Acessibilidade / Reportar erro

SOBRE HISTÓRIA, GESTÃO E NEGÓCIOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA E AGENDA DE PESQUISA

RESUMO

Objetivo

O objetivo deste artigo é realizar uma revisão sistemática de literatura sobre a área da história dos negócios e a história da gestão em periódicos especializados.

Projeto/metodologia/abordagem

Realizamos uma revisão sistemática de literatura nos periódicos: Business History, Business History Review, Journal of Management History e Management & Organizational History, entre os anos de 2011 e 2020. Ao todo, foram analisados 231 artigos usando o técnica de codificação aberta, axial e seletiva.

Achados

Respondemos a duas questões analíticas centrais sobre as escolhas teórico-metodológicas dos pesquisadores e resumimos os resultados em seis linhas de pesquisa. As abordagens historiográficas são apresentadas a partir das epistemologias, teorias, métodos, contribuições, limitações e problemas de pesquisa apresentado pelos pesquisadores em seus artigos.

Originalidade/valor

O artigo é contributivo quando assume a premissa central de que a compreensão das decisões teórico-metodológicas dos pesquisadores resulta nas abordagens historiográficas adotadas nas pesquisas em negócios e gestão. Além disso, oferecemos uma agenda de pesquisa preocupada com problemas sobre: (1) os contextos empíricos marginais, (2) a abordagem comparativa da história; e (3) a percepção do passado como uma narrativa histórica.

Palavras-chave -
Historiografia; Epistemologia; Método; Teoria

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br