Artigo 1(1515 Dreier-Wolfgramm A, Michalowsky B, Austrom MG, Van der Marck MA, Iliffe S, Alder C, et al. Dementia care management in primary care: current collaborative care models and the case for interprofessional education. Z Gerontol Geriatr [Internet]. 2017[citado 2018 Jul 08];50(Suppl 2):68-77. Available from: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2Fs00391-017-1220-8.pdf
https://link.springer.com/content/pdf/10...
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Dementia care management in primary care: current collaborative care models and the case for interprofessional education, 2017. Gerontologie und Geriatrie
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Descritivo-exploratório 6 programas de gestão dos cuidados em demência. |
Descrever os modelos internacionais de atendimento interprofissional em demência para definir um padrão mínimo de profissionais para a assistência na APS. |
Aulas teóricas presenciais; plataformas virtuais com aulas teóricas à distância e possibilidades de tirar dúvidas, análise e discussão de estudo de caso com participação interdisciplinar; discussões dos casos atendidos pela equipe de forma continuada. |
Artigo 2(1616 Nieuwboer MS, Richters A, Van der Marck MA. Triple aim improvement for individuals, services and society in dementia care: the DementiaNet collaborative care approach. Z Gerontol Geriatr [Internet]. 2017[cited 2018 Jul 08];50(Suppl-2):78-83. Available from: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2Fs00391-017-1196-4.pdf
https://link.springer.com/content/pdf/10...
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Triple aim improvement for individuals, services and society in dementia care: the DementiaNet collaborative care approach, 2017. Gerontologie und Geriatrie
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Descritivo. |
Descrever o modelo holandês de prática interdisciplinar colaborativa no atendimento às demências, o DementiaNet. |
Estímulo ao uso de ferramentas práticas para a melhoria da qualidade dos cuidados em demência; avaliação continuada do conhecimento, atitudes, habilidades, colaboração no atendimento e qualidade dos cuidados prestados na demência; seleção de problemas com formulação de plano de ação (ciclo PDCA); organização de treinamento interdisciplinar baseado nos problemas identificados (aulas teóricas sobre tópicos relacionados à demência e trabalho em equipe, discussão de casos); uso de ferramentas de comunicação eletrônica para discussão de casos, coordenar ações e especialização em demência. |
Artigo 3(1717 Davies N, Hopwood J. The many faces of dementia: is an online course beneficial for GPs? Br J Gen Pract [Internet]. 2017[cited 2018 Jul 08];67(654):27. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5198593/pdf/bjgpjan-2017-67-654-27.pdf
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
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The Many Faces of Dementia: is an online course beneficial for GPs? 2017. British Journal of General Practice
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Analítico. |
Analisar se o curso The Many Faces of Dementia é benéfico para o médico de família. |
The Many Faces of Dementia - curso on-line gratuito com o objetivo de fornecer melhor compreensão da apresentação, sintomas, desafios e pesquisas atuais sobre demência: aulas teóricas; vídeos compartilhando as experiências de pessoas com demência, cuidadores familiares, profissionais de saúde e pesquisadores da área. |
Artigo 4(1818 Wang Y, Xiao LD, Ullah S, Ele GP, De Bellis A. Evaluation of a nurse-led dementia education and knowledge translation programme in primary care: a cluster randomized controlled trial. Nurse Educ Today [Internet]. 2017[cited 2018 Jul 08];49:1-7. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691716302544
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Evaluation of a nurse-led Dementia Education and Knowledge Translation Programme in primary care: a cluster randomized controlled trial, 2017. Nurse Education Today
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Ensaio clínico randomizado controlado. 85 profissionais grupo intervenção 85 profissionais grupo controle |
Determinar a eficácia de um programa de educação em demência para profissionais da APS, sua satisfação com o programa e compreender suas percepções e experiências com a temática no programa. |
Dementia Education and Knowledge Translation Programme - programa de educação em demência com 10 módulos (total de 20hs): seleção de um enfermeiro e um médico para treinadores do programa em sua unidade (workshop de educação presencial de três dias, cada módulo abrange pré-leitura, palestra curta e estudo de caso, com apresentação e discussão em grupo); recursos de ensino e aprendizado para os treinadores (uma pasta de trabalho e quatro DVDs); suporte contínuo da equipe do projeto aos treinadores por meio de e-mail, telefone e visitas ao local durante a fase de implementação do programa. |
Artigo 5(1919 Edwards R, Voss SE, Iliffe S. The development and evaluation of an educational intervention for primary care promoting person-centred responses to dementia. Dementia [Internet]. 2015[cited 2018 Jul 08];14(4):468-82. Available from: http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1471301213499768
http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1...
