Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTOS DA MATRIZ ENERGÉTICA NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL

RESUMO

Objetivo:

Analisar os impactos da matriz energética e sua relação com o desenvolvimento sustentável.

Metodologia:

Classifica-se o estudo como descritivo, composto de métodos mistos, tendo como base os resultados da ANEEL 2020, divulgados no Sistemas de Informação de Geração da ANEEL SIGA, e os resultados da EPE dos anos de 2015 a 2019, divulgados no Balanço Energético Nacional.

Resultados:

Como principais resultados, destaca-se que a matriz energética do Brasil vem passando por mudanças, especialmente nos últimos cinco anos, levando em consideração as principais energias renováveis consumidas e emergentes no mercado. As energias renováveis no período de 2015 a 2019 tiveram um crescimento em torno de 12%, enquanto as energias não renováveis tiveram uma redução de 8,4%, contudo a matriz energética mundial mostra-se de modo contrária à matriz brasileira, na qual as energias não renováveis tiveram um aumento de 0,1% e as energias renováveis tiveram uma redução de aproximadamente 0,8%.

Originalidade / valor:

Com o aumento da demanda de consumo de energia e considerando problemas ambientais, como o aquecimento global, a busca por uma matriz energética mais limpa tornou-se o foco de diversas pesquisas. Assim, este estudo visa propor que, tanto no caso brasileiro - o qual já é tratado como exemplo - quanto no caso mundial, pode-se explorar de maneira mais satisfatória suas reservas energéticas, adotando-se uma matriz energética diversificada e eficiente, de modo a reduzir os impactos ambientais.

Palavras-chave:
Matriz energética; Energias renováveis; Desenvolvimento sustentável

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária, CEP: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br