RESUMO
Objetivo
Este estudo analisou a relação entre a qualidade percebida dos serviços de assistência técnica de equipamentos eletrônicos com à intenção de recompra, com o modelo de mediação serial da satisfação e da imagem da marca.
Desenho / metodologia / abordagem
Foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter descrito e adotado o método survey com clientes de assistência técnica (n = 158). O modelo conceitual foi avaliado por meio de regressão com bootstrapping. E, para a análise dos efeitos de mediação, com duas variáveis mediadoras, foi feita uma adaptação do macro PROCESS (Hayes, 2017Hayes, A. F. (2017). Introduction to Mediation, Moderation, and Conditional Process Analysis, Second Edition: A Regression-Based Approach (Methodology in the Social Sciences).) para o software R. Portanto, quatro hipóteses foram avaliadas por um método de pesquisa cross-section usando análise de mediação.
Resultados
Os resultados indicam que a satisfação geral do cliente medeia a relação entre a qualidade do serviço percebida e as intenções de recompra. Nesse sentido, pode-se concluir que as relações entre a qualidade percebida nos serviços e as intenções de recompra só ocorrem por meio da mediação pela satisfação ou pela relação causal hierárquica entre satisfação e imagem. O teste empírico do modelo proposto por meio de uma abordagem de mediação serial amplia as possibilidades de compreensão dos processos de afiliação de marca do consumidor. Além disso, destaca a importância das empresas de serviços de assistência como parceiras da marca.
Originalidade/valor
A principal contribuição desta pesquisa é que a satisfação e a imagem da marca estão positivamente associadas à intenção de recompra como reflexos da qualidade percebida pelos serviços de assistência técnica de produtos eletrônicos. Assim, o trabalho mostra que os clientes percebem a qualidade do serviço, e isso, por sua vez, traz consequências positivas tanto para o prestador do serviço quanto para o fabricante (intenção de recompra) e para o cliente (satisfação).
Palavras-chave:
Qualidade Percebida de Serviços; Assistência Técnica; Satisfação; Imagem de Marca