Acessibilidade / Reportar erro

Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn): 60 anos e a enfermagem brasileira

EDITORIAL

Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) - 60 anos e a enfermagem brasileira

Na programação das atividades desta Associação para o ano em curso, um destaque especial vem sendo conferido à celebração dos seus sessenta anos de vida e história e de sua influência no desenvolvimento da enfermagem brasileira.

Este é o ternário escolhido para estudo e debate na 47ª Semana Brasileira de Enfermagem, bem como para o XXXVIII Congresso Brasileiro de Enfermagem, a realizar-se no próximo mês de outubro, no Rio de Janeiro.

Pretende-se, com isto, estimular o interesse de toda a comunidade de enfermagem, no País, inclusive dos estudantes, para uma melhor compreensão das raízes desta Associação, como caminho necessário para uma melhor avaliação de sua trajetória nesses seis lustros.

Buscar conhecer esta Entidade é, simultaneamente, procurar compreender a própria história da enfermagem brasileira. É valorizar o trabalho realizado pelos que nos antecederam, nas diferentes épocas.

Como uma das mais antigas entidades de classe no País, com a predominante presença da mulher, é confortador rememorar a determinação e tenacidade com que suas lideranças e associados trabalharam para que se fizesse uma entidade forte e atuante, empenhada sempre na defesa da causa da enfermagem e do compromisso de seus profisssionais por melhores níveis de saúde de nossos concidadãos.

Comemorar os sessenta anos da ABEn é lembrar o destemor com que as pioneiras lideranças procuraram abrir os caminhos numa sociedade ainda preconceituosa em relação à profissão de enfermagem e ao trabalho da mulher fora do lar e, principalmente, da mulher enfermeira.

A participação desta entidade, sob a liderença de Edith de Magalhães Frankel, na luta pela conquista do voto feminino, é, entre outras, página brilhante que engrandece e honra a história desta Entidade.

Seis décadas de existência significam seis décadas de lutas e de numerosas conquistas nas várias áreas da educação, assistência, pesquisa e legislação. A difícil tarefa de destacar esses feitos, em artigos, nesta Revista, foi conferida a Amália C. Carvalho, com a autoridade de ter sido, como outras notáveis figuras da enfermagem brasileira, protagonista e testemunha desta história por várias décadas.

Se, agora, outras entidades de classe dividem com a ABEn as responsabilidades que, a um tempo, foram unicamente suas, em nada enfraqueceu o seu papel. A recente reforma de seus Estatutos é o mais eloqüente atestado da vitalidade desta Associação. O seu intenso calendário de atividades, em todas as regiões do País, e o crescente número de associados provam o prestígio que a ABEn desfruta no seio da comunidade brasileira de enfermagem.

As crises que o seu crescimento tem, por vezes, provocado e os caminhos encontrados para superá-los atestam o respeito de suas lideranças e asssociados pelo legado recebido e pelo reconhecimento da força desta Associação.

Os que hoje dirigem a ABEn, ao homenagear os que os antecederam e enaltecer todo o trabalho feito nesses sessenta anos, têm plena consciência das responsabilidades deste tempo, certos de que não há presente sem passado e nem o "agora" sem a inexorável perspectiva do futuro.

(M.I.R.O.)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Mar 1986
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br