Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIA DOS FATORES COMPORTAMENTAIS NA PROPENSÃO AO ENDIVIDAMENTO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste artigo é analisar a influência de fatores comportamentais na propensão ao endividamento de estudantes universitários.

Desenho/metodologia/abordagem:

O estudo investigou uma amostra aleatória de 319 alunos de uma universidade privada de São Paulo. Usando a Modelagem de Equações Estruturais, os fatores comportamentais foram medidos. Para a análise dos dados, foram realizadas estatísticas descritivas e testes de diferença de mediana (teste U de Mann-Whitney) e testes de independência (teste de Qui-quadrado).

Resultados:

Os resultados indicam que: a) o fator comportamento apresenta o maior efeito sobre a propensão ao endividamento; b) o grau de endividamento é influenciado por variáveis sociodemográficas (sexo, raça, estado civil, ocupação e renda); c) os níveis de percepção de risco, materialismo e propensão ao endividamento são os mesmos para os grupos endividados e não endividados; d) os níveis de comportamento e racionalidade financeira diferem entre grupos endividados e não endividados.

Limitações/implicações da pesquisa:

A coleta de dados foi realizada em uma região metropolitana onde a população pesquisada apresenta características específicas que dificultam a generalização dos resultados.

Implicações práticas:

Esses resultados podem ser úteis para auxiliar: a) líderes escolares no desenho de programas educacionais; b) o sistema financeiro no desenvolvimento de estratégias e produtos financeiros.

Implicações sociais:

Os formuladores de políticas educacionais podem tomar medidas para melhorar os grupos mais vulneráveis.

Originalidade/valor:

A principal contribuição teórica deste trabalho deu-se pela análise integrada de quatro diferentes construtos sobre a propensão ao endividamento de estudantes universitários: materialismo, racionalidade, comportamento financeiro e percepção de risco.

Palavras-chave:
Materialismo; Racionalidade; Comportamento Financeiro; Percepção de Risco; Propensão para Endividamento

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br