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Competências gerenciais em ação - o caso do Banco do Brasil

Managerial competence in action - the Brazil Bank case

Este artigo teve como objetivo identificar as competências gerenciais mais importantes na percepção dos próprios gerentes quando da atuação nas agências do Banco do Brasil. A pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, foi dividida em duas partes: na fase qualitativa levantou-se um conjunto de 27 competências gerenciais divididas em três blocos: sociais, técnicas e de negócio. Na fase quantitativa, elaborou-se um questionário para mensurar o grau de importância e de encorajamento das 27 competências gerenciais. A amostra foi constituída por 425 gerentes de agências níveis 1, distribuídos por todo o País, de três pilares negociais: varejo, atacado e governo, dos quais 248 responderam à pesquisa. Realizou-se análise descritiva buscando-se associações de interesse entre os graus de importância e encorajamento. Constatou-se que os graus de importância atribuídos pelos gerentes às competências superou os respectivos graus de encorajamento. Os resultados indicam que as competências sociais receberam os maiores escores, em relação às competências técnicas e de negócio, o que revela a necessidade do Banco priorizar o seu desenvolvimento em suas estratégias de gestão de pessoas.

competências; gerente; ação; estratégia; desenvolvimento


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