Acessibilidade / Reportar erro

Nível de atividade física e percepção de dor musculoesquelética autorrelatada em homens mais velhos

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Frente ao impacto social e econômico que a dor causa e aos indícios dos benefícios proporcionados pela prática de atividade física em indivíduos acometidos por essa sensação desagradável, o objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de dor musculoesquelética autorrelatada e determinar a associação dessa variável com o nível de atividade física em homens de 40 anos de idade ou mais, residentes na zona urbana da cidade de Pelotas-RS.

MÉTODOS:

O estudo caracteriza-se como observacional, transversal de base populacional. O nível de atividade física foi mensurado por meio das sessões de lazer e deslocamento do Questionário Internacional de Atividades Físicas, sendo classificados como insuficientemente ativos aqueles com escore inferior a 150 minutos/semana. Para avaliar a autopercepção da dor utilizou-se uma questão da escala The Aging Male's Symptoms Scale. Foram classificados como tendo dores aqueles que relataram sentir dores moderadas, graves e intensas.

RESULTADOS:

A prevalência de autopercepção de dor foi de 27,0% (IC95% 22,7 - 31,3) e esteve significativamente associada ao nível de atividade física (p<0,001). Os homens que realizaram 150 minutos/semana ou mais de atividade física apresentaram uma proteção de 60% contra o relato de dor quando comparados aos que não atingiam esse ponto de corte, sendo que esse resultado se manteve significativo após ajuste para os fatores de confusão (p=0,02).

CONCLUSÃO:

O presente estudo demonstrou que atingir as recomendações de atividade física pode representar proteção contra a percepção da dor musculoesquelética nos homens estudados.

Descritores:
Atividade física; Dor; Dor musculoesquelética; Epidemiologia; Homens

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br