Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação dos efeitos de duas formulações de dexametasona em cirurgias de terceiros molares inclusos* * Recebido da Faculdade São Leopoldo Mandic, Campinas, SP, Brasil.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A utilização da injeção submucosa de dexametasona diretamente na área cirúrgica tem sido realizada em vários procedimentos odontológicos, mas ainda são escassos os estudos que avaliaram a sua eficácia em comparação com a via oral para exodontias de terceiros molares inclusos. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi avaliar a dor, edema e trismo no pós-operatório de cirurgia de terceiros molares inclusos utilizando-se dexametasona, por via oral, ou por injeção local submucosa.

MÉTODOS:

Estudo prospectivo, controlado, cruzado e randomizado envolvendo 36 pacientes com indicação cirúrgica de terceiros molares inferiores que foram divididos em dois grupos: grupo A injeção local submucosa de dexametasona (4mg/1mL) após a anestesia local e grupo B - 1 comprimido de dexametasona (4mg), por via oral, uma hora antes do procedimento. Edema e trismo foram avaliados clinicamente no pré-operatório, 1º, 2º, 3º e 7º dia de pós-operatório. Os pacientes foram orientados a registrar a intensidade de dor na escala analógica visual nos períodos zero (pré-operatório), 1h, 2h, 4h, 12h, 1 dia, 2 dias, 3 dias e uma semana após as cirurgias. Os dados obtidos foram submetidos a análise estatística com nível de significância de 5%.

RESULTADOS:

Não revelaram diferenças significativas no tempo cirúrgico em relação aos lados operados (p=0,4). Os valores de edema facial e trismo não demonstraram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos observados (p>0,05). Os valores médios de dor registrados na escala analógica visual não mostraram diferença estatística significativa entre os grupos e os pacientes não relataram grande desconforto pós-operatório e não necessitaram prolongar o fármaco analgésico (p>0,05).

CONCLUSÃO:

As duas vias de administração da dexametasona mostraram-se eficazes no controle da dor, edema e trismo após cirurgias de terceiros molares inferiores, apresentando resultados semelhantes.

Cirurgia bucal; Dexametasona; Dor; Edema


Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br