Acessibilidade / Reportar erro

INTENÇÃO DE ADOÇÃO DE SISTEMAS SOLARES FOTOVOLTAICOS

RESUMO

Objetivo

É analisar a influência dos principais fatores que contribuem para a intenção de compra dos consumidores de sistemas fotovoltaicos conectados à rede entre os consumidores de energia residencial.

Projeto/metodologia/abordagem

Pesquisa realizada com base em Korcaj et al. (2014Korcaj, L., Engel, R., & Sapda, H. (2014). Acceptance of Residential Solar Photovoltaic Systems among German Homeowners. Umweltpsychologie, 18, pp. 84-103.) foi realizada em uma grande cidade brasileira; 209 respostas válidas foram obtidas diretamente. Os dados foram analisados utilizando-se modelagem de equações estruturais.

Achados

Entre as influências significativas das decisões estão os benefícios ambientais, financeiros e autarquias sobre o benefício global percebido e a construção do controle comportamental percebido sobre a intenção de compra; os benefícios sociais percebidos, no entanto, não foram uma influência relevante em oposição a estudos anteriores.

Limitações/implicações da pesquisa

Fraqueza da confiabilidade do modelo levando à exclusão do construído de custo total percebido, o que, por sua vez, poderia reduzir o viés amostral e aumentar a confiabilidade do modelo e quanto à clareza em relação ao produto “sistema de energia solar fotovoltaica”, como nenhum texto foi utilizado; isso poderia ter deixado perguntas sem resposta devido à falta de conhecimento dos entrevistados sobre tecnologia solar.

Implicações práticas

O alto poder aquisitivo e o alto nível de escolaridade, juntamente com o clima e a geografia favoráveis, podem contribuir para perspectivas promissoras para o produto. Além disso, para promover a adesão da tecnologia na cidade é necessário aumentar benefícios, reduzir custos de tecnologia percebidos e valorizar a importância da geração de energia solar entre os grupos de referência.

Implicações sociais

A análise de fatores que influenciam as intenções dos moradores da cidade de adotar sistemas fotovoltaicos favorece uma promoção ainda maior da tecnologia na cidade.

Originalidade/valor

Contribui para o desenvolvimento de estudos de comportamento do consumidor sobre a intenção de adoção de tecnologias ecologicamente sustentáveis, ou seja, GCPSs, preenchendo assim uma lacuna na literatura sobre o comportamento do consumidor para este produto.

Palavras-chave -
Comportamento do consumidor; tomada de decisão; decisão de compra; sistemas fotovoltaicos

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br