Acessibilidade / Reportar erro

Eficiência da acupuntura no tratamento das disfunções temporomandibulares e sintomas associados

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A disfunção temporomandibular é definida como um conjunto de problemas clínicos que envolvem os músculos mastigatórios, a articulação temporomandibular e estruturas associadas. Por serem de causa multifatorial, diversas modalidades de tratamento são propostas e utilizadas com êxito. Contudo, as terapias mais recomendadas são as reversíveis e não invasivas, as quais devem ser a primeira opção de escolha no tratamento das disfunções temporomandibulares. O objetivo deste estudo foi discorrer sobre o uso da acupuntura no tratamento da disfunção temporomandibular e sintomas associados.

CONTEÚDO:

Compuseram essa revisão 34 artigos, publicados entre os anos de 1983 e 2015. Uma vez que a acupuntura busca devolver o equilíbrio do organismo e harmonia entre as partes física e psíquica por meio de estímulos em pontos específicos, pode ser considerada uma terapia de eleição para o tratamento da disfunção temporomandibular. Em pacientes com disfunção temporomandibular evidências demonstraram eficácia no aumento da amplitude de movimento da articulação temporomandibular, acelerando a liberação de serotonina, encefalina e endorfina, e favorecendo assim o relaxamento dos músculos mastigatórios e a redução da dor. Segundo os artigos recentes, os pontos mais comumente empregados para esse fim são: E6, E7, TA21, TA17, ID18, Taiyaing e Yintang (face e cabeça) e IG4 (extrafacial).

CONCLUSÃO:

A acupuntura tem se mostrado tão eficiente no controle de dores faciais quanto as terapias ocidentais convencionais. É uma terapia considerada útil, de baixo custo e que proporciona uma melhor qualidade de vida aos pacientes tratados com essa técnica.

Descritores:
Analgesia por acupuntura; Dor facial; Transtornos da articulação temporomandibular

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br