Acessibilidade / Reportar erro

Experiência de mulheres com fibromialgia que praticam zumba. Relato de casos

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Diferentes tipos de exercícios estão sendo usados para o tratamento da fibromialgia, tais como, o exercício aeróbico, treinamento resistido, exercício de flexibilidade e terapia de consciência corporal, mas existe forte evidência que o padrão-ouro para o tratamento não farmacológico dessa doença é o exercício aeróbico. O objetivo deste estudo foi coletar relatos de experiência de pacientes com fibromialgia que praticaram três meses de dança (Zumba), e tiveram que suspender a dança por três meses devido ao recesso da atividade acadêmica no final de 2016 e início de 2017.

RELATO DOS CASOS:

Este é um estudo de abordagem qualitativa, sobre um relato de experiência de 16 mulheres com fibromialgia, que realizaram três meses de zumba no segundo semestre de 2016. Os relatos foram coletados no retorno das atividades em março de 2017, desse modo, as pacientes ficaram três meses sem a intervenção durante o recesso acadêmico. Os relatos das pacientes foram escritos por elas em uma folha, respondendo três perguntas. De acordo com os relatos foi percebido que a zumba trouxe vários benefícios para essas pacientes, como alívio da dor, melhora na qualidade do sono, autoestima e desempenho físico.

CONCLUSÃO:

Baseado nos relatos das pacientes, podemos concluir que a zumba como intervenção realizada por três meses, produziu efeitos positivos na melhora da dor, da capacidade funcional e da qualidade de vida de mulheres com fibromialgia.

Descritores:
Exercício aeróbico; Fibromialgia; Zumba

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br