Acessibilidade / Reportar erro

Justiça organizacional e desempenho de tarefas: um estudo entre diferentes atividades e cargos no setor de justiça

RESUMO

Objetivo:

Este estudo analisa os efeitos da justiça organizacional no desempenho das tarefas do setor de justiça, segmentados pelo tipo de atividade e cargo.

Desenho/metodologia/abordagem:

Aplicou-se a análise por equações estruturais a uma amostra de 474 funcionários do Ministério Público.

Resultados:

Foi descoberto um efeito direto e positivo da justiça distributiva e da justiça interacional no desempenho da tarefa. No entanto, os aspectos da justiça processual não têm uma relação significativa com o desempenho da tarefa. O desempenho das atividades meio ou administrativas é influenciado positivamente pela justiça interacional enquanto o servidor em atividade finalística pela justiça distributiva. Quanto aos cargos, a dimensão interacional tem uma magnitude significativa no cargo de analista, enquanto a justiça distributiva e processual afetam o desempenho dos cargos de técnico.

Implicações práticas:

Esses achados proporcionam uma compreensão de como as organizações podem construir sua estrutura organizacional entre atividades intermediárias e finais, com vistas a aumentar a percepção de justiça de seus servidores e, consequentemente, melhorar o desempenho das atividades.

Originalidade:

O artigo explora de forma inédita a percepção de justiça organizacional em distintas funções laborais - a atividade fim e a atividade meio.

Palavras-chave:
Desempenho do servidor público; Setor público; Atividades meio e atividades finalísticas; Ministério público; Justiça

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br