Acessibilidade / Reportar erro

FATORES INFLUENCIADORES DA INTENÇÃO DE DOAR SANGUE: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO EXPLORATÓRIO

RESUMO

Finalidade:

Identificar os principais fatores que influenciam significativamente indivíduos residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG a doarem sangue.

Desenho / metodologia / abordagem:

Metodologicamente optou-se por desenvolver uma pesquisa quantitativa, desenvolvida à luz da modelagem de equações estruturais, permitindo que fosse desenvolvido um modelo exploratório comportamental acerca da intenção de doar sangue.

Constatações:

Como principais resultados identificou-se que a ‘atitude em relação à triagem’ contribui significativamente para a ‘percepção de segurança’ que o indivíduo possui acerca do processo de doação de sangue.

Limitações / implicações da pesquisa:

Dificuldade de acesso ao principal centro de hemoterapia do estado, a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (HEMOMINAS), fato que impediu o acesso a dados atualizados sobre o cenário de doação sanguínea da região.

Implicações práticas:

Os indicadores que estão diretamente relacionados à prática da doação sanguínea obtiveram diferenças de médias estatisticamente significantes entre o grupo de indivíduos que já doaram sangue e que aqueles que nunca doaram, sendo que os primeiros são mais sensíveis aos apelos em prol da doação.

Originalidade / valor:

Aprofundamento no conhecimento das variáveis que influenciam o indivíduo que, voluntariamente, executa um ato como a doação de sangue. Nesse sentido, este estudo fornece insumos para o desenvolvimento de políticas públicas de doação de sangue mais assertivas, eficazes e efetivas, contribuindo para a recuperação dos bancos de sangue e elevação da taxa de doadores do país.

Palavras-chave:
Doação de Sangue; Marketing Social; Voluntarismo; Intenção; Comportamento

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br