Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de dor crônica em homens idosos de um município do norte do Rio Grande do Sul

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor crônica é um problema presente na vida dos idosos, provocando limitações físicas e psicológicas. São poucas as análises que têm como foco principal a avaliação da dor no homem. O objetivo deste estudo foi identificar a prevalência de dor crônica em idosos do gênero masculino em um município do norte do Rio Grande do Sul.

MÉTODOS:

Estudo transversal de base populacional, realizado com pessoas de 60 anos ou mais, do município de Coxilha, estado do Rio Grande do Sul. A coleta dos dados foi realizada por inquérito domiciliar com instrumento validado entre junho e julho de 2010. Na análise, empregou-se a estatística descritiva.

RESULTADOS:

A média de idade foi de 68,7 anos. A prevalência de dor crônica foi de 43,7%, localizada principalmente nos membros inferiores e na região lombar.

CONCLUSÃO:

Identificou-se alta prevalência de dor crônica na população estudada. Os resultados apontam para a necessidade de se estabelecerem estratégias de intervenção para a prevenção e o controle da dor em homens idosos nos diferentes níveis de atenção à saúde.

Descritores:
Atividades diárias; Dor crônica; Epidemiologia; Idoso; Percepção da dor

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br