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Revista de Administração da UFSM, Volume: 13, Número: 4, Publicado: 2020
  • DESEMPENHO AMBIENTAL E VIABILIDADE ECONÔMICA EM UMA INDÚSTRIA DE PAVIMENTOS INTERTRAVADOS Article

    Souza, Adriana Ireno de; Casimiro, Leonardo Alves de Oliveira; Sandri, Emanuel Campigotto; Johann, Jerry Adriani; Bertolini, Geysler Rogis Flor

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O presente estudo tem como objetivo, verificar se há relação entre proatividade e proteção tecnológica no desempenho ambiental dos empreendimentos nesse segmento. E verificar se existe viabilidade econômica para a produção de pavimento intertravado com a adição de borracha, assim como a certificação do produto como ecologicamente correto. Design / metodologia / abordagem: O estudo tem como base as metodologias apresentadas por Dickel (2017), questionário e variáveis, e Bertolini (2009), viabilidade econômica para a fabricação de produtos ecologicamente correto. Resultados: Como resultado, o estudo confirma a associação entre da proteção tecnológica e da proatividade no desempenho ambiental, assim como a viabilidade econômica para a oferta do produto pavimento intertravado com certificação ecológica. Originalidade / valor: A construção civil ocupa uma posição de destaque, sendo responsável por uma significativa parcela do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, além de ser a maior indústria empregadora do país. Também é reconhecida por deflagrar significativos impactos ambientais na condução das suas atividades. No entanto, a busca pela sustentabilidade tem sido elemento mobilizador na definição de estratégias corporativas, as empresas têm buscado cada vez mais adotar ações que sejam economicamente viáveis, que respeitem aspectos ambientais e sociais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This study’s main objective is to verify if there is a relation between proactivity and technological protection in the environmental performance of the ventures in this segment. And check if there is economic feasibility to produce interlocking concrete paving blocks with the addition of rubber, as well as the certification of the product as ecologically friendly. Design/methodology/approach: The study is based on the methodologies shown by Dickel (2017), questionnaire and variables, and Bertolini (2009), economic viability for the manufacture of ecologically friendly products. Findings: As a result, the study confirms the association between technological protection and proactivity in environmental performance, as well as the economic viability for the offer of the interlocking concrete paving product with ecological certification. Originality/value: Civil construction occupies a prominent position, accounting for a significant portion of Brazil’s Gross Domestic Product (GDP), as well as being the largest employer industry in the country. It is also recognized as having significant environmental impacts in the conduct of its activities. However, the search for sustainability has been a mobilizing element in the definition of corporate strategies, companies have been seeking more and more actions that are economically viable, respecting environmental and social aspects.
  • FIDELIZAÇÃO DE CONSUMIDORAS NO VAREJO DE ROUPAS E CALÇADOS FEMININOS A PARTIR DA SATISFAÇÃO COM ATRIBUTOS QUALITATIVOS Article

    Alves, Lilian; Moyano, Carlos Alberto Mello; Angnes, Derli Luís

    Resumo em Português:

    RESUMO Finalidade: São poucos os estudos envolvendo a satisfação com atributos e fatores qualitativos preconizado por mulheres no consumo de roupas e calçados femininos no varejo brasileiro, o que motivou o objetivo principal deste estudo, que consiste em identificar os atributos qualitativos que promovem os fatores de qualidade dos serviços na percepção das consumidoras do varejo de roupas e calçados femininos para uma maior satisfação e fidelização com o segmento. Desenho: A metodologia empregada subdivide-se em duas etapas: Uma etapa exploratória qualitativa e outra envolvendo uma pesquisa descritiva quantitativa com 240 consumidoras no varejo de roupas e calçados. Constatações: Os resultados da pesquisa apresentam uma correlação positiva entre satisfação e a intenção de recompra. A partir de uma Análise Fatorial Exploratória identificou-se quatro fatores preponderantes: Atendimento, produtos, serviços e infraestrutura. Limitações: O estudo foi limitado ao público feminino no varejo de roupas e sapatos em apenas uma cidade. Implicações práticas: Estabelecimento da posição competitiva do segmento para o público alvo e ações estratégicas de melhoria para fidelização a partir dos atributos qualitativos salientados pelas consumidoras. Implicações sociais: Redução das insatisfações dos consumidores no varejo de roupas e calçados femininos. Originalidade /valor: Ampliação do entendimento no comportamento de compra das mulheres no varejo de roupas e calçados a partir da identificação de atributos salientes e de fatores para qualidade do serviço.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: There are few studies about satisfaction with qualitative attributes and their factors which women look for when shopping for clothes and female shoes in the Brazilian retail market, and that is the main objective of this study, which consists in identifying the qualitative attributes that promote the service quality factors perceived by consumers in the retail market of women’s clothing and shoes in order to obtain a higher satisfaction and fidelity for this segment. Design: The methodology used was subdivided into two stages: an exploratory qualitative stage and another stage using a descriptive qualitative research with 240 female consumers in the retail market of clothes and shoes. Findings: The results of this study show a positive correlation between satisfaction and the intention of repurchasing. Four main factors were identified using a Factorial Analysis: Attending, products, service and infrastructure. Research limitations: Study was limited to women in clothing and shoes retail in only one city. Practical implications: Based on the results it was possible to establish a competitive position of the retail sector for the target market and strategy actions for improvement and to increase loyalty among the female consumers to the stores. Social implications: Reduction of consumer dissatisfaction in the retail of women’s clothing and shoes. Originality/value: Academic contributions to broaden the understanding of women’s shopping behavior in the retail market of shoes and clothes based on the identification of important attributes and factors for service quality.
  • METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO ORGANIZACIONAL DE UNIVERSIDADES CORPORATIVAS Article