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The development and evaluation of an educational intervention for primary care promoting person-centred responses to dementia, 2015. Dementia
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Quase experimental. 94 profissionais |
Descrever a produção de um projeto de intervenção educacional a partir dos resultados do trabalho do grupo focal; teste piloto e aperfeiçoamento dos materiais de treinamento; teste de campo e avaliação da intervenção. |
Aula expositiva de uma hora (introdução à demência e aos subtipos, seguida do diagnóstico precoce, introdução ao conceito de abordagens centradas na pessoa com demência, baseado em extratos de entrevistas com pessoas com demência e seus cuidadores); manual da apresentação da aula expositiva; quatro exemplos de estudo de caso para discussão; manual de treinamento com diretrizes detalhadas para a gestão dos cuidados na demência. |
Artigo 6(2020 Wilcock J, Iliffe S, Griffin M, Jain P, Thuné-Boyle I, et al. Tailored educational intervention for primary care to improve the management of dementia: the EVIDEM-ED cluster randomized controlled trial. Trials [Internet]. 2013[cited 2018 Jul 08];14:397. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4222692/pdf/1745-6215-14-397.pdf
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Tailored educational intervention for primary care to improve the management of dementia: the EVIDEM-ED cluster randomized controlled trial, 2013. Trials
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Ensaio clínico randomizado controlado. 512 pacientes grupo intervenção 560 pacientes grupo controle |
Testar o efeito de uma intervenção educacional adaptada, baseada no local de trabalho, desenvolvida para a prática clínica geral no manejo de pessoas com demência. |
Levantamento das necessidades educacionais dos profissionais da atenção primária; oficinas de discussão no ambiente de trabalho; plataformas virtuais com aulas teóricas à distância e possibilidades de esclarecer dúvidas; workshops (palestras interativas, apresentações e discussão de casos, atividades em grupo, apresentações multimídia). |
Artigo 7(2121 Lee L, Weston WW, Hillier LM. Developing memory clinics in primary care: an evidence-based interprofessional program of continuing professional development. J Contin Educ Health Prof [Internet]. 2013[cited 2018 Jul 08];33(1):24-32. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1002/chp.21163
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/...
