Acessibilidade / Reportar erro

Dor lombar - uma abordagem diagnóstica

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor lombar é um problema que afeta 80% dos adultos em algum momento da vida, está entre as 10 primeiras causas de consultas a internistas e, em cada ano, trabalhadores se ausentam de suas atividades por mais de sete dias em razão dessa doença com grande impacto na produtividade e redução da economia. O objetivo deste estudo foi fornecer ao clínico que trabalha no atendimento primário uma maneira de abordagem adequada do paciente com dor lombar crônica, enfatizando o diagnóstico diferencial dessa doença.

CONTEÚDO:

A caracterização etiológica da dor lombar é um processo que exige uma abordagem propedêutica que inclua história clínica, exame físico e exames complementares. Foi desenvolvido, baseado na literatura, abordagem de dor lombar de origem mecânica, e outras menos comuns, como as que cursam com componente neuropático ou decorrentes de inflamação, infecção ou neoplasia.

CONCLUSÃO:

O diagnóstico da dor lombar é essencial, porém desafiador, para o médico no atendimento primário. A maioria dos pacientes portadores de lombalgia pode ser tratado no ambiente de atendimento primário, desde que o médico assistente tenha conhecimento apropriado da forma como elaborar o diagnóstico diferencial dessa doença.

Descritores:
Atenção primária; Diagnóstico; Dor lombar

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br