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O PAPEL DOS VALORES INDIVIDUAIS NO COMPORTAMENTO DO USO DE CUPONS DE DESCONTO

RESUMO

Objetivo

A pesquisa analisou os determinantes (Expectativa de Desempenho, Expectativa de Esforço, Influência Social, Condições Facilitadoras, Motivação Hedônica, Valor e Hábito) da intenção e comportamento de uso de cupons de desconto on-line, por meio da UTAUT2 no contexto brasileiro.

Metodologia

Adotou-se a survey com instrumento adaptado de Yang (2010Yang, K. (2010). Determinants of US consumer mobile shopping services adoption: implications for designing mobile shopping services. Journal of Consumer Marketing, 27(3), 262-270. https://doi.org/10.1108/07363761011038338
https://doi.org/https://doi.org/10.1108/...
) e Christino et al. (2019Christino, J. M. M., Silva, T. S., Cardozo, É. A. A., & Lopes, A. G. R. (2019). Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb. Turismo-Visão e Ação, 21(1), 165. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v21n1.p165-185
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.142...
) validado por especialistas. Disponibilizado por meio on-line, o instrumento coletou para análise 309 respostas, analisadas a partir da técnica de modelagem de equações estruturais.

Resultados

Os resultados validaram as relações positivas para Condições Facilitadoras, Desempenho Hedônico, Valor Percebido, Hábito e Expectativa de Desempenho - a de maior coeficiente. A influência da Expectativa de Esforço e da Influência Social não foram validadas.

Limitações Teóricas/Implicações

Os resultados não podem ser generalizados a todos os indivíduos brasileiros, além de considerar determinantes reconhecidos da literatura internacional. Por isso, são apresentadas sugestões para continuidade e aprofundamento da pesquisa.

Implicações Práticas

Os resultados contribuem a medida que indicam as principais percepções que levam à intenção e ao uso de cupons de desconto, quais sejam o desempenho utilitário e o hábito. Assim, gestores podem desenvolver suas estratégias de vendas considerando tais fatores enquanto a sociedade pode estabelecer estratégias para compras mais sustentáveis.

Originalidade

A pesquisa discute os determinantes da UTAUT2 no contexto brasileiro para explicar a intenção e o comportamento de uso de cupons de desconto, o que agrupados são inéditos na literatura brasileira.

Palavras-Chave:
Cupom de Desconto; UTAUT2; Tecnologias; Fidelização; Utilidade

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