Acessibilidade / Reportar erro

UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS E METODOLOGIAS ADAPTATIVAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA DE DOUTORADO PROFISSIONAL

RESUMO

Objetivo:

Para conduzir os projetos de desenvolvimento e criação de novos programas de pós-graduação stricto sensu profissional, as instituições de ensino superior têm, cada vez mais, utilizado ferramentas de gestão de projetos. Esta pesquisa teve como objetivo propor um modelo de práticas adaptativas de gerenciamento de projetos de curso de um Doutorado Profissional em Administração, visando o alcance dos objetivos propostos pela CAPES.

Design/metodologia/abordagem:

A abordagem utilizada foi qualitativa, por meio do método de estudo de caso único. Para explorar o fenômeno, houve a condução de entrevistas semiestruturadas com coordenadores acadêmicos especialistas em pós-graduação e a coletada de documentos, o que permitiu a triangulação dos dados. A análise de dados primários e a análise de documentos da CAPES serviram como insumos para análise e interpretação dos resultados.

Resultados:

Como resultado, desenvolvemos um modelo adaptativo de gerenciamento de projetos com as seguintes características: a) planejamento constante das atividades, ocorrendo a cada novo ciclo de interações; b) iterações de atividades curtas, que permitem maior controle do projeto; c) validações realizadas a todo o momento para garantir o cumprimento das metas propostas pela CAPES e; d) adaptável a mudanças do escopo durante a execução do ciclo de vida do projeto.

Limitações/implicações da pesquisa:

O estudo do uso de práticas de gestão de projetos e metodologias adaptativas de gerenciamento de projetos ainda é escasso, no que tange ao contexto de desenvolvimento de programas de pós-graduação stricto sensu. O processo de absorção dos conceitos relacionados à gestão de projetos é árduo, devido à maioria dos coordenadores de programas executarem os processos de avaliação da CAPES de forma automática, seguindo apenas os quesitos e prazos determinados pela ficha de avaliação, sem determinar marcos e períodos curtos de entrega.

Originalidade/valor:

Este estudo contribui para a academia ao evidenciar a necessidade da gestão de projetos como ferramenta e técnica para o desenvolvimento de programas de pós-graduação stricto sensu profissional. Dessa forma, as IES terão a possibilidade de utilizar um modelo de práticas adaptativas de gerenciamento de projetos, para o alcance dos objetivos propostos pelo processo de avaliação da CAPES. Com isso, as IES se fortalecem na gestão, no controle e no monitoramento do avanço de seus programas.

Palavras-chave:
Doutorado Profissional; Gerenciamento Adaptativo de Projetos; Stricto Sensu; Gestão de Projetos; CAPES

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br