Acessibilidade / Reportar erro

A criança e o medicamento: software educacional sobre administração de medicamentos em pediatria

El niño y el medicamento: software educativo sobre la administración de medicamentos en pediatría

Children and medication: an educational software for pediatric nursing education

Resumos

Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento e avaliação de um software educacional sobre administração de medicamentos em pediatria, intitulado "A criança e o medicamento". Foi empregado o Referencial Pedagógico de Robert M. Gagné( 1980) e utilizado o Modelo de três Estágios para desenvolvimento de programas CAI proposto por Price (1991). O software utiliza recursos multimídia sendo composto por quatro tópicos: a criança, o medicamento, quem administra e administração do medicamento. Após o desenvolvimento do programa, foram realizadas três etapas de avaliação, com analistas de sistemas, peritos no conteúdo abordado e população alvo à qual o software se destina. A análise dos dados mostrou que a maioria dos itens recebeu consideração excelente na opinião dos avaliadores. Pudemos observar a aceitação do software por essa população e comprovar nossa contribuição para o ensino de enfermagem, disponibilizando um novo recurso para o ensino de administração de medicamentos em pediatria.

software; enfermagem pediátrica; ensino; medicamentos


Este estudio ha tenido como objetivo el desarrollo y evaluación de un software educativo sobre la administración de medicamentos en pediatría, con el título "El niño y el medicamento". Se ha empleado el referencial pedagógico de Robert M. Gagné y el Modelo de tres Etapas de Price (1991) para el desarrollo de programas CAI. El software utiliza recursos multimídia y se compone de cuatro tópicos: el niño, el medicamento, quien lo administra y la administración del medicamento. Tras el desenvolvimiento del programa, se llevaron a cabo tres etapas de evaluación, con analistas de sistemas, con expertos en el contenido y con la población a la cual el software se destinaba. El análisis de los datos mostró que la mayoría de los tópicos estaba excelente, en la opinión de los evaluadores. Se ha podido observar la aceptación del software por esa población y hemos podido comprobar, así, nuestra contribución a la enseñanza de enfermería, al disponer un nuevo recurso para la enseñanza de administración de medicamentos en pediatría.

software; enfermería pediátrica; enseñanza; medicamentos


The purpose of this study is the development and evaluation of an educational software on the administration of pediatric medicaments called "Children and medication". The pedagogical framework of Robert M. Gagné and the Three Stages Model, proposed by Price (1991) to develop CAI programs, were used. The software utilizes multimedia resources and is composed of four topics: the child, the medicament, the person who administers it and the administering of the medication. After the development of the program, it went through an evaluation process which was divided in three phases and had the participation of system analyst professionals and the target population to which the software was designed. Data analysis of the software showed that most of the items received excellent approval by the evaluators. It was observed that the software was accepted by the users and that it contributed for the nursing teaching of pediatric medicament administering through a new resource.

software; pediatric nursing; teaching; medicaments


PESQUISA

A criança e o medicamento: software educacional sobre administração de medicamentos em pediatria1 1 Prêmio Zaira Cintra Vidal, 3º lugar, 52º CBEn.

Children and medication: an educational software for pediatric nursing education

El niño y el medicamento: software educativo sobre la administración de medicamentos en pediatría

Sílvia Helena Zem-MascarenhasI; Silvia Helena De Bortoli CassianiII

IDoutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

IIProfessora Doutora do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

RESUMO

Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento e avaliação de um software educacional sobre administração de medicamentos em pediatria, intitulado "A criança e o medicamento". Foi empregado o Referencial Pedagógico de Robert M. Gagné( 1980) e utilizado o Modelo de três Estágios para desenvolvimento de programas CAI proposto por Price (1991). O software utiliza recursos multimídia sendo composto por quatro tópicos: a criança, o medicamento, quem administra e administração do medicamento. Após o desenvolvimento do programa, foram realizadas três etapas de avaliação, com analistas de sistemas, peritos no conteúdo abordado e população alvo à qual o software se destina. A análise dos dados mostrou que a maioria dos itens recebeu consideração excelente na opinião dos avaliadores. Pudemos observar a aceitação do software por essa população e comprovar nossa contribuição para o ensino de enfermagem, disponibilizando um novo recurso para o ensino de administração de medicamentos em pediatria.