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Developing memory clinics in primary care: an evidence-based interprofessional program of continuing professional development, 2013. Journal of Continuing Education in the Health Professions
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Quase experimental. 124 profissionais |
Descrever uma abordagem inovadora para um programa de capacitação e gestão em demência, baseado em clínicas de memória interprofissional, para os profissionais da APS. |
Programa de Treinamento em Demência (cinco dias): seminário (dois dias) - explanação sobre diferenciação do envelhecimento normal, transtorno cognitivo e demência; apresentação dos principais tipos de demência, rastreamento, diagnóstico, manejo farmacológico e não-farmacológico, suporte familiar e acompanhamento das demências; workshop (dois dias) composto por vários módulos sobre avaliação e gestão da demência - palestras interativas, treinamento prático de como aplicar os testes cognitivos, apresentação e discussão de oito casos, atividades em grupo, apresentações em multimídia, pesquisa on-line antes de cada módulo para as necessidades educacionais e interesses específicos dos participantes; programa de mentoria (um dia) - observação da atuação de profissionais especialistas em ação através de vídeo, e participação presencial nas discussões em que os resultados da avaliação são revisados e os planos para manejo em demência são formulados; acompanhamento de dois dias de prática dos aprendizes pelos mentores do programa. |
Artigo 8(2222 Galvin JE, Meuser TM, Morris JC. Improving physician awareness of Alzheimer disease and enhancing recruitment: the Clinician Partners Program. Alzheimer Dis Assoc Disord [Internet]. 2012[cited 2018 Jul 08];26(1):61-7. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3288449/pdf/nihms332853.pdf
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
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Improving physician awareness of Alzheimer disease and enhancing recruitment: the Clinician Partners Program, 2012. Alzheimer Disease and Associated Disorders
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Quase experimental. 146 profissionais |
Oferecer oportunidades educacionais aos provedores de saúde rural (APS) para aprender sobre doença de Alzheimer (DA) e transtornos relacionados, e melhorar o diagnóstico, tratamento e cuidados relacionados à demência para o benefício dos idosos rurais. |
Programa de Parceiros Clínicos: mini residência (três dias), seminários e reuniões clínicas com discussão de casos (técnicas de ensino didáticas, observacionais e práticas); entrega de manual para a prática - artigos úteis, instrumentos de rastreamento, critérios diagnósticos e diretrizes de prática. |
Artigo 9(2323 Lee L, Kasperski MJ, Weston WW. Building capacity for dementia care: training program to develop primary care memory clinics. Can Fam Physician [Internet]. 2011[cited 2018 Jul 08];57(7):249-52. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3135463/pdf/057e249.pdf
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
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Building capacity for dementia care: training program to develop primary care memory clinics, 2011. Canadian Family Physician
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Descritivo. |
Desenvolver clínicas de memória interprofissional altamente funcionais que auxiliem os médicos de família a fornecer assistência de qualidade para pacientes com demência e outras formas de comprometimento cognitivo. |
Programa de Treinamento em Clínicas de Memória: workshop interativo, com discussão de casos (2 dias) - explanação sobre diferenciação do envelhecimento normal, transtorno cognitivo e demência; apresentação dos principais tipos de demência, rastreamento, diagnóstico, manejo farmacológico e não-farmacológico, suporte familiar e acompanhamento das demências; observação e treinamento clínico em clínicas de memória e medicina familiar (um dia) e mentoria em clínicas de memória (dois dias); entrega de manual de treinamento detalhado, com indicação de referências na temática; atualização constante, conforme programação. |
Artigo 10(2424 Perry M, Drašković I, Lucassen P, Vernooij-Dassen M, Van Achterberg T, Olde Rikkert M. Effects of educational interventions on primary dementia care: a systematic review. Int J Geriatr Psychiatry [Internet]. 2011[cited 2018 Jul 08];26(1):1-11. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/gps.2479
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Effects of educational interventions on primary dementia care: a systematic review, 2011. International Journal of Geriatric Psychiatry
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Revisão narrativa. 1.904 provedores de cuidados primários (PCPs) |
Determinar os efeitos de intervenções educativas sobre a demência dirigidas a PCPs. |