    Matos, Clarissa Leite Braga e; Forte, Sérgio Henrique Arruda Cavalcante; Forte, Sérgio Alexandre Barreira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Na literatura disponível, podemos encontrar pesquisas sobre como realizar uma avaliação da Educação Corporativa de uma organização, mas não da Universidade Corporativa. Portanto, em nossa pesquisa propomos uma metodologia para avaliar a gestão organizacional de Universidades Corporativas. Desenho / metodologia / abordagem: Esta pesquisa é descritiva e tem como base o método de análise multicritério. Especificamente, utilizamos a metodologia Multi-Attribute Global Inference of Quality (Magiq) para a definição de pesos, para medir a importância dos fatores e subfatores que determinam a avaliação organizacional das Universidades Corporativas. Resultados: A metodologia resultante contempla seis fatores e 18 subfatores. Os seis fatores em ordem decrescente de pesos são: Gestão Estratégica, Aprendizagem Organizacional, Processo, Desempenho, Institucional e Mercado. Limitações / implicações da pesquisa: O fato de nossa pesquisa se basear no conhecimento de especialistas brasileiros, infere a utilização desta metodologia apenas para o caso Brasil, o que pode ser visto como uma limitação desta pesquisa. Implicações práticas: Os líderes das Universidades Corporativas passarão a ser capazes de se espelhar e buscar um maior desempenho para atingir seus objetivos. Originalidade / valor: Nossa pesquisa pretende contribuir para diminuir a lacuna teórica e prática de como avaliar Universidades Corporativas. A partir daí, esperamos possibilitar compará-los, criar rankings e estabelecer premiações, uma vez que a literatura existente fornece critérios para avaliar a Educação Corporativa, mas não as Universidades Corporativas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: In the available literature, we can find research on how to conduct an assessment of an organization’s Corporate Education, but not of the Corporate University. Therefore, in our research we propose a methodology to evaluate the organizational management of Corporate Universities. Design/methodology/approach: This research is descriptive and uses the multicriteria analysis method as basis. Specifically, we use the Multi-Attribute Global Inference of Quality (Magiq) methodology for the definition of weights, to measure the importance of factors and sub-factors that determine the organizational evaluation of Corporate Universities. Findings: The resulting methodology contemplates six factors and 18 sub-factors. The six factors in descending order of weights are: Strategic Management, Organizational Learning, Process, Performance, Institutional and Market. Research limitations/implications: The fact that our research is based on the knowledge of Brazilian experts, it infers the use of this methodology only for the case Brazil, which can be seen as a limitation of this research. Practical implications: The leaders of Corporate Universities will henceforth be able to mirror and look for greater performance to achieve their goals. Originality/value: Our research intends to contribute to reduce the gap either in theory and practice of how to evaluate Corporate Universities. From there, we hope to make possible to compare them, to create rankings and to establish awards, since the existing literature provides criteria on how to evaluate Corporate Education, but not Corporate Universities.
  • FATORES INFLUENCIADORES DA INTENÇÃO DE DOAR SANGUE: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO EXPLORATÓRIO Article

    Pereira, Jefferson Rodrigues; Sousa, Caissa Veloso e; Matos, Eliane Bragança de; Lara, José Edson; Rufín, Carlos

    Resumo em Português:

