Acessibilidade / Reportar erro

Racismo contra imigrantes no Brasil: uma análise crítica do discurso dos empregadores

RESUMO

Finalidade:

Este artigo investiga as representações discursivas relacionadas ao racismo de empregadores e gestores de recursos humanos brasileiros sobre trabalhadores imigrantes contratados.

Abordagem teórica:

A teoria sócio-cognitiva proposta por Van Dijk é apresentada juntamente com estudos sobre as representações discursivas dos imigrantes.

Metodologia:

A pesquisa qualitativa utilizou entrevistas semiestruturadas com 12 empregadores nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. A análise dos dados baseou-se na análise crítica do discurso (ACD), na abordagem sociocognitiva de Van Dijk.

Constatações:

A pesquisa mostrou que o discurso dos empregadores parte do pressuposto de que os trabalhadores imigrantes: i) são mais eficientes do que os brasileiros; ii) se sujeitam a qualquer tipo de trabalho; iii) se destinam a trabalho não qualificado e árduo; iv) ameaçam os brasileiros (diferentes identidades culturais; diferentes valores comunitários; podem ser criminosos; são propagadores de doenças); e v) são um fardo econômico. O discurso do empregador brasileiro mantém e perpetua todas as características do ideário racista e dificulta o ingresso de imigrantes no mercado de trabalho brasileiro, forjando práticas de dominação que favorecem a desigualdade social.

Originalidade:

Este estudo contribui para alargar o âmbito de análise da ACD na investigação de empregadores e imigrantes. Também dialoga e contribui com a literatura brasileira sobre ACD ao adotar especificamente a abordagem sociocognitiva de Van Dijk em vez de Fairclough, mais comumente utilizada.

Palavras-chave:
Análise crítica do discurso; Abordagem sociocognitiva de Van Dijk; Imigração Sul-Sul; Empregadores; Ideologia racista

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br