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Vivências de professores acerca dos primeiros socorros na escola

RESUMO

Objetivo:

desvelar as vivências de professores do ensino infantil e fundamental sobre primeiros socorros na escola.

Método:

estudo descritivo, qualitativo realizado em maio de 2014, a partir de grupo focal com nove professores da rede municipal de Bom Jesus-PI. Ocorreu gravação de áudio, o conteúdo foi transcrito, os dados foram processados no software IRAMUTEQ e analisados a partir da Classificação Hierárquica Descendente.

Resultados:

foram obtidas três classes: “Conhecimento dos professores acerca dos primeiros socorros” (apontou influência da experiência materna, crença em mitos populares e consciência do despreparo); “Sentimentos em situações de urgência e emergência” (angústia, medo e preocupação); e “Primeiros socorros vivenciados na escola”, (ocorridos em sala de aula ou durante recreação, oriundos de pancadas e síncope).

Considerações finais:

A pesquisa evidenciou vivências baseadas em crenças populares, experiências familiares e lacuna de conhecimentos. O despreparo foi evidenciado pelo relato dos professores acerca de terem realizado condutas inadequadas durante primeiros socorros na escola.

Descritores:
Primeiros Socorros; Emergências; Saúde Escolar; Promoção da Saúde; Pesquisa Qualitativa

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