RESUMO
Finalidade:
Identificar os principais fatores que influenciam significativamente indivíduos residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG a doarem sangue.
Desenho / metodologia / abordagem:
Metodologicamente optou-se por desenvolver uma pesquisa quantitativa, desenvolvida à luz da modelagem de equações estruturais, permitindo que fosse desenvolvido um modelo exploratório comportamental acerca da intenção de doar sangue.
Constatações:
Como principais resultados identificou-se que a ‘atitude em relação à triagem’ contribui significativamente para a ‘percepção de segurança’ que o indivíduo possui acerca do processo de doação de sangue.
Limitações / implicações da pesquisa:
Dificuldade de acesso ao principal centro de hemoterapia do estado, a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (HEMOMINAS), fato que impediu o acesso a dados atualizados sobre o cenário de doação sanguínea da região.
Implicações práticas:
Os indicadores que estão diretamente relacionados à prática da doação sanguínea obtiveram diferenças de médias estatisticamente significantes entre o grupo de indivíduos que já doaram sangue e que aqueles que nunca doaram, sendo que os primeiros são mais sensíveis aos apelos em prol da doação.
Originalidade / valor:
Aprofundamento no conhecimento das variáveis que influenciam o indivíduo que, voluntariamente, executa um ato como a doação de sangue. Nesse sentido, este estudo fornece insumos para o desenvolvimento de políticas públicas de doação de sangue mais assertivas, eficazes e efetivas, contribuindo para a recuperação dos bancos de sangue e elevação da taxa de doadores do país.
Palavras-chave:
Doação de Sangue; Marketing Social; Voluntarismo; Intenção; Comportamento