Acessibilidade / Reportar erro

Peso do material escolar e dor nas costas em alunos que deixam seus livros na escola

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A prevalência de dor nas costas em crianças e adolescentes tem sido motivo de preocupações no âmbito da saúde escolar. Entre as diferentes causas, o peso do material escolar destaca-se, uma vez que pesquisas mostram que este excede os valores recomendados. Assim, estratégias para reduzir o peso do material têm sido adotadas, como a disponibilidade de armários ou de estantes para deixar os livros na escola. Contudo, não está bem esclarecido se essas estratégias solucionam o problema. O objetivo deste estudo foi verificar a associação entre o peso do material escolar e a presença de dor nas costas em alunos de uma escola, os quais deixam seus livros na escola.

MÉTODOS:

A amostra foi composta por 48 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Petrolina-PE. Os alunos e seus materiais foram pesados. Para avaliar a presença de dor nas costas, foi utilizado o questionário de Avaliação da Postura Corporal e Dor nas Costas.

RESULTADOS:

O peso médio do material escolar foi 10,8±3,9% do peso corporal, não sendo encontrada diferença entre os gêneros. Dos 48 alunos, 20 relataram sentir dor nas costas e não foi encontrada associação da presença de dor nas costas com o gênero e com o peso do material escolar.

CONCLUSÃO:

Entre os alunos, 41,67% relataram sentir dor nas costas, enquanto que 52,09% transportam um peso superior a 10% do peso corporal, mas não foi encontrada associação entre o peso do material escolar e a presença de dor nas costas.

Descritores:
Criança; Dor nas costas; Suporte de carga

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br