Acessibilidade / Reportar erro

Adesão da equipe de enfermagem às ações de segurança do paciente em unidades neonatais

RESUMO

Objetivos:

descrever a adesão da equipe de enfermagem às ações de segurança do paciente em unidades neonatais por meio de um instrumento validado.

Métodos:

estudo transversal, realizado mediante observação direta da equipe de enfermagem e análise descritiva de 182 registros do “Checklist de segurança do paciente no cuidado de enfermagem na internação em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal” em um hospital em Belo Horizonte.

Resultados:

evidenciou-se adesão maior que 90,0% nas unidades quanto ao uso da pulseira de identificação e orientação dos acompanhantes. Identificou-se 79,0% de ausência de conferência da pulseira de identificação e 59,0% de ausência de avaliação das travas das rodas do berço. Três dos 21 itens contemplados no checklist não apresentaram não conformidades.

Conclusões:

constatou-se adesão parcial às ações de segurança do paciente, especialmente no que tange às metas identificação do paciente e prevenção de quedas, o que expõe os neonatos a eventos adversos evitáveis.

Descritores:
Segurança do Paciente; Lista de Checagem; Neonatologia; Equipe de Enfermagem; Qualidade da Assistência à Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br