Acessibilidade / Reportar erro

Obstáculos didáticos no cotidiano da prática pedagógica do enfermeiro professor

Obstáculos didácticos en el cotidiano de la práctica pedagógica del enfermero profesor

Educational obstacles in the everyday living of the nurse teacher's pedagogical practice

A docência universitária emerge como uma temática freqüentemente discutida no cenário educacional. Este artigo tem como objetivo investigar os obstáculos didáticos emergentes no cotidiano da prática pedagógica do enfermeiro professor do Curso de Graduação em Enfermagem da UESPI, com o intuito de subsidiar a elaboração de propostas de superação desses obstáculos. Trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de abordagem qualitativa tendo como instrumentos de coleta de dados questionário e entrevista semi-estruturada e a análise dos dados a partir da análise de conteúdo. Pelas análises, evidencia-se que os obstáculos didáticos estão relacionados à pessoa do professor, aos alunos e à instituição. Assim, é proposto a implantação de um programa de formação continuada na perspectiva da ação-reflexão-ação como forma de superação dos obstáculos.

Ensino; Programas de graduação em enfermagem; Educação em enfermagem


Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br