Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIA DO CAPITAL INTELECTUAL E DA CAPACIDADE DE ABSORÇÃO INDIVIDUAL NO DESEMPENHO DA INOVAÇÃO

RESUMO

Objetivo:

O objetivo desta pesquisa foi identificar a existência de uma relação entre capital intelectual, capacidade de absorção individual e o desempenho em inovação dos servidores técnico-administrativos do Instituto Federal de Santa Catarina.

Metodologia:

Utilizou-se como instrumento de coleta de dados questionários autoaplicáveis, aplicados ao corpo técnico-administrativo da instituição, resultando em uma amostra de 314 respondentes. Na análise dos dados, foi utilizada a modelagem de equações estruturais. A estrutura final de análise quantitativa resultou em 28 variáveis, distribuídas entre os construtos propostos pela pesquisa.

Relevância:

a relevância do estudo reside no fato de os indivíduos desempenharem um papel na criação, transferência e absorção do conhecimento, portanto, fatores no nível individual representam um antecedente para o desempenho; portanto, no momento em que a codificação do conhecimento ocorre ou se expande, por meio da assimilação, aquisição, transformação e aplicação, ocorre também uma contribuição direta para o aumento da eficácia organizacional.

Resultados:

Os resultados mostraram que capital humano, capital estrutural e capital relacional influenciam a capacidade de absorção individual, na perspectiva do corpo técnico-administrativo da instituição, sendo a relação mais relevante a do capital humano.

Originalidade/Contribuição teórica:

As respostas indicaram que o desempenho da inovação - analisado a partir da criação e implementação de ideias - é influenciado pela capacidade de absorção individual. Portanto, por meio dos resultados obtidos, foram propostas contribuições para a gestão que possam contribuir para a influência entre os construtos e, consequentemente, para o desempenho individual e organizacional.

Palavras-chave:
Capital intelectual; Capacidade de absorção individual; Desempenho de inovação; Instituição de Ensino Superior; Modelagem de Equações Estruturais

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br