RESUMO
Objetivo:
Este estudo teve por objetivo principal analisar se os sentidos do trabalho são capazes de influenciar o nível de satisfação de servidores públicos federais.
Design/metodologia/abordagem:
Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem mista junto aos servidores técnico-administrativos em educação de uma Universidade Federal, localizada no interior de Minas Gerais. Foram coletados 186 questionários, utilizando uma adaptação da Escala do Trabalho com Sentido (ETS) e a Escala de Satisfação no Trabalho (EST), e realizadas 10 entrevistas semiestruturadas.
Resultados:
As análises de correlação entre os dois construtos revelaram a existência de forças de associação moderadas, em sua maioria, entre as dimensões dos sentidos do trabalho e o escore médio de satisfação no trabalho, enquanto que a regressão linear revelou um efeito genuíno dos sentidos do trabalho sobre os índices de satisfação no trabalho. A análise de conteúdo das entrevistas embasou os resultados encontrados, permitindo concluir que, para os servidores pesquisados, a identificação com o trabalho desempenhado em um ambiente que valoriza aspectos como ética, autonomia, relacionamentos e aprendizagem acaba influenciando direta e positivamente o nível de satisfação com este trabalho.
Originalidade/valor:
Compreender as relações entre sentidos e satisfação no trabalho de servidores públicos, no contexto da gestão de pessoas, se apresenta como uma pesquisa original e de valor, contribuindo para que gestores das universidades busquem novas formas de incentivo aos servidores.
Palavras-chave:
Sentidos do trabalho; Satisfação no trabalho; Servidores públicos; Técnicos-administrativos em educação