Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DA TOLERÂNCIA AO RISCO EM INVESTIMENTOS EM ATIVOS REAIS: UMA VALIDAÇÃO DE ESCALA NO BRASIL

RESUMO

Objetivo

- A tolerância ao risco, entendida como a disposição de aceitar uma certa quantidade de risco percebida em um cenário incerto, tem sido amplamente estudada no âmbito das finanças pessoais. Esta pesquisa tem como objetivo validar uma escala de tolerância ao risco de investimento ao lidar com ativos reais, em um contexto empresarial.

Desenho/metodologia/abordagem

- Foi realizada uma pesquisa com 150 gestores, diretores e empresários que tomam decisões de investimento em ativos reais nos setores de comércio, indústria e serviços. Foi realizada análise fatorial exploratória para detectar a dimensionalidade do construto Tolerância ao Risco.

Resultados

- A tolerância ao risco em investimentos em ativos reais é um construto composto por duas dimensões, o primeiro fator está relacionado à familiaridade do tomador de decisão com a empresa e seus investimentos, e foi denominado conforto e segurança, seguindo a dimensão original de pessoal pesquisa financeira. A segunda dimensão refere-se à imprevisibilidade e à complexidade dos investimentos arriscados em ativos reais, e foi denominada “efeito caixa preta”. O último fator, no entanto, não atingiu os padrões de confiabilidade e necessita de mais pesquisas.

Palavras-chave:
Tolerância ao Risco; Validação de Escala; Tomada de Decisão; Ativos Reais

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br