Acessibilidade / Reportar erro

Socialização de enfermeiras na Estratégia Saúde da Família: contribuições à identidade profissional

RESUMO

Objetivo:

Verificar como a socialização das enfermeiras na Estratégia Saúde da Família (ESF) influencia em sua identidade profissional.

Método:

Pesquisa exploratória, descritiva, cujo referencial teórico-metodológico foi a hermenêutica dialética, ancorada nas premissas da Sociologia das Profissões. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com 27 enfermeiras da ESF do município de São Paulo. O material empírico resultante foi submetido à Análise do Discurso.

Resultados:

A escolha pela Enfermagem foi influenciada pelo conhecimento prévio da profissão e pela afinidade com o cuidado. A socialização não se limitou ao que foi absorvido, compreendendo a busca por uma identidade profissional individual e seu compartilhamento coletivo.

Considerações finais:

O cuidado de enfermagem é construído na prática diária, mobilizando a enfermeira para uma ação que compreende a si própria, a relação com o outro e as condições nas quais o trabalho é realizado, abrindo oportunidade de reconstrução identitária, condizente com a concretude do trabalho.

Descritores:
Enfermagem; Atenção Primária à Saúde; Estratégia Saúde da Família; Socialização; Prática Profissional

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br