Acessibilidade / Reportar erro

Abordagens sobre carga de trabalho em enfermagem psiquiátrica e saúde mental

RESUMO

Objetivo:

investigar as abordagens de carga de trabalho existentes na produção do conhecimento nacional e internacional em enfermagem psiquiátrica e saúde mental.

Métodos:

revisão integrativa de literatura, em seis bases de dados, com recorte temporal de janeiro de 2005 a março de 2019. Foram incluídos artigos em inglês, espanhol e português disponíveis na íntegra.

Resultados:

a amostra constituiu-se de 23 artigos originais classificados em duas dimensões. A dimensão quantitativa foi abordada por 12 artigos e abrangeu: avaliação de necessidades de cuidados de pacientes, identificação de atividades realizadas pela equipe, mensuração do tempo despendido e desenvolvimento e validação de instrumento de mensuração. A outra dimensão emocional incluiu 11 artigos cujos enfoques recaíram sobre identificação de estressores no ambiente de trabalho, riscos psicossociais e estratégias de enfrentamento.

Conclusão:

evidenciaram-se estratégias para mensuração da carga de trabalho e avaliações do impacto dos estressores nas equipes de enfermagem.

Descritores:
Carga de Trabalho; Recursos Humanos de Enfermagem; Enfermagem Psiquiátrica; Saúde Mental; Condições de Trabalho

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br