Acessibilidade / Reportar erro

Papel educativo do enfermeiro e o locus de controle da pessoa diabética

RESUMOS DE TESES

Papel educativo do enfermeiro e o locus de controle da pessoa diabética

Maria L. Zanetti

EERP

PAPEL EDUCATIVO DO ENFERMEIRO E O LOCUS DE CONTROLE DA PESSOA DIABÉTICA-Maria L. Zanetti-EERP-Dissertação de Mestrado-São Paulo, 1991.

A educação em saúde é a temática abordada, contexto do papel do enfermeiro enquanto educador, particularizando o paciente com diabetes mellitus cujos fatores pessoais e motivacionais interferem na aderência ao tratamento. O trabalho teve como objetivo testar a fidedignidade do IMLCS (Instrumento de Medida de Locus de Controle à Saúde), confrontar a distribuição das respostas aos diferentes itens do IMLCS para duas populações distintas de pacientes diabéticos, assim como verificar a predominância do locus de controle à saúde nos sujeitos estudados. Para o alcance destes objetivos, foi aplicado um i nstrumento denominado: Instrumento de Medida de Locus de Controle à Saúde. Sua aplicação deu-se em duas etapas com populações distintas de diabéticos. Os dados obtidos de controle, permitiu-nos concluirque houve uma predominância dos sujeitos com o locus de controle externo, que a distribuição das respostas aos diferentes itens nas duas etapas dos estudos foram diferentes e que a escala está validada para a população de pacientes diabéticos.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-Universidade de São Paulo

Av. Bandeirantes, n.3900

CEP: 14.049-Ribeirão Preto-SP-Fax: (016) 633-0567

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1992
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br