Acessibilidade / Reportar erro

Mapeamento do fluxo de valor: uma aplicação lean no processo de entregas de contas em um hospital filantrópico

RESUMO

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo realizar o mapeamento do fluxo de valor dos prontuários de um hospital filantrópico, identificando oportunidades de melhorias no processo.

Design/metodologia/abordagem:

Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de viés descritivo e exploratório, em que as fontes de evidência emergiram de observação participante e análise documental. Para tanto, a coleta de dados aconteceu durante três meses no ano de 2021, a qual ocorreu nos setores administrativos de um hospital filantrópico de grande porte, e o processo escolhido para ser mapeado e analisado, foi o prontuário cirúrgico.

Resultados:

A análise do processo deu-se desde a alta do paciente até a entrega das contas ao setor de digitação/faturamento, onde foi observada a rotina das secretárias de posto e mapeados os fluxos atuais por meio da ferramenta Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV), sendo detectados diversos desperdícios. O tempo gasto no processo era de aproximadamente 56 dias, após as melhorias sugeridas e elaboração do mapa da situação futura, este tempo foi reduzido para 28 dias. Com a aplicação da ferramenta, foram identificados e eliminados desperdícios no processo mapeado, gerando uma possibilidade de redução de custos.

Originalidade/valor:

O estudo destaca-se à medida que busca atrelar em um espaço hospitalar o contexto do mapeamento do fluxo de valor, abrindo espaço para novas pesquisas e contribuindo com resultados práticos.

Palavras-chave:
Lean Healthcare ; Mapeamento do fluxo de valor; Hospital filantrópico

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br