Acessibilidade / Reportar erro

Administração de terapia antineoplásica: intervenção de enfermagem no alívio do sofrimento

RESUMO

Objetivo:

Identificar intervenções de enfermagem com o potencial de atuar sobre o sofrimento e avaliar os resultados da intervenção de enfermagem criada.

Método:

Uma abordagem de estudo multimétodo foi utilizada. Após identificar as evidências científicas e encontrar a teoria de apoio, o processo de intervenção para aliviar o sofrimento de pacientes hospitalizados foi modelado utilizando a metodologia da pesquisa qualitativa. Em seguida, foram criadas as condições de treinamento para a implementação da intervenção Administração da Quimioterapia como Intervenção de Enfermagem Individualizada, com estudo piloto quase experimental, longitudinal.

Resultados:

Os pacientes do grupo experimental apresentaram valores de sofrimento inferiores ao grupo controle. Após o término do estudo piloto, retornaríamos à pesquisa qualitativa para entender a variação de alguns dados.

Considerações finais:

O uso de métodos mistos de pesquisa permitiu a compreensão dos diferentes componentes da administração da quimioterapia medicamentosa como uma intervenção de enfermagem individualizada.

Descritores:
Estresse Psicológico; Cuidados de Enfermagem; Assistência Centrada no Paciente; Neoplasias da Medula Óssea; Antineoplásicos

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br