Acessibilidade / Reportar erro

Trajetória da doença na insuficiência cardíaca: narrativas de cuidadores familiares

RESUMO

Objetivo:

Explorar o significado de ser um cuidador familiar de um parente com insuficiência cardíaca avançada (IC) em sua própria casa e compreender como a dignidade é mantida em contextos do cuidado familiar.

Método:

Utilizado um método fenomenológico-hermenêutico inspirado na filosofia ricoeuriana. Cuidadores portugueses de familiares com IC avançada participaram de duas entrevistas reflexivas em um período de quatro meses.

Resultados:

Os dez cuidadores familiares incluídos neste estudo incluíram duas filhas e oito cônjuges com idade média de 70 anos. Foram identificados dois temas principais: (1) Luta entre força interior e senso de dever; (2) Luta entre sentimentos de fardo e segurança.

Considerações finais:

Pessoas com IC têm sintomas debilitantes associados ao estresse psicológico, o que pode sobrecarregar tanto eles como seus cuidadores familiares. Os resultados apontam que os cuidadores familiares precisam participar no planejamento e na execução dos cuidados de saúde de seus parentes.

Descritores:
Insuficiência Cardíaca; Cuidadores Familiares; Narrativas Pessoais; Pesquisa Qualitativa; Cuidado

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br