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Aplicação do mapa de empatia sobre as ações educativas realizadas pelos profissionais de enfermagem

RESUMO

Objetivo:

aplicar o mapa de empatia para avaliar as necessidades, desejos, frustrações e aspirações dos profissionais de enfermagem sobre as ações educativas.

Métodos:

estudo transversal, realizado em uma instituição hospitalar com 164 profissionais de enfermagem, que responderam o mapa de empatia, que elucidou sobre a participação em ações educativas institucionais, sendo esses colhidos de 2019 a 2020, e analisados pela estatística descritiva.

Resultados:

no uso do mapa de empatia, predominaram ações educativas voltadas às rotinas, com o compartilhamento de conhecimento; promoção de melhorias na assistência; pactuação de compromisso com as ações propostas; adesão insuficiente; pouco incentivo para participação; orientações dispersas entre os profissionais; demanda de trabalho aumentada; e atividade educativa durante a jornada de trabalho.

Conclusões:

o mapa de empatia, aplicado como instrumento de avaliação do processo educativo institucional, qualificou em ações educativas adequadas ou de oportunidade para melhoria de uma aprendizagem significativa para a formação profissional da enfermagem.

Descritores:
Profissionais de Enfermagem; Educação Continuada; Educação em Enfermagem; Serviço Hospitalar de Educação; Enfermagem

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