Acessibilidade / Reportar erro

Formação de adolescentes protagonistas para a prevenção do bullying no contexto escolar

RESUMO

Objetivo:

desenvolver uma estratégia participativa de educação em saúde no processo de formação de adolescentes protagonistas para a prevenção do bullying escolar.

Método:

pesquisa de intervenção participativa, de natureza qualitativa, fundamentada no modelo da Community-Based Participatory Research e nos Círculos de Cultura de Paulo Freire. A amostra foi intencional mediante a participação de 12 adolescentes considerados líderes. Para a produção dos dados no momento da intervenção educativa, foram empregadas as técnicas de observação, com anotações em diário de campo, registro fotográfico e filmagem.

Resultados:

o modelo de intervenção pedagógica oportunizou a participação ativa dos adolescentes, com vistas ao desenvolvimento de competências geradoras de comportamentos pró-sociais, relações empáticas e assertivas, capazes de enfrentar o bullying e transformar o ambiente escolar.

Considerações finais:

a utilização das metodologias participativas, na perspectiva do protagonismo juvenil, tem potencial para subsidiar práticas educativas da(o) enfermeira(o) escolar na colaboração e liderança de programas antibullying.

Descritores:
Violência; Bullying; Saúde do Adolescente; Serviços de Enfermagem Escolar; Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br