Acessibilidade / Reportar erro

King’s Parkinson’s Disease Pain Questionnaire: confiabilidade e validade de construto convergente

RESUMO

Objetivos:

avaliar as evidências de confiabilidade e de validade de construto convergente do King’s Parkinson’s Disease Pain Questionnaire.

Métodos:

estudo psicométrico com 75 idosos com doença Parkinson. O instrumento foi aplicado por dois pesquisadores separadamente e reaplicado por um dos pesquisadores após 15 dias. Na confiabilidade, a consistência interna foi avaliada pelo teste de alfa de Cronbach e a estabilidade pelo coeficiente de correlação intraclasse. Na avaliação da validade de construto, os escores do King’s Parkinson’s Disease Pain Questionnaire foram comparados ao escore da Geriatric Pain Measure.

Resultados:

foi obtido um alfa de Cronbach médio entre as três avaliações acima de 0,60 e correlação intraclasse entre as três avaliações acima de 0,90, bem como uma correlação fraca, mas significativa entre as duas escalas aplicadas.

Conclusões:

o instrumento apresentou adequadas evidências de validade de construto convergente e de confiabilidade, podendo ser utilizado na prática clínica.

Descritores:
Doença de Parkinson; Idoso; Dor; Estudos de Validação; Serviços de Saúde.

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br