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Formação em enfermagem e a prática profissional: uma revisão integrativa da literatura

RESUMO

Objetivo:

identificar temas abordados em estudos sobre as repercussões da formação em enfermagem na prática profissional no Brasil.

Método:

pesquisa qualitativa, seguindo os pressupostos da Revisão Integrativa de Literatura de Ganong (1987). Foram utilizados os descritores ou termos "Assistência à Saúde"; "Enfermagem"; "Ensino Superior"; "Educação Superior"; "Serviço de Saúde"; "Recursos Humanos" e "Egressos" em consulta ao Portal da Biblioteca Virtual em Saúde e ao Portal de Periódicos Capes. Foram encontrados 64 estudos, dos quais 41 atenderam os critérios de inclusão.

Resultados:

na análise, foram destacados três temas: processos pedagógicos e o papel dos educadores e educandos; estrutura curricular na formação em enfermagem; gestão compartilhada da formação em saúde.

Considerações finais:

observamos a necessidade de incorporar os princípios e diretrizes do SUS no ensino da enfermagem no país para que a formação seja condizente com as necessidades da prática profissional. O estudo aponta para os desafios que emergem com essa incorporação.

Descritores:
Enfermagem; Graduação; Prática Profissional; Currículo; Educação

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