    RESUMO Finalidade: Identificar os principais fatores que influenciam significativamente indivíduos residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG a doarem sangue. Desenho / metodologia / abordagem: Metodologicamente optou-se por desenvolver uma pesquisa quantitativa, desenvolvida à luz da modelagem de equações estruturais, permitindo que fosse desenvolvido um modelo exploratório comportamental acerca da intenção de doar sangue. Constatações: Como principais resultados identificou-se que a ‘atitude em relação à triagem’ contribui significativamente para a ‘percepção de segurança’ que o indivíduo possui acerca do processo de doação de sangue. Limitações / implicações da pesquisa: Dificuldade de acesso ao principal centro de hemoterapia do estado, a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (HEMOMINAS), fato que impediu o acesso a dados atualizados sobre o cenário de doação sanguínea da região. Implicações práticas: Os indicadores que estão diretamente relacionados à prática da doação sanguínea obtiveram diferenças de médias estatisticamente significantes entre o grupo de indivíduos que já doaram sangue e que aqueles que nunca doaram, sendo que os primeiros são mais sensíveis aos apelos em prol da doação. Originalidade / valor: Aprofundamento no conhecimento das variáveis que influenciam o indivíduo que, voluntariamente, executa um ato como a doação de sangue. Nesse sentido, este estudo fornece insumos para o desenvolvimento de políticas públicas de doação de sangue mais assertivas, eficazes e efetivas, contribuindo para a recuperação dos bancos de sangue e elevação da taxa de doadores do país.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Identify the main factors that significantly influence individuals living in the metropolitan region of Belo Horizonte / MG to donate blood. Design/methodology/approach: Methodologically, it was decided to develop a quantitative research, developed in the light of structural equation modeling, allowing the development of an exploratory behavioral model about the intention to donate blood. Findings: As main results, it was identified that the ‘attitude towards screening’ contributes significantly to the ‘perception of safety’ that the individual has about the process of blood donation. Research limitations/implications: Difficulty of access to the main hemotherapy center in the state, Minas Gerais Blood Bank Foundation (HEMOMINAS), a fact that prevented access to up-to-date data on the region’s blood donation scenario. Practical implications: The indicators that are directly related to the practice of blood donation obtained statistically significant mean differences between the group of individuals who already donated blood and those who never donated, the former being more sensitive to calls for donation. Originality/value: There is a deepening of the knowledge of the variables that influence the individual who voluntarily performs an act such as blood donation. In this sense, this study provides inputs for the development of more assertive, efficient and effective blood donation public policies, contributing to the recovery of blood banks and raising the rate of donors in the country.
  • SLACK FINANCEIRO COMO MOTOR DO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS Article

    Rezende, José Francisco; Macedo, David Gradvohl

    Resumo em Português:

    RESUMO Propósito: Determinar a influência das disponibilidades financeiras, como um componente do “slack” organizacional, no crescimento das empresas. As discussões dos pesquisadores sobre a “slack” organizacional revelam exemplos de heterogeneidade e divergência na literatura, tanto a partir de perspectivas teóricas quanto empíricas. Metodologia: Desenvolvemos um arcabouço teórico abrangente baseado na análise fatorial confirmatória e em técnicas de modelagem de equações estruturais, refinamos e testamos indicadores de “slack” financeiro. Restauramos apenas os dados de disponibilidades financeiras sobre as empresas brasileiras listadas no mercado B3. Resultados: Não foi possível confirmar que todos os tipos de “slack” financeiro afetam o crescimento organizacional. Limitações e implicações da pesquisa: Ampliamos pesquisas existentes com o intuito de aprofundar o conhecimento do “slack” financeiro no crescimento corporativo. Implicações práticas: Para os profissionais, fornecemos novas orientações metodológicas e indicadores para dimensionar “slack” e o impacto no crescimento organizacional. Originalidade/valor: A pesquisa e a discussão sobre as escolhas organizacionais sobre como gerar e tirar proveito da folga são essenciais ao considerar o risco, a captação de recursos e as posições de liquidez para apoiar o crescimento organizacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To determine the influence of the financial availabilities, as a component of organizational slack, on firms’ growth. Researchers’ discussions concerning organizational slack reveal instances of heterogeneity and divergence in literature on both from theoretical and empirical perspectives. Design/methodology/approach: We developed an embracing theoretical framework drew on confirmatory factor analysis and structural equation modeling techniques, we refined and tested indicators for financial slack. We restored just financial availabilities data about Brazilian corporations listed on the B3 market. Findings: We cannot confirm that all of the states of the financial slack affects organizational growth. Research limitations/implications: We make further research directions to deepen financial slack knowledge on corporate growth. Practical implications: For practitioners, we provide new methodological and indicator directions to scale slack and impact on organizational growth. Originality/value: Research and discussion on organizational choices about generating and taking advantage of slack are essential when considering risk, fund raising and liquidity positions to support organizational growth.
  • Impacto do treinamento na implantação de novo sistema eletrônico e aceitação de novas tecnologias em uma instituição federal de ensino superior Article

