Acessibilidade / Reportar erro

Pessoas vivendo com Aids: associação entre diagnósticos de enfermagem e características sociodemográficas/clínicas

RESUMO

Objetivo:

Analisar a associação entre os diagnósticos de enfermagem e características sociodemográficas e clínicas em pessoas vivendo com Aids.

Método:

Estudo transversal realizado com 100 pessoas vivendo com Aids em um Hospital Universitário. A coleta de dados ocorreu entre janeiro e julho de 2015, utilizando-se um roteiro de entrevista e exame físico. A associação ocorreu por meio dos testes qui-quadrado de Pearson e exato de Fisher.

Resultados:

Os diagnósticos de enfermagem mais prevalentes foram: proteção ineficaz, conhecimento deficiente, falta de adesão e disfunção sexual. Observaram-se associações significantes entre os diagnósticos de enfermagem com as seguintes características sociodemográficas e clínicas: situação conjugal, local de moradia, nível de escolaridade, renda familiar, forma de exposição ao vírus da imunodeficiência adquirida, infecção oportunista atual, abandono de tratamento, dificuldade de acesso ao serviço de saúde e uso de álcool e de drogas ilícitas.

Conclusão:

Os diagnósticos apresentaram associações significativas com aspectos sociodemográficos e clínicos.

Descritores:
Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Processos de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br