Seis estudos: 1) intervenção multifacetada: quatro seminários, visitas adicionais de extensão, treinamento em pequenos grupos; 2) workshop em pequenos grupos (10 práticas), sistema de apoio à decisão (8 práticas), tutorial eletrônico em CD-ROM (8 práticas); 3) intervenção multifacetada: aprendizagem direta, através de 100 minutos de seminários interativos, divididos em até 5 sessões, combinadas com folhetos e website contemplando informações referentes aos seminários); aprendizado indireto, através da colaboração com o gerente de atendimento; 4) intervenção multifacetada: instalação de gerentes de cuidado à demência; formação de provedores de atenção primária - 90 minutos de seminários interativos, padronizados em até cinco sessões; 5) seminário extenso e parcialmente interativo sobre diagnósticos e manejo da demência (cinco horas); 6) reunião de grupo educativo (duas horas). |
Artigo 11(2525 Perry M, Draskovic I, Van Achterberg T, Borm GF, Van Eijken MI, Lucassen P, et al. Can an EASYcare based dementia training programme improve diagnostic assessment and management of dementia by general practitioners and primary care nurses? the design of a randomised controlled trial. BMC Health Serv Res [Internet]. 2008[cited 2018 Jul 08];8:71. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2391160/pdf/1472-6963-8-71.pdf
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
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Can an EASYCare based dementia training programme improve diagnostic assessment and management of dementia by general practitioners and primary care nurses? The design of a randomised controlled trial, 2008. BMC Health Services Research
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Descritivo. |
Descrever o desenho de um estudo de intervenção controlado randomizado, com o objetivo de determinar a eficácia de um Programa de Treinamento de Demência multifacetado (DTP) para clínicos gerais e enfermeiros da APS. |
EASYCare (DTP): programa de intervenção educacional multifacetado composto por dois workshops (diagnóstico, gestão da demência, manejo farmacológico e não farmacológico, suporte aos familiares); programa de coaching, com acompanhamento de especialistas nos casos elegíveis selecionados para acompanhamento na prática (nove meses); acesso a um fórum na internet para discussão de casos interprofissional, literatura adicional e treinamento individual sobre diagnóstico e tratamento de demência; e um sistema de apoio à decisão clínica computadorizado sobre diagnósticos de demência. |
Artigo 12(2626 Chodosh J, Berry E, Lee M, Connor K, DeMonte R, Ganiats T, et al. Effect of a dementia care management intervention on primary care provider knowledge, attitudes, and perceptions of quality of care. J Am Geriatr Soc [Internet]. 2006[cited 2018 Jul 08];54(2):311-7. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1532-5415.2005.00564.x
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf...
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Effect of a dementia care management intervention on primary care provider knowledge, attitudes, and perceptions of quality of care, 2006. Journal of the American Geriatrics Society
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Ensaio clínico randomizado controlado. 232 profissionais |
Avaliar o efeito de um programa de gestão de cuidados de demência multicomponentes no conhecimento dos PCPs, atitudes e percepções sobre a qualidade dos cuidados prestados em demência. |
Cinco módulos educacionais em demência (100 minutos): apresentação sobre visão geral do programa de gerenciamento em demência; papel dos gestores de cuidados; apresentação dos protocolos de cuidados; diagnóstico e tratamento das demências; avaliação da capacidade de tomada de decisão médica; disponibilização do material de treinamento on-line e entrega de folhetos. |
Artigo 13(2727 Cherry DL, Vickrey BG, Schwankovsky L, Heck E, Plauchm M, Yep R. Interventions to improve quality of care: the Kaiser Permanente-alzheimer’s Association Dementia Care Project. Am J Manag Care [Internet]. 2004[cited 2018 Jul 08];10(8):553-60. Available from: https://www.ajmc.com/pubMed.php?pii=2656
https://www.ajmc.com/pubMed.php?pii=2656...
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Interventions to improve quality of care: the Kaiser Permanente-alzheimer's Association Dementia Care Project, 2004. The American Journal of Managed Care
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Quase experimental. 83 pacientes e seus cuidadores |
Melhorar a qualidade dos cuidados com a demência, através da disseminação rigorosa das diretrizes práticas e do apoio do assistente social para médicos e pacientes. |
Curso teórico-prático de 24 horas para gerentes de cuidado (assistente social), seguido por 7 meses de orientação de casos através de conferências; teatro (simulação de casos reais); kit de ferramentas (duas diretrizes para atendimento das demências e testes de rastreamento para demência e depressão). |