in pricing model results. Division of the total period into pre-crisis and post-crisis sub-periods is the strategy used in order to achieve the main objective: to analyze the effects of the crisis on asset pricing model results and their predictive power. It is verified that the factors considered are relevant in the Brazilian market in both periods, but between the periods, changes occur in the statistical relevance of sensitivities to the market premium and to the value factor. Moreover, the predictive ability of the pricing models is greater in the post-crisis period, especially for the multifactor models, with the four factor model able to improve predictions of portfolio returns in this period by up to 80%, when compared to the CAPM.
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