Acessibilidade / Reportar erro

Educação em enfermagem: avaliação da formação por egressos, empregadores e docentes

Educación en enfermería: evaluación de la formación por egresados, empleadores y docentes

RESUMO

Objetivo:

subsidiar a avaliação e as transformações necessárias no currículo de um curso de graduação em Enfermagem.

Método:

estudo descritivo e exploratório desenvolvido em duas etapas na modalidade de pesquisa-ação. Na primeira etapa foram entrevistados e analisados os discursos de 19 egressos e 15 empregadores; na segunda, cinco docentes participaram do Grupo Focal. Para tratamento dos dados, adotou-se a Análise de Conteúdo.

Resultados:

com base na avaliação dos atores, elaborou-se um Plano de Ação com sugestões relativas à flexibilização curricular, redimensionamento de conteúdos, educação permanente, valorização da prática, metodologias ativas e autonomia do estudante.

Conclusão:

a participação de atores partícipes do processo de formação e de atuação de profissionais enfermeiros, na avaliação de um currículo, apontou aspectos passíveis de realinhamento e forneceu subsídios concretos para a melhoria da qualidade do currículo do curso de graduação, cenário deste estudo.

Descritores:
Educação em Enfermagem; Pesquisa em Educação de Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Currículo; Programas de Graduação em Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br