    Farias, Josivania Silva; Resende, Marília Mesquita

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: A adoção de novas tecnologias é um desafio para as organizações, o que as leva a investir em treinamento quando implementam um novo sistema. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do impacto do treinamento sobre a aceitação de um novo sistema, bem como a relação entre impacto do treinamento e de aceitação da nova tecnologia com a frequência de uso do sistema pelo usuário em uma instituição federal de ensino superior. Desenho/metodologia/abordagem: Um questionário online­ foi respondido pelos participantes da instituição dois meses após o treinamento sobre o novo sistema. Obtiveram-se 288 respostas (56,3 % mulheres e 44,1 % tinham entre 29 e 39 anos). Aplicaram-se as escalas de autoavaliação de impacto do treinamento no trabalho, escala de suporte à transferência de treinamento e a escala de aceitação de novas tecnologias, além de dados sociodemográficos e de frequência de uso do sistema. Para testar a relação entre as variáveis do modelo, foram verificadas correlações, regressão linear e ANOVA com teste post hoc. Resultados: Os resultados indicaram que quanto maior a percepção de impacto do treinamento, maior a aceitação do novo sistema. Ademais, aqueles que demonstraram maior aceitação da tecnologia utilizam mais frequentemente o sistema. Limitações/implicações: Este estudo gera implicações para a gestão de treinamentos relacionados a novas tecnologias. Originalidade/valor: Também contribui para o campo ao trazer o conceito de impacto do treinamento em conjunto com o de aceitação de novas tecnologias, que tradicionalmente investigou apenas reações ao treinamento, e não a transferência de habilidades.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The adoption of new technologies is a challenge for organizations, which leads them to invest in training when implementing a new system. The aim of this study was to evaluate the effect of the impact of training on the acceptance of a new system, as well as the relationship between the impact of training and the acceptance of new technology with the frequency of use of the system by the user in a federal institution of higher education. Design/methodology/approach: An online questionnaire was answered by participants from an institution two months after the training of a new system. A total of 288 responses were obtained (56.3 % were women, and 44.1 % were from 29 to 39 years). The scales for self-assessment of impact of training at work, for support to transfer, and for accepting new technologies were applied, in addition to sociodemographic data and frequency of use of the system. Correlations, linear regression, and ANOVA with a post hoc test were conducted to test the relationship between variables. Findings: The results indicated that the greater the perception of impact of training, higher the acceptance of the new system. In addition, those who demonstrated greater acceptance of technology, used the system more frequently. Research limitations/implications: This study has implications for the management of training related to new technologies. Originality/value: It also contributes to the field by bringing the concept of impact of training jointly with the acceptance of new technologies, which traditionally has investigated only reactions to training, and not the transfer of skills.
  • RELAÇÃO ENTRE A AUTOEFICÁCIA E OS ESTÁGIOS DO PROCESSO DECISÓRIO: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS FUTUROS ADMINISTRADORES Article

