Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do ensino de enfermagem dentro de uma proposta emancipadora

Evaluación de la enseñanza de enfermería dentro de una propuesta libertadora

Teaching assessment of nursing into an emancipating proposal

Na intenção de oferecer novas tecnologias de ensino, o Curso de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará vem integrando os cursos de graduação e pós-graduação. O estudo objetivou avaliar uma disciplina do Curso de Graduação em Enfermagem, numa visão crítica e transformadora. A metodologia utilizada envolve o paradigma de avaliação emancipadora de SAUL (1995), contemplando três momentos: descrição da realidade, crítica da realidade e construção coletiva. Os resultados mais significativos foram: que o conteúdo seja compatível com a carga horária, com renovação metodológica e descentralização da avaliação. Concluíu-se o estudo percebendo como ponto crítico do ensino-aprendizagem a deficiência metodológica adotada na disciplina. Tem-se a certeza de que esta investigação traz contribuições para a relação ensino-aprendizagem na qual professor e aluno sejam sujeitos do processo, eliminando, assim, a posição do aluno de mero objeto manipulado pelo sistema e copiadores da cópia.

Avaliação educacional; Avaliação emancipadora


Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br