Acessibilidade / Reportar erro

A prática de Pilates melhora a dor e a qualidade de vida em mulheres com síndrome fibromiálgica

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Ainda faltam evidências que apoiem o treino de Pilates em mulheres com fibromialgia. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do Pilates na dor, qualidade de vida, depressão e ansiedade em mulheres com fibromialgia.

MÉTODOS:

Vinte mulheres com diagnóstico de fibromialgia foram voluntárias do estudo. Treze foram aleatoriamente alocadas para o grupo tratamento e sete para o grupo controle. Todas as 20 pacientes foram avaliadas antes e imediatamente após o tratamento de 8 semanas. Junto com a anamnese, avaliaram-se os 18 tender points descritos pelo American College of Rheumatology para classificação da fibromialgia. Além disso, avaliou-se o número de regiões dolorosas, a intensidade da dor com a escala analógica visual, a qualidade de vida pelo Questionário de Impacto da Fibromialgia, a depressão pelo Inventário de Depressão de Beck e a ansiedade pelo Inventário de Ansiedade de Beck. O grupo tratamento realizou sessões de 1h de Pilates duas vezes por semana por 8 semanas. O grupo controle continuou com seus tratamentos anteriores ao estudo sem modificações.

RESULTADOS:

Melhora estatisticamente significativa foi observada na intensidade da dor e no número de regiões dolorosas (p<0,05) no grupo tratado, ao passo que não há diferenças estatísticas para outras variáveis (p>0,05) ou para o grupo controle (p>0,05). Foram encontradas fortes correlações principalmente entre o número de tender points ativos e o Questionário de Impacto da Fibromialgia (r>0,8, p<0,05).

CONCLUSÃO:

Os resultados obtidos apoiam o Pilates como um recurso fisioterapêutico seguro para melhorar a dor em pacientes com fibromialgia.

Descritores:
Dor; Fibromialgia; Pilates; Qualidade de vida; Reabilitação

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br