Acessibilidade / Reportar erro

Capacidade absortiva: rumo a temas individuais ou organizacionais

RESUMO

Objetivo:

Este estudo avalia a relação entre a Capacidade de Absorção Individual, os Mecanismos de Integração Social e a Capacidade de Absorção Organizacional. Este estudo fornece evidências empíricas sobre o modelo conceitual de capacidade de absorção (ACAP) por meio do exame sistemático de todo o processo. Dois grupos de variáveis moderadoras foram estudados, a saber, integração social e adequação, para examinar seu impacto no processo.

Concepção/metodologia/abordagem:

Este estudo é longitudinal sobre empresas metal mecânicas no Brasil, utilizando 427 respostas a inquéritos e Modelação de Equações Estruturais (SEM). A análise dos dados foi realizada considerando: i) Alfa de Cronbach; ii) Fiabilidade Composta; iii) Variância Média Extraída (AVE); iv) Critérios Fornell e Larcker; v) Avaliação dos Coeficientes de Determinação de Pearson (R2); vi) Tamanho do Efeito (f2) ou Indicador de Cohen; vii) Validade Preditiva (Q2); e viii) Teste t do aluno. Seguindo a estimativa do modelo estrutural (coeficientes de percurso) usando o método Partial Least Squares através do software SmartPLS versão 3.2.8.

Descobertas:

O estudo confirma que são necessários mecanismos de integração social das organizações para criar um ambiente positivo onde indivíduos desenvolvam conhecimentos nos níveis de capacidade de absorção organizacional e individual. Os mecanismos de integração social podem ter um efeito direto ou moderador sobre as dimensões do ACAP.

Originalidade/valor:

Este estudo fornece apoio vital à teoria da aprendizagem e ao conceito de organização-aprendizagem. Este estudo revela provas empíricas de que os mecanismos de integração social desempenham um papel fundamental na facilitação do processo de transferência de conhecimento individual e organizacional.

Palavras-chave:
Capacidade absortiva; Microfundos; Organização-aprendizagem; Cognitivo individual; Conhecimento organizacional; Mecanismos de integração social

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br