    Karpinski, Atais Catarina; Cogo, Dieli Cristina; Antonelli, Ricardo Adriano; Meurer, Alison Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este estudo analisa a relação existente entre a autoeficácia e os estágios do processo decisório, a partir da percepção dos acadêmicos do curso de Bacharelado em Administração Metodologia: A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quantitativa, com a técnica de Modelagem de Equações Estruturais e coleta de dados realizada por meio de survey. Resultados: Os resultados indicaram associação entre a autoeficácia e os estágios do processo decisório, permitindo a aceitação parcial da hipótese de pesquisa. Nesse sentido, a Eficácia perante a Adversidade e a Eficácia Social mostram-se como elementos a serem observados, em termos de desenvolvimento de habilidades, que possibilitam aos estudantes perceber estes constructos, uma vez que há relação significante com o comportamento destes perante o processo decisório. Dessa forma, a autoeficácia apresenta-se como propulsora da confiança do indivíduo frente aos desafios e às experiências com relações interpessoais, cuja vivência sustenta o processo cognitivo que possibilita o reconhecimento da situação e as ações a serem traçadas. Ademais, nota-se a relevância de se considerar aspectos comportamentais nos estudos sobre tomada de decisão, considerando-se também as atuais discussões a respeito das limitações dos modelos de decisão racionais. Limitações e implicações da pesquisa: O recorte temporal cross-section e a composição amostral de acadêmicos de uma universidade são limitações que podem ser superadas futuramente. Originalidade/valor: Analisar a relação da autoeficácia com os estágios do processo decisório torna-se relevante, uma vez traz contribuições sobre a relação de capacidades subjetivas com tomada de decisão, a fim de evidenciar características não abrangidas pelos modelos decisórios racionais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This study analyzes the relationship between self-efficacy and the stages of the decision-making process, based on the perception of the undergraduate students in bachelor degree in Business Administration. Design/methodology/approach: It characterizes as a descriptive research, with a quantitative approach, using the Structural Equation Modeling technique, and data collection performed through a survey. Findings: The results indicate an association between self-efficacy and the stages of the decision-making process, allowing partial acceptance of the research hypothesis. In this sense, Effectiveness towards Adversity and Social Efficacy are shown as elements to be observed in terms of developing skills, which enable the students to realize such constructs, since there is a significant relationship with behavior in the decision making process. Thus, self-efficacy is presented as a propeller of the individual’s confidence in the challenges and experiences with interpersonal relationships, whose experience supports the cognitive process which enables the recognition of the situation and the actions to be developed. Moreover, it is worth noticing the relevance of considering behavioral aspects in decision-making studies; regarding to, as well, the current discussions about the limitations of rational decision models. Research limitations/implications: The cross-section time frame and the sample composition of academics at a university are limitations that can be overcome in the future. Originality/value: Analyzing the relationship of self-efficacy with the stages of the decision-making process becomes relevant, since it brings contributions on the relationship of subjective abilities with decision making, in order to highlight characteristics not covered by rational decision-making models.
  • DETERMINANTES DO ENDIVIDAMENTO E REGULAÇÃO: UMA ANÁLISE EM OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE EXCLUSIVAMENTE ODONTOLÓGICOS Article

    Avelar, Ewerton Alex; Souza, Antônio Artur de; Amaral, Hudson Fernandes; Orefici, Jacqueline Braga Paiva; Cailleau, Romain

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Analisar os determinantes do endividamento de operadoras de planos de saúde (OPS) exclusivamente odontológicos (EO), sob a perspectiva da regulação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Metodologia: Pesquisa quantitativa e causal. A amostra consistiu nas OPS cujos dados de 2010 a 2018 estavam disponíveis no site da ANS. Foram usadas para a análise dos dados as técnicas de análise de conteúdo, estatística descritiva e regressão com dados em painel. Conclusão: Constatou-se que diversas variáveis relacionadas à regulação da ANS influenciaram os níveis de endividamento das OPS odontológicas. Ademais, observaram-se várias semelhanças entre as duas categorias em análise (cooperativas odontológicas e odontologia de grupo), apesar das diferenças na natureza jurídica de tais organizações. Limitações: O estudo apresenta algumas limitações: (a) a amostra investigada restringe-se a dados públicos de OPS; e (b) as variáveis de regulação são limitadas devido aos dados disponíveis para cálculo. Originalidade / valor: Este artigo apresenta uma série de contribuições para a literatura sobre a estrutura de capital de OPS EO. Primeiramente, destacou-se o papel da regulação nas decisões financeiras das OPS no Brasil. Ademais, confirmou-se a importância de variáveis determinantes da estrutura de capital de empresas para explicar o endividamento das OPS. Por fim, foram propostas variáveis regulatórias como determinantes do endividamento dessas organizações.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This paper examines the determinants of debt levels of Brazilian dental health plan operators (OPS) under the National Supplementary Health Agency (ANS) regulation. Design/methodology/approach: It is an empirical article based on quantitative and causal research. The sample consisted of data from 2010 to 2018 available on the ANS website. The techniques of content analysis, descriptive statistics and panel regression were used for data analysis. Findings: We found that several variables related to the ANS regulation influence dental OPS debt levels. Furthermore, there are also several similarities between the two categories under analysis: dental cooperatives and group dentistry, despite the differences in the legal nature of such organizations. Research limitations/implications: The present study suffers from some limitations: (a) the sample investigated is restricted to OPS public data; and (b) regulation variables are limited due to the data available for calculation, despite our efforts to show otherwise. Originality/value: The present research offers a range of contributions to the literature on dental operators’ capital structure. Firstly, it emphasized the impact of regulation in dental operators’ financial decisions in Brazil. Moreover, it confirmed the important role of companies’ determinant variables of capital structure in explaining OPS debt levels. Lastly, the study introduced regulatory variables as determinants of OPS debt ratios.
  • INFLUÊNCIA DOS FATORES COMPORTAMENTAIS NA PROPENSÃO AO ENDIVIDAMENTO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Article