Palavras chave: software, enfermagem pediátrica, ensino, medicamentos

ABSTRACT

The purpose of this study is the development and evaluation of an educational software on the administration of pediatric medicaments called "Children and medication". The pedagogical framework of Robert M. Gagné and the Three Stages Model, proposed by Price (1991) to develop CAI programs, were used. The software utilizes multimedia resources and is composed of four topics: the child, the medicament, the person who administers it and the administering of the medication. After the development of the program, it went through an evaluation process which was divided in three phases and had the participation of system analyst professionals and the target population to which the software was designed. Data analysis of the software showed that most of the items received excellent approval by the evaluators. It was observed that the software was accepted by the users and that it contributed for the nursing teaching of pediatric medicament administering through a new resource.

Keywords: software, pediatric nursing, teaching, medicaments

RESUMEN

Este estudio ha tenido como objetivo el desarrollo y evaluación de un software educativo sobre la administración de medicamentos en pediatría, con el título "El niño y el medicamento". Se ha empleado el referencial pedagógico de Robert M. Gagné y el Modelo de tres Etapas de Price (1991) para el desarrollo de programas CAI. El software utiliza recursos multimídia y se compone de cuatro tópicos: el niño, el medicamento, quien lo administra y la administración del medicamento. Tras el desenvolvimiento del programa, se llevaron a cabo tres etapas de evaluación, con analistas de sistemas, con expertos en el contenido y con la población a la cual el software se destinaba. El análisis de los datos mostró que la mayoría de los tópicos estaba excelente, en la opinión de los evaluadores. Se ha podido observar la aceptación del software por esa población y hemos podido comprobar, así, nuestra contribución a la enseñanza de enfermería, al disponer un nuevo recurso para la enseñanza de administración de medicamentos en pediatría.

Palabras clave: software, enfermería pediátrica, enseñanza, medicamentos

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Recebido em outubro de 2000

Aprovado em março de 2001

  • BORGES, P.R.T. Qualidade de software educacional: critérios para validação de treinamentos multimídia utilizados em educação à distância. Tecnol. Educacional, v.26, n.140, p11-17, 1998.
  • CASSIANI, S.H. de B. Um salto para o futuro no ensino da administração de medicamentos: desenvolvimento de um programa instrucional auxiliado pelo computador. 1998. 206p. Tese (Livre Docência)- Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
  • GAGNÉ, R.M. Princípios essenciais da aprendizagem para o ensino. Trad. de Rute Vivian Angelo. Porto Alegre: Globo, 1980.
  • MARIN, H.F. Informática em enfermagem. São Paulo: E.P.U, 1995.
  • MASCARENHAS, S. Um survey sobre o uso de tecnologias avançadas no ensino: a Universidade de São Paulo para a era da informação: uma proposta de ação. Rev. USP, v.35, p. 103-107, 1997.
  • PRESSMAN, R.S. Engenharia de software. Trad. de José Carlos Barbosa dos Santos. São Paulo: Makron Books, 1995.
  • PRICE, R.V. Computer-aid instruction: a guide for authors. Pacific Grove: Brooks/Cole Publishing Company, 1991.
  • ROCHA, M.T. Construção de uma base de dados particular informatizada. Rev. Paul. Enfermagem, v.11, n.2, p.64-68, 1992.
  • ZEM-MASCARENHAS, S.H.; CARVALHO, E.C. Toque terapêutico: análise da produção do conhecimento utilizando uma base de dados informatizada. Rev. Min. Enfermagem, v.2, n.2, p.98-103, 1998.
  • 1
    Prêmio Zaira Cintra Vidal, 3º lugar, 52º CBEn.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      22 Ago 2014
    • Data do Fascículo
      Dez 2000

    Histórico

    • Aceito
      Mar 2001
    • Recebido
      Out 2000
    Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
    E-mail: reben@abennacional.org.br