Acessibilidade / Reportar erro

METACOGNIÇÃO EM EMPREENDEDORES: DIAGNÓSTICO ASSOCIADO A IDADE E SEXO

RESUMO

O objetivo principal deste estudo foi levantar elementos que evidenciam a influência das variáveis idade e gênero no nível metacognitivo de profissionais. Participaram do survey 851 profissionais cadastrados no Conselho Regional de Administração da Bahia e que possuem negócio próprio. Foram utilizados dois instrumentos psicométricos validados: Inventário de Consciência Metacognitiva (MAI) e o Inventário de Atividades Metacognitivas (MCAi). As hipóteses defendiam que a idade e gênero do respondente influenciam o seu Perfil Metacognitivo. A partir da Modelagem de Equações Estruturais os resultados indicaram que a variável gênero não apresentou relação significativa para o Perfil Metacognitivo. As implicações desta pesquisa oferecem conclusões empíricas que podem ajudar empreendedores, empresas, instituições de ensino superior a entender mais sistematicamente os aspectos metacognitivos que influenciam o comportamento empreendedor. Empiricamente, estes resultados contribuem para que os drivers participantes desta pesquisa ao desenvolver os aspectos metacognitivos, adquirem um diferencial competitivo na sua atuação empreendedora.

Palavras-chave:
Idade; Gênero; Metacognição; Empreendedores; Modelagem de Equações Estruturais

Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br