    Oliveira, Silvia Franco de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo deste artigo é analisar a influência de fatores comportamentais na propensão ao endividamento de estudantes universitários. Desenho/metodologia/abordagem: O estudo investigou uma amostra aleatória de 319 alunos de uma universidade privada de São Paulo. Usando a Modelagem de Equações Estruturais, os fatores comportamentais foram medidos. Para a análise dos dados, foram realizadas estatísticas descritivas e testes de diferença de mediana (teste U de Mann-Whitney) e testes de independência (teste de Qui-quadrado). Resultados: Os resultados indicam que: a) o fator comportamento apresenta o maior efeito sobre a propensão ao endividamento; b) o grau de endividamento é influenciado por variáveis sociodemográficas (sexo, raça, estado civil, ocupação e renda); c) os níveis de percepção de risco, materialismo e propensão ao endividamento são os mesmos para os grupos endividados e não endividados; d) os níveis de comportamento e racionalidade financeira diferem entre grupos endividados e não endividados. Limitações/implicações da pesquisa: A coleta de dados foi realizada em uma região metropolitana onde a população pesquisada apresenta características específicas que dificultam a generalização dos resultados. Implicações práticas: Esses resultados podem ser úteis para auxiliar: a) líderes escolares no desenho de programas educacionais; b) o sistema financeiro no desenvolvimento de estratégias e produtos financeiros. Implicações sociais: Os formuladores de políticas educacionais podem tomar medidas para melhorar os grupos mais vulneráveis. Originalidade/valor: A principal contribuição teórica deste trabalho deu-se pela análise integrada de quatro diferentes construtos sobre a propensão ao endividamento de estudantes universitários: materialismo, racionalidade, comportamento financeiro e percepção de risco.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The purpose of this paper is to analyze the influence of behavioral factors on the propensity for indebtedness of university students. Design/methodology/approach: The study investigated a random sample of 319 students from a private university in São Paulo. Using the Modeling of Structural Equations, the behavioral factors were measured. For the data analysis, descriptive statistics and median difference tests (Mann-Whitney U test) and independence tests (Chi-square test) were performed. Findings: The findings indicate that: a) the behavior factor presents the strongest effect on the propensity to debt; b) the degree of indebtedness is influenced by sociodemographic variables (gender, race, marital status, occupation and income); c) the levels of risk perception, materialism and propensity for indebtedness are the same for indebted and non-indebted groups; d) the levels of financial behavior and rationality differ between indebted and non-indebted groups. Research limitations/implications: The data collection was carried out in a metropolitan region where the cohort surveyed has specific characteristics that make it difficult to generalize the results. Practical implications: These results may be useful in assisting: a) school leaders in the design of educational programs; b) the financial system in the development of financial strategies and products. Social implications: Educational policy makers can take action to improve the most vulnerable groups. Originality/value: The main theoretical contribution of this work was made by the integrated analysis of four different constructs on the propensity for indebtedness of university students: materialism, rationality, financial behavior and risk perception.
  • RANQUEAMENTO DE SISTEMAS DE PRODUTOS BASEADO NA AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DO CICLO DE VIDA: TOMADA DE DECISÃO ESTOCÁSTICA BASEADA EM MÚLTIPLOS CRITÉRIOS Article

    Carmo, Breno Barros Telles do; Margni, Manuele; Baptiste, Pierre

    Resumo em Português:

