Acessibilidade / Reportar erro

Itinerário terapêutico de pessoas idosas com Diabetes Mellitus: implicações para o cuidado de enfermagem

RESUMO

Objetivo:

descrever o itinerário terapêutico de pessoas idosas com diabetes mellitus cadastradas em unidades de Estratégia Saúde da Família.

Método:

estudo qualitativo, descritivo, realizado com 15 pessoas idosas com diabetes mellitus, entre fevereiro e abril de 2019, por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram submetidos à análise da proposta operativa de Minayo.

Resultados:

no subsistema de cuidado folclórico, foi evidenciado o uso de plantas medicinais, de benzedores e fé. No subsistema de cuidado profissional, as equipes de Estratégia Saúde da Família são os serviços de maior vínculo com as pessoas idosas que, porém, ainda precisam recorrer à rede privada de saúde. A família mostra-se como principal fonte de apoio no subsistema de cuidado popular.

Considerações finais:

faz-se necessário que a enfermagem reconheça a pluralidade de saberes, estratégias de enfrentamento, crenças e cultura das pessoas idosas com diabetes mellitus, para garantir um cuidado integral.

Descritores:
Idoso; Diabetes Mellitus; Cuidados de Enfermagem; Atenção Primária à Saúde; Estratégia Saúde da Família

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br