    RESUMO Propósito: A avaliação de sustentabilidade do ciclo de vida (LCSA) fornece informações úteis e abrangentes sobre o desempenho de um sistema de produtos. Entretanto, existem alguns desafios associado ao processo de tomada de decisão envolvendo esses resultados: (i) indicadores multidimensionais, (ii) objetivos conflitantes e (iii) incerteza associada à avaliação de desempenho. Esta pesquisa propõe uma abordagem que considera a incerteza do desempenho em termos de sustentabilidade do ciclo de vida através do processo de análise de decisão baseado em múltiplos critérios (MCDA) para apoiar a tomada de decisão. Metodologia: Nosso método está estruturado em três fases: i) avaliação da incerteza do desempenho obtido por meio da LCSA, ii) propagação da incerteza da LCSA nos métodos MCDA e iii) interpretação dos resultados estocásticos. A abordagem foi aplicada em um estudo de caso ilustrativo, classificando quatro alternativas de fornecimento de biodiesel. Resultados: A recomendação gerada por esta abordagem fornece uma informação sobre a confiança que o tomador de decisão pode ter em um determinado resultado (classificação de soluções) sob a forma de uma probabilidade, proporcionando um melhor conhecimento do risco (neste caso devido à incerteza da solução preferida). Assim, os resultados estocásticos, se interpretados de forma adequada, fornecem uma medida da robustez dos rankings gerados pelos métodos MCDA, superando a limitação do excesso de confiança dos rankings determinísticos. Originalidade: As contribuições fundamentais deste artigo são (i) integrar a incerteza da LCSA nos processos de tomada de decisão por meio da abordagem MCDA; (ii) fornecer uma análise de sensibilidade sobre a escolha do método MCDA, (iii) apoiar as escolhas de preferência dos tomadores de decisão por meio de um processo de elicitação transparente e (iv) fornecer uma plataforma de tomada de decisão prática que contabiliza simultaneamente os desempenhos das performances LCSA incertas com julgamentos de valor das partes interessadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Life cycle sustainability assessment (LCSA) provides useful and comprehensive information on product system performance. However, it poses several challenges for decision-making process due to (i) multidimensional indicators, (ii) conflicting objectives and (iii) uncertainty associated with the performance assessment. This research proposes an approach able to account uncertain life cycle sustainability performances through multiple criteria decision analysis (MCDA) process to support decision-making. Design/methodology/approach: Our method is structured in three phases: i) assessing the uncertainty of LCSA performances, ii) propagating LCSA uncertainty into MCDA methods and iii) interpreting the stochastic results. The approach is applied on an illustrative case study, ranking four alternatives to biodiesel supply. Findings: The recommendation generated by this approach provides an information about the confidence the decision maker can have in a given result (ranking of solutions) under the form of a probability, providing a better knowledge of the risk (in this case due to the uncertainty of the preferred solution). As such, stochastic results, if appropriately interpreted, provide a measure of the robustness of the rankings generated by MCDA methods, overcoming the limitation of the overconfidence of deterministic rankings. Originality/value: The fundamental contributions of this paper are to (i) integrate LCSA uncertainty into decision-making processes through MCDA approach; (ii) provide a sensitivity analysis about the MCDA method choice, (iii) support decision-makers’ preference choices through a transparent elicitation process and (iv) provide a practical decision-making platform that accounts simultaneously uncertain LCSA performances with stakeholders’ value judgments.
  • EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL E novos MODELOS DE NEGÓCIOS: UMA PESQUISA DE MERCADO NA COLÔMBIA. Article

    Sánchez-Hernández, M. Isabel; Dorado-Mayorga, Elena; Álvarez, Guillermo Alberto Pereira; Osorio-Atehortúa, Ubeimar; Malavera-Pineda, Sandra M.; Montoya-Quintero, Jaime Alberto

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo deste trabalho é abordar o conceito de empreendedorismo sustentável do ponto de vista teórico e prático, atentando para novos modelos de negócios que estão surgindo em todo o mundo para a inovação social. Nesse contexto, foca-se a atenção no modelo de negócio denominado one-for-one e busca-se entender se o mercado colombiano deve ser uma boa opção para o desenvolvimento desse modelo de negócio. Metodologia: Para testar a viabilidade do modelo de negócios one-for-one, realizou-se uma pesquisa de mercado em março de 2019, com uma amostra de alunos de duas instituições de ensino superior da cidade de Medellín (Colômbia). Resultados: Os resultados da pesquisa empírica mostram a atitude moral positiva do colombiano para resolver os problemas sociais, mas também a imaturidade do mercado devido às baixas intenções de compra encontradas nos consumidores potenciais colombianos. Limitações/implicações da pesquisa: Não isento de críticas, este trabalho defende modelos de negócios inovadores que representam um conceito de sustentabilidade orientado para o negócio, que se concentra no aumento do valor econômico e social. Implicações práticas: O modelo de doar um item a um necessitado, para cada item adquirido, pode ser considerado no futuro uma opção viável para o desenvolvimento de modelos de negócios na Colômbia. Implicações sociais: Cada vez mais, a sociedade exige que as ações das empresas contribuam para o desenvolvimento social e para a sustentabilidade ambiental, bem como com a viabilidade econômica. Empresas orientadas para a sustentabilidade presente e futura na tomada de decisão de compra ou investimentos, serão importantes fontes de vantagens competitivas em um futuro próximo. Originalidade/valor: Embora o estudo do empreendedorismo sustentável ainda esteja em seus estágios iniciais nos países latino-americanos, este trabalho lança luz sobre o tema, analisando o modelo de negócios one-for-one como um meio potencial para promover uma transição para sociedades mais sustentáveis.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The aim of this work is to approach the concept of sustainable entrepreneurship from a theoretical and a practical point of view, paying attention to new business models that are emerging around the world for social innovation. In this context, we focus the attention on the business model called one-for-one and we wonder whether the Colombian market should be a good option for developing this business model. Design/methodology/approach: To test the viability of the business model one-for-one we conducted a market research in March 2019, with a sample of students from two higher education institutions in the city of Medellin (Colombia). Findings: The results of the empirical research show the positive moral attitude of Colombian to solve social problems, but also the market immaturity because of the relative low purchase intentions found in Colombian potential consumers. Research limitations/implications: Not exempt from criticism, this work defends innovative business models standing for a business driven concept of sustainability which focusses on increasing both economic as well as social value. Practical implications: The model of donating one item to someone in need, for each item purchased, could be considered in the future a viable option for developing business models in Colombia. Social implications: Nowadays and more than never before, society requires that the actions of companies are aimed at contributing to social development and environmental sustainability, as well as economic viability. Companies oriented towards present and future sustainability in the decision making of purchase or investment will be an important source of competitive advantages in the near future. Originality/value: Although the study of sustainable entrepreneurship is still in very early stages in Latin American countries, this work shed light on the topic analyzing the business model one-for-one as a potential mean to foster a transition towards more sustainable societies.
  • O VALOR ACRESCENTADO PELO CAPITAL ESTRUTURAL À CADEIA DE VALOR DA MADEIRA E INDÚSTRIAS RELACIONADAS Article

    Jardón, Carlos-Maria Fernandez; Silva, Amandio F. C. da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: O capital estrutural é um componente do capital intelectual. A sua medição é essencial para obter o valor real do capital intelectual e a sua influência nos lucros. Este artigo mede o impacto do capital estrutural na cadeia de valor madeireira da Galícia (Espanha). Desígnio/metodologia/abordagem: Dividimos a cadeia madeireira em três grandes setores: extração, conversão e produtos finais. Usando um modelo de painel de dados, medimos o valor acrescentado criado pelo capital estrutural para 2002-2018. Resultados: O capital estrutural gera valor acrescentado nos setores de extração e produtos finais. O sector e o território limitam a criação de valor e eficiência do capital estrutural. Limitações/implicações de pesquisa - Usamos uma base de dados extensiva 2002-2018 de uma região relativamente pequena (Galícia). Os resultados poderiam diferir se a área de estudo fosse expandida e/ou outras regiões estudadas. Implicações práticas: Para empresários e consultores, este estudo sugere a importância das práticas de criar objetivos e cooperação entre empresas para aumentar a eficiência. Os empreendedores devem concentrar-se mais no capital intelectual para melhorar o desempenho. Implicações sociais: Governos locais e entidades sociais devem reconhecer a importância do capital intelectual ao implementar regulações e ações específicas visando melhorias nos lucros das PMEs. Originalidade/valor: Este artigo mede o impacto do capital estrutural na cadeia de valor madeireira. O capital estrutural é considerado como uma variável independente, diferente dos modelos de medição anteriores, onde era apenas um valor residual da diferença entre capital humano e capital intelectual.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Structural capital is a component of intellectual capital. Its measurement is essential to obtain the real value of intellectual capital and its influence on profitability. This article aims at understanding the impact of structural capital on timber and related industries value chain of Galicia (Spain). Design/methodology/approach: The wood sector chain was divided into three major sectors: extraction, conversion and finished products. Using a panel data model, we measured the value addition created by structural capital for the period of 2002-2018. Findings: Structural capital brings value addition to extraction and finished products sectors of the value chain. The sector and the territory limit value generation and efficiency of structural capital. Research limitations/implications: We took an extensive data set ranging from 2002 to 2018 of a relatively small region (Galicia). The findings could change if the area is expanded and/or other regions covered. Practical implications: For business managers and consultants, this study suggests the need for benchmarking and cooperation practices between companies to increase efficiency. Entrepreneurs must concentrate more on intellectual capital in order to better performance. Social implications: Local governments and social entities should acknowledge the importance of intellectual capital while implementing regulations and specific actions to improve SMEs profitability. Originality/value: This paper measures the impact of structural capital on the timber value chain. SC is taken as an independent variable, unlike previous measurement models, where it was a remainder value after deducting HC